Cevnautas,

A nossa querida EF tem sido, através dos tempos,  um porto seguro e bastião do reacionarismo e do atraso. Agora, setores e profissionais representativos desse obscurantismo elegeram como bandeira uma luta encarniçada contra a Educação a Distância. Eles não estão sozinhos, como mostra o artigo do co-orientador da tese do CEV Fredric Litto, no artigo da revista da USP número 100, que já está na biblioteca do CEV:

As Interfaces da Ead na Educação Brasileira
Por: Fredric Michael Litto.

Resumo
As ambições do Brasil em incrementar sua importância no cenário internacional correm o risco de inviabilidade devido a uma força de trabalho cuja capacidade e quantidade está aquém dos parâmetros globais. A educação a distância (EAD) teve sua implantação no ensino superior no Brasil retardada pelo conservadorismo da comunidade acadêmica, gerações de burocratas sem visão da educação, e pelo Congresso Nacional. As críticas feitas no Brasil à EAD são resultado do desconhecimento das suas conquistas no exterior e dos mitos que impedem seu uso pleno para democratizar o acesso aos estudos avançados e à sua certificação. As novas ferramentas digitais, como objetos de aprendizagem, recursos educacionais abertos e cursos massivos abertos e on-line, certamente oferecem o caminho para dinamizar o ensino/aprendizagem em geral e possibilitar a aprendizagem independente.

http://cev.org.br/biblioteca/as-interfaces-ead-educacao-brasileira

Boa leitura! Laércio


 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.