Tive o privilégio de visitar o Rio de Janeiro apenas uma vez em toda a minha vida, mas bastou uma única visita para perceber o grande deslegado deixado pelos jogos Panamericanos de 2007. Arenas jogadas às moscas, centro de ciclismo que foi erguido novinho e que teve que ser demolido para construção de outro visando 2016, visto que não atendia os padrões olímpicos. Saindo da linha amarela em direção à Barra da Tijuca pude passar em frente ao alardeado Centro Panamericano. O que era promessa de se transformar em moradias populares, centro educacional e sei lá mais o que nada mais é que uma paisagem de um thriller digno do cinema trash americano. Um amontoado de prédios fantasmas encobertos por vegetação descuidada que dá calafrios só de passar perto. Nem me atrevi em perambluar pelos acessos.

Pois bem, eis que tive a oportunidade de fazer uma viagem a Salt Lake City, que foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Como fui em Outubro não havia ainda neve, mas era possível observar que toda a estrutura montada para os jogos olímpicos estava lá. Na vizinha Park City é possível observar as estruturas que dão forma as pistas de half-pipe, ludge, bobsled e eskeleton intactas, isso por mais de 10 anos. Então resolvi pesquisar um pouco mais o assunto e descobri que o estado de Utah criou logo após as olimpíadas a Fundação do Legado Olímpico de Utah (disponível no endereço http://utaholympiclegacy.com/).

A fundação toma conta de todas as estruturas e investe pesado na formação olímpica, treinamento de alto rendimento e até mesmo em atividades recreativas. É possívelfazer aulas do popular curling e se associar ao clube por inacreditáveis 12 dólares por semestre, se aventurar em uma descida de bobsled montanha abaixo, fazer aulas (ou treinar para valer) esqui, snowboard e até descer "de cara" no skeleton, passando pela patinação, Hóquei no Gelo e qualquer outro esporte existente no programa olímpico. Tudo isso orientados pelos melhores técnicos dos EUA, incluindo aí os treinadores das seleções olímpicas.

Mais que isso, a cidade aproveitou o investimento para se tornar referência internacional em esportes de inverno e se tornou a sede de treinamento oficial da grande maioria das equipes olímpicas e nacionais dos Estados Unidos. Basta começar a temporada de neve e há uma invasão de atletas de todas as modalidade de várias partes do mundo. Hoje quase um terço dos atletas americanos de esportes de inverno possuem residencia no estado de Utah.

Eis que a cidade aproveitou o investimento e hoje fatura milhões sobre milhões de dólares anualmente graças ao competente gerenciamento de toda a estrutura lá montada.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.