MEC dia não a obrigatoriedade  de Professor de Educação Física, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Lamentavelmente, o MEC, por meio da Coordenação geral do Ensino Fundamental (COEF)e da Diretoria de Curriculos e Educação Integral (DICEI), negou provimento do pedido do CREF1 para revogar a resolução  nº 7, que permite que professores de referencias das turmas ministrem aulas Educação Física do 1º ao 5º do ensino fundamental.

A COEF/DICEI comete o erro primário, fruto obviamente da falta e conhecimento específico, de acreditar,  que a Educação Física é coadjuvante no processo de formação da criança.

O egrégio Conselho confunde, alhos com bugalhos  ao tentar, de forma tão pouco cientifica e superficial, tecer tal distinção.

A distinção correta não se dá entre conjntos de atividades realtivas as dimensões ética, estética e lúdica, a mobilidade do corpo, a manutenção do tônus muscular, da coordenação motora, da rigidez etc. versus atividades físicas como práticas desportivas. Se concretiza na diferença entre práticas desportivas de alta performance competitiva e práticas desportivas escolares inclusivas.

A questão está nos objetivos perseguidos ao ensinarmos a prática desportiva. Se voltado para o desporto do alto rendimento será obrigatoriamente seletivo, excludente e classificador, logo, não se harmoniza como comonenente curricular na escola. Ao contrário, se voltado para formação holística do aprendiz, será inclusivo, buscará discutir as diferenças, será lúdico e se voltará para questões relacionadas ao hábito de práticas de atividades físicas visando a saúde física e social.,

Se os nobres Conselheiros desconhecem a gama de conhecimentos necessários a prática da atividade física na escola e dos objetivos conceituais, atidutinais e procedimentais, que são inerentes a esse componente curricular no Ensino Fundamental, temos inúmeros professores de Educação Física capazes de prestar-lhes tais esclarecimentos com vastissímo conhecimento científico sobre o tema e muita vivencia da triste realidades enfrentada por nossas escolas.

Quem sabe ouvindo aqueles que de fato fazem,as normas possam se harmonizar com a busca por uma verdadeira escola de qualidade.

Se você quiser conhecer o posiciomamento na íntegra da Câmara de Educação Física Escolar CREF1, acesse o site www.cref1.org.br

Comentários

Por Marcos Vinicius Duarte Silva Osorio
em 13 de Agosto de 2013 às 09:47.

É um absurdo não reconhecer a importância do professor de  educação física principalmente nesse período escolar.Um profissional nessa etapa pode ser fundamental para o desenvolvimento tanto motor,como o social principalmente,dessa forma até evitando o bullying nas escolas e futuramente tornando essas crianças cidadãos mais ativos evitando o sedentarismo assim previnindo futuras complicações na sua saúde.


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