Cevnautas, vamos escutar o rádio na Internet? Laercio

de    luiza aguiar lucianaonice@gmail.com
 
Tire o velho radinho de pilha do armário, confira se os fones do seu MP3 estão funcionando e não esqueça de sintonizar a 104,5 FM no som do seu carro. Por quê?  A partir desta quinta-feira, a UFMG Educativa faz a bola rolar, quicar e voar pelos seus estúdios das 18h às 19h ao vivo com o Óbvio Ululante!

Produzido pelos membros do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG em parceria com a equipe da rádio universitária, o Óbvio Ululante pretende lançar um novo olhar sobre o mundo dos esportes. Ao abordar contextos históricos, culturais e sociais, o programa visa provocar a reflexão em todo esportista, sem deixar de lado a alegria e o prazer que é discutir o futebol, vôlei, basquete, natação, judô e tantos outros esportes.

Há um ano e meio na programação da UFMG Educativa, o Óbvio surgiu com o objetivo de, por meio dos estudos desenvolvidos pelo GEFut, discutir o futebol em uma perspectiva voltada para as ciências humanas. História dos clubes, das torcidas e de personalidades marcantes, política do esporte, Estatuto de Defesa do Torcedor, preconceitos, a presença da mulher no futebol, as manifestações do torcer, a paixão “clubística”, e o futebol nas artes foram alguns dos temas debatidos durante a uma hora em que a pelota rolava pelo 104,5 FM.

Consolidado esse formato, o programa propõe o novo desafio de sair apenas do futebol e expandir a discussão para todas as modalidades esportivas. Além disso, a uma hora de esporte semanal da emissora passa a ser ao vivo e convida o ouvinte a participar mais ativamente das discussões. Para isso, o @ufmgeducativa, no twitter, e página da emissora universitária no facebook estarão abertas para receber críticas, sugestões, comentários e opiniões do público. Isso, pois a reflexão sobre o esporte no Brasil deve ser feita por todos, mas, para que ela seja proveitosa, é necessária a formação e conscientização do “esportista ouvinte”.

Ancorado pelo jornalista Tiago Cirqueira e pela estudante de Comunicação de Social da UFMG, Gabriela Costa, o programa conta com a participação de Enderson Cunha, jornalista Departamento de Comunicação Social da UFMG, do professor doutor da EEFFTO-UFMG e coordenador do GEFuT Silvio Ricardo da Silva, do mestrandos Marcos de Abreu e Luiza Aguiar.

O que é o GEFuT?

O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, surgiu em setembro de 2006 com o objetivo de se debruçar sobre temas correlatos ao futebol e às torcidas. Nossa equipe é composta por professores doutores, doutorandos e mestres; estudantes de graduação e pós-graduação, que, para além de suas competências individuais, têm em comum a paixão pelo futebol. O GEFuT busca contribuir com a produção do conhecimento sobre futebol e o torcer, entendendo que essa pode subsidiar a elaboração de políticas públicas para o campo do esporte e do lazer.

Ouça o Óbvio Ululante! Todas as quintas-feiras, de 18h às 19h, ao vivo na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM ou pela internet no
www.ufmg.br/radio.

Que a bola comece a rolar para, mais uma vez, tentarmos provar que o esporte não é tão óbvio assim.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.