Estamos iniciando com esta nota a Olimpíada Virtual. Uma competição que tem por base os projetos da Escola do Futuro da USP (Planta Rápida, Ecologia das Águas...) www.futuro.usp.br e a pedagogia do prof Auguste Listello publicadas no livro Educação pelas Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer. Vamos realizar a Olimpíada com estudantes de sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. As competições e atividades da OV serão realizadas pela internet, ou localmente, com o placar na rede. Modalidades, provas e detalhes da Olimpíada serão decididos pelo professores, aqui através deste espaço, onde caberão, especialmente, perguntas. Maceió, 19 de agosto de 2009. Laercio.

Comentários

Por Juliana Pereira Soares
em 20 de Agosto de 2009 às 13:41.

gostaria de continuar a ser informada sobre a olimpiada, quem sabe nao podemos fz uma paraolimpiada tambem?

Por Laercio Elias Pereira
em 22 de Agosto de 2009 às 09:40.

Opa, Juliana,

  SIM! As modalidades e atividades serão decididas por nós, professores, aqui neste debate. Todas as dificuldades e problemas serão muito bem vindos como fonte de busca de conhecimento aqui. Precisamos aprender a lidar com isso porque é exatamente o melhor insumo que apresentaremos para ajudar  a aprendizagem dos estudantes com a realização da Olimpíada Virtual. Antes de ontem, na palestra do prof Lamartine http://cev.org.br/qq/lamartine aqui em Maceió que as olimpíadas de matemática, robótica, português... ao contrário do que euzinho imaginava, também são atividades de uma Olimpíada com parâmetros Esportivos. Uma redação, propaganda, ou islogam das equipes podem ser "modalidades" da Olimpíada Virtual.

Por Willams Laurentino da Silva
em 24 de Agosto de 2009 às 00:47.

Olá Professor Laércio, quais as modalidades oferecidas nas Olimpíadas Virtual ? E como e quando será feita a inscrição?

 

Enquanto a idéia da colega Juliana sobre uma paraolimpiada, realmente seria excelente, mas para isso mais colegas devem participar deste Fórum.

 

Abs, Willams de Santana do Ipanema.

Por Charles Moura Netto
em 24 de Agosto de 2009 às 08:35.

Oi Profº Laercio,

A idéia da olimpíada virtual é ótima pelo oportunidade de democratizar o acesso de participantes de quaisquer localidades. Bem, mestre venho aqui sugerir a inclusão de uma modalidade específico, o xadrez sobre duas óticas :

1) Modalidade milernamente praticada e que como esporte foi que mais se popularizou na plataforma da internet com diversos competições em site on line e por correspondência.

2) Como esporte legitimamente reconhecido, mas pouca prática em ambiente escolar, faço um parêntes. Um esporte como outro qualquer, mas que tem o aporte intelectual e que quando a acadêmia não assumi como competência sua de ensinar e difundir o ensino marginal e paralelo se incumbe de fazer.

Por isso professor defendo a inclusão desta modalidade como forma popularização de mais uma competência que é nossa, mesmo que a academia menospreze.

abraços

Por Charles Moura Netto
em 25 de Agosto de 2009 às 11:57.

Bom dia a todos,

Vou avançando na discussão... Creio se o xadrez for aceito nas olímpiadas poderíamos ter uma plataforma on line de disputa de pode ser acessada por alunos em escolas ou outros locais que tem acesso a internet para jogarem on line e com isto a disputa seria rápida ou por uma plataforma por email (mais demorada ), todas as duas daria tranquilamente para se fazer independetemente do número de participantes.

abraços

Por Laercio Elias Pereira
em 25 de Agosto de 2009 às 12:04.

Opa, Charles, Pessoal,

          Vai ter xadrez ;-)

          Acredito que, por uma questão de documentação da Olimpida, os jogos devem ser feitos em uma plataforma na Internet. Você tem algum exemplo que a gente possa visitar pra conhecer? As disputas são individuais ou em grupo? Já existe categorias oficiais de idade ou outro tipo de divisão? Vamos colocar as regras de Xadrez na bilioteca do CEV pra todos podermos consultar? Onde os leigos como eu poderiam fazer um curso de xadrez online? Quem matou JFK? []s Laercio

Por Charles Moura Netto
em 25 de Agosto de 2009 às 13:10.

boa tarde, a todos,

avançando sobre a moderação do Profº. Láercio poderíamos usar as categorias internacionais de xadrez de realizar comperticões de crianças/adolescentes até 10 anos(sub11) 11 e 12anos (sub13), 13 e 14 anos (sub15) e 15,16 e 17 anos (sub18) em ambos os sexos e ainda o absoluto (indepedente de idade ou sexo) muito usual no xadrez, já uqe não existe contato físico. O evento pode ser realizado por equipe ou individual (sugestão que seja por equipe).

abraços

Por Charles Moura Netto
em 25 de Agosto de 2009 às 15:52.

Boa Tarde a todos,

conversei com a diretoria da Confederação Brasileira de xadrez e a mesma se prontificou em apoiar a iniciativa e classifica-la como um evento educacional e inclui-la no seu calendário oficial e tb em intervir na utilização da plataforma shirov on line  http://shirovonlinebrasil.com/

abraços

Por Cláudia Bergo
em 4 de Setembro de 2009 às 15:21.

Aliás, diga-se de passagem, o Xadrez é um esporte que há séculos tem sido disputado também na modalidade à distância.

Mais um argumento em sua defesa!

E nem precisa de plataforma para tal, basta um programa de troca de mensagens. Isso já temos!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.