de:    Marcilio Souza
data:    8 de maio de 2010 11:52
assunto:    orientacoes curriculares

Olá pessoal.
Divulgamos entre os colegas um material elaborado na formação continuada da SEE-PE (2008-2010). Pensamos que é uma interessante referência como processo e produto da e para a prática pedagógica da EF.  Vejam abaixo.
Acessem, leiam, critiquem.

LORENZINI, Ana Rita; TAVARES Marcelo; SOUZA JUNIOR, Marcílio; Almeida, Roseane Soares et al. Texto subsídio para prática pedagógica da educação física: contribuições para elaboração da matriz curricular. Recife : Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, 2008. Disponível em <http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/texto_edfisica.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2010.

LORENZINI, Ana Rita; TAVARES Marcelo; SOUZA JUNIOR, Marcílio et al. Orientações teórico-metodológicas para ensino fundamental e médio: educação física. Recife : Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, 2010. Disponível em http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/texto_edfisica.pdf. Acesso em 08 de maio de 2010.

RESUMO
A formação de professores, incluindo a formação continuada, é colocada na agenda das políticas com o intuito de agir diretamente na inversão dos dados estatísticos que apontam precariedades da educação brasileira. A formação continuada de professores é apontada como uma das mais fáceis alavancas a serem acionadas com celeridade. Entretanto, vários são os modelos e estratégias para a formação continuada. Na Educação Física o formato tem se dado enfaticamente em atividades de estudos diversos em reuniões de professores, cursos de 40 horas-aula relativos à atualização docente e também de especialização (pós-graduação lato sensu). Neste trabalho procuramos superar essa ênfase e buscamos compreender a formação continuada e realizá-la como direito do profissional e dever do Estado ou do contratante, contrapondo-se à concepção que situa a responsabilidade pela formação continuada no próprio professor, autogestor de sua qualificação e desenvolvimento profissional. Constituímos assim uma Rede de Formação Continuada voltada para a qualificação da prática pedagógica dos professores de Educação Física que fazem parte do currículo da escola de educação básica da Seduc-PE. Ao invés de ser elaborado por especialistas, como um currículo formal a ser aplicado pelos professores da Rede, o Programa, mobilizando diferentes sujeitos, fez opção por construir paulatina e coletivamente uma proposição, retratando os avanços e os limites existentes na realidade educacional do estado. Propomo-nos a produzir e socializar conhecimento, com e para os professores de Educação Física da Rede Estadual de Pernambuco, reconhecendo o seu agir pedagógico por dentro do currículo da escola de educação básica e tomando como referência seu processo de formação continuada, por via da responsabilidade social da Universidade perante a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Para tanto trabalhamos, após o agrupamento e análises das contribuições dos professores de Educação Física, diante de um Texto-subsídio uma Matriz Curricular e chegamos às Orientações Teórico-Metodológicas (OTM). Toda produção é resultados de discussão e debates com o “chão da escola”. O processo se deu na forma de Seminários Iniciais de Diagnose em que problematizamos a prática curricular da disciplina Educação Física na escola; em Seminários de Elaborações Preliminares, a partir de estudos de textos, exposições orais para socialização da realidade e para reflexão teórico-metodológica e de debates e produções textuais em pequenos e grandes grupos; em Seminários Regionais que desencadearam estratégias de sistematização e reorientação da prática pedagógica da Educação Física, tal como a elaboração de Programas de Ensino para a disciplina; elaboração de Relatos de Experiências e de Textos Didáticos.

um abraço.

ana rita, marcelo e marcílio.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.