Ontem dia 18 de junho do ano de 2013, diversos estados brasileiros deram inicio a uma manifestação cujo o objetivo era atingir a cúpula nacional do poder. Depois do movimento dos ''caras-pintadas'' esse foi o movimento de maior repercussão em nosso país.
  Reivindicações como melhoria na saúde publica, educação e transporte foram postulados, bem como a verba gasta na construção de estádios que irão sediar a copa.
Mas a questão é : como serão utilizados esses ''templos esportivos'' pós mega evento ? O Brasil terá verba para mantê-los ou ficarão inutilizáveis? ou serão implodidos como o estádio Maria lenk que tornou-se estacionamento por falta de verba para manutenção?      Alan Martins e  Verônica Macedo                                                                    

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 3 de Julho de 2013 às 11:16.

Não haverá dinheiro para manter os estádios, isso é óbvio. Durante alguns meses, algmas empresas tentarão explorar o espaço e depois tudo ficará abandonado. Foi assim em outros países em desenvolvimento quando realizaram grandes eventos esportivos que precisaram de grandes obras. No Brasil tudo será ainda pior porque alguns estádios estão sendo construídos em cidades que não precisam delas.

Mas, o tempo passará e tudo será esquecido até uma outra manifestação num ano qualquer por um motivo qualquer. Aí, sairão milhares às ruas gritando frases patrióticas e exigindo melhorias. A grande melhoria que pode haver para o país é o povo aprender a votar e deixar sem cargo público alguns pilantras profissionais. Não trocar votos por cabras, cestas de alimentos ou consulta médica também ajuda.

Por Cláudia Maria Pereira dos Santos
em 8 de Julho de 2013 às 20:44.

Enfim o brasileiro resolveu gritar! Ecoou para o mundo todo ouvir que por aqui estamos “cheios” de promessas que não são cumpridas. Foi uma demonstração de patriotismo que assustou nossos governantes. Estes, que esperavam utilizar em benefício próprio da visibilidade que um evento esportivo de grande porte poderia trazer-lhes, teve que assistir uma grande “virada”... o povo é quem se beneficiou dessa visibilidade para dizer “basta” e cobrar “direitos”. Não sabemos ainda qual será o desfecho desse movimento social, mas certamente servirá para auxiliar também nas questões políticas referentes às novas construções e manutenções de novos equipamentos esportivos. 

Por Ruana Caroline Ramos Batista
em 28 de Julho de 2013 às 11:16.

As manifestações realmente assustam os governantes e mostram a força do povo brasileiro, a união, etc.Temos que reenvindicar pois o povo brasileiro não quer estádios e obras que sejam "elefantes brancos" e mais tardes fiquem inutilizados ou sejam demolidos.Temos que exigir também escolas,hospitais, segurança no padrão FIFA.Acredito que as manifestações conseguiram passar a mensagem do povo para nossos governantes e inclusive algumas melhorias já conseguimos,a respeito do transporte, saúde,política.Contudo, porque não usar essa força na hora do voto, conhecer melhor os governantes ,seu histórico,sua ficha ,seu plano de governo, ou seha votar consciente.

Por Ciro Ferreira Pieroti
em 25 de Julho de 2013 às 16:09.

Essa é apenas umas das dúvidas que todos nós temos: o que fazer com os templos esportivos pós-copa. Verbas para a construção e disposição da parte dos governantes para garantir a qualidade e o prazo das obras tem, mas e depois da copa? Construir estádios para serem usados somente na copa? Que pouca vergonha é essa. Não sabemos como vai ser depois da copa, mas já da pra ter uma pequena noção, mais desvio de verbas para a suposta manutenção enquanto existem outros problemas que já deveriam ser resolvidos não recebem atenção. 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Julho de 2013 às 17:51.

Alan, Verônica e Cláudia.

Seria notável que permanecesse com o foco das reivindicações dos jovens para atingir a cúpula do governo, à semelhança dos caras pintadas. Corrupção, saúde, educação, transporte são setores prioritários. Um aspecto sumamente auspicioso deve-se à politização de juventude, que parecia dormir e por motivos ainda não identificados por sociólogos e cientistas políticos. Isto não tem preço e é raro em muitos países democráticos.    

A Cláudia bem colocou quando afirmou: Foi uma demonstração de patriotismo que assustou nossos governantes. Só desfez o foco quando evoluiu para a construção dos estádios. Creio que devam ater-se ao principal - a escolha de melhores governantes - e, em seguida, permanecer vigilantes em relação aos seus atos. O combate ao mal maior tem prioridade, uma vez que nos leva a condutas solidárias com os que mais precisam. Devemos todos aprender a amar.

Aos arautos do fim do mundo, só nos resta dizer que estamos esperançosos. Foi uma demonstração de patriotismo que assustou nossos governantes todos e dispostos a combater o mal com o bem, ser justos, intolerantes com o erro e acreditar que podemos realizar aquilo em que acreditamos. Este exemplo nos deu a juventude a que vocês pertencem e, nós um pouco mais velhos, nos solidarizamos e acreditamos que conseguirão. Contem com o nosso apoio e de meus filhos e netos. Estaremos sempre próximos e confiantes. 

Por Luana das Graças Silva Martins
em 29 de Julho de 2013 às 14:55.

Muitas pessoas disseram que nos brasileiros acordamos tarde e que deveríamos ter protestado antes quando começaram as obras e quando saiu que o Brasil que iria sediar a copa, mas nunca é tarde por isso nos Brasileiros saímos as ruas com as caras limpas para manifestar, pois, investirão muito em estádios que depois que passarem as copas vão ficar parados e não vão ter verbas para continuarem sendo mantidos e pode chegar sim o mesmo caso do estádio de Maria Lenk.

Por Daniel Sodré Vieira
em 30 de Julho de 2013 às 13:20.

Alguns estadios serão utilizados após esses mega eventos principalmente na região sudeste, pois tem grandes times que fazem jogos neles, mas tem estadio em determinado estado que so servira para esses eventos como no Amazonas e Brasilia entre outros, issu foi um gasto desnecessário, pois poderiam acontecer mais jogos em estadios tradicionais que ja temos em nosso país como maracana, Mineirão e etc. Esses tradicionais vão ter como mante-los e esses outros em outros estadios que não tem times grandes para jogar neles infeslimente com o passar do tempo vai cabar aos poucos e mais uma vez dinheiro jogado fora. 

Por Camila Teixeira Guimaraes
em 1 de Agosto de 2013 às 17:41.

Sabemos que o nosso país é riquíssimo nas mais diversas áreas, tais como, cultural, biodiversidade, gastronomia, paisagens. Enfim são infinitas as nossas riquezas, assim como a economia brasileira que também está entre as mais altas do mundo. O fato é que se os nossos governantes e demais dominadores de toda essa riqueza pensassem primeiramente no Brasil e não no seu absurdo conforto não só os estádios brasileiros, como também áreas básicas e fundamentais como saúde e educação seriam tratadas com mais respeito. Agora como ficarão esses estádios após a copa? Acredito que os mais utilizados como os que recebem os campeonatos regionais, (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte) serão bem cuidados, uma vez que recebem um bom público ao longo das competições, já os estádios de estados como Amazonas e Brasília, provavelmente ficarão fechados esperando até que apareça algum tipo de atividade para serem realizadas nesses locais.

Por Angélica Barbosa
em 4 de Agosto de 2013 às 12:59.

O povo tem sim que lutar por melhorias em todas as áreas, a balança tem que pesar para os dois lados, os investimentos têm que ser homogêneos. Sabemos que o povo está indignado mesmo, e não os julgo, pois não estão errados, pelo contrário, estão certos. É Muito Gasto em estádios faltando Melhoria e investimentos em setores como saúde e educação os quais no país são carentes. E, além disso, não sabemos o que será feito dessas construções após a realização dos eventos esportivos, e o que poderia ser apenas motivo de orgulho, pela oportunidade de sediar esses eventos pode se tornar mais um problema para o país. É possível investir também em hospitais, educação, segurança, transporte é por isso que a população está indignada. Essa infra estrutura esportiva muitas vezes mascara a verdadeira situação do país para quem está de fora. 

Por Windiayara Gomes Marques
em 5 de Agosto de 2013 às 10:20.

certamente  é algo que me faz temer ainda mais, pela desvalorização e queda das vertentes esportivas pois se os patrimonios não são valorizados as práticas e o cresimento do mesmo não progridirá de maneira fluida e cresente, sempre haverá um atraso grande, e provavelmente não estamos preparados para manter a grande demanda requisitada pelos templos esportivos para manuntenção e organização dos mesmos, tenho um de certa forma que por mais que pareça o nosso país se desenvolveu pouco e possui uma base antiga e fraga ,o que não deixa as novas 'construções' firmes e considerando que essas novas 'contruções' são apenas reformas das já existentes.

Por Verônica Gomes Macedo
em 6 de Agosto de 2013 às 17:15.

A essa temática cabe inúmeros questionamentos, dos quais o mais preocupante é o   dinheiro para investir em um mega evento que certamente não terá preocupação ou renda para o manter  a grande maioria dos estádios. Acredito que em estádios construídos em áreas onde não há tradição para com o futebol, não haverá cuidado em manter- los, alem de existir o alto custo  de manutenção destes “Gigantes” . Em lugares onde o esporte é mais tradicional pode existir a iniciativa de manutenção.

Por Celina Maria Fonseca
em 7 de Agosto de 2013 às 00:01.

A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasill. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950, depois que acabar o que acontecerá com os estádios que foram construídos e reformados para que o mega evento ocorra, óbvio que não haverá verbas para manutenção de estádios que foram construídos em áreas com baixo índice de publico para sua utilização como o do Amazonas, os estádios tradicionais pode ater possuir uma rotatividade maior de eventos, más mesmo assim vai gerar altos custos de manutenção. E assim teremos mais dinheiro publico mal investido indo por água a baixo.

Por Alan Jaques Martins
em 7 de Agosto de 2013 às 14:55.

A nossa preocupação está é nesse meio mesmo , de como será a utilização desses estádios pós megaeventos, o Brasil nao tem como manter esses estádios de fatursa muito altas, estádios que nao terá muitos jogos, estádios que serão construidos em estados que nao tem porque construir , como na amazonia. Óbvio que melhoria nos estádios como do Rio,Sao Paulo, BH ou seja, das grandes cidades, vai proporcionar ,pós copa, um desenvolvimento nas cidades, uma vez que estádios como esses terá shopping, cinema, lojas, e até mesmo hotéis , mas nao vejo necessidade em ter isso em cidades que nao há muita procura.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.