Pessoal,

  O Fernando Gianinni (cevead) está em visita a Summerhil esta semana. Quem quiser fazer encomendas: fernando@cev.org.br

 Os que ainda não conhecem bem que poderiam dar uma bisbibliotecada lá:  http://www.summerhillschool.co.uk/

   Laércio

Comentários

Por Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho
em 20 de Junho de 2009 às 18:27.

Vamos botar fogo lá de novo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe-me, mas não resisti, quando lembro do incidente ... ainda acredito que toda criança precise ser tratada com respeito, carinho, atenção, alegria e limites claros. Nossa sociedade sul-americana jamais foi semelhante as européias, nem, consequentemente, nossa Educação. Quem é filho de europeu ou já viveu na Europa pode atestar isso claramente. São valores culturais muito distintos dos nossos, apesar de terem sido a metrópole durante muitos séculos. Portanto, estudar uma escola alternativa dentro de um ccontexto muito diferente do nosso nos faz ter que repensar várias vezes se a aplicação de seus valores e métodos são viáveis frente as nossas práticas. Todavia, se o colega optou por ir lá estudar o que aquela instituição de ensino desenvolve, tudo bem - cada um com seu cada um.

Talvez aqui precisemos mais é prover uma educação de qualidade mesmo na adversidade que a diversidade promove e, em muitos lugares, impor limites claros, pois os alunos estão ficando cada vez mais mal educados e seus responsáveis impotentes ou coniventes. Nos últimos anos, tivemos no colégio onde eu trabalho, a presença de juizes e membros da vara da criança e adolescencia mais de uma vez, por causa de atitudes sem limites de alguns poucos alunos - felizmente eram poucos. Precisávamos saber ao certo até aonde a lei nos apóia, protege e auxilia durante o magistério e até aonde ela acoberta alunos que pensam haver nenhum limite a ser respeitado.

Talvez o caso do nosso país seja bem diferente e aqui não precisemos de mais liberdade, mas de lei e ordem, pois estamos, obrigatoriamente, lecionando para todos, segundo a proposta de inclusão defendida pelos governos federal e estadual.

Bom, é isso. Um forte abraço,

Mauro


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.