Pessoal, temos cevnautas entre os premiados. PARABÉNS! Laercio

PNUD anuncia vencedores do Prêmio Mais Movimento Publicado em 02/12/2016 Atualizado em 05/12/2016  

O Prêmio Mais Movimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou nesta sexta-feira (2) no Rio de Janeiro os vencedores que promovem a prática regular da atividade física: Erê Lab, Geração Movimento e o Programa Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde. A reportagem foi “Engenheiro do Rio cria aplicativo que junta os amantes de vários esportes”, da RedeTV, pela jornalista Gabriela Zottis, também foi premiada pela iniciativa.  

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou nesta sexta-feira (2) os vencedores do Prêmio Mais Movimento no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Com abrangência nacional, o prêmio buscou três iniciativas que promovem a prática regular da atividade física, em todas as faixas etárias, além de uma reportagem que tenha contribuído para disseminar os objetivos da premiação.  

Os vencedores foram Erê Lab, Geração Movimento e o Programa Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde. A reportagem vencedora foi “Engenheiro do Rio cria aplicativo que junta os amantes de vários esportes”, da RedeTV, pela jornalista Gabriela Zottis.  

O Prêmio Mais Movimento tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prática de atividade física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 30% da população é fisicamente ativa. Desses, somente entre 2% e 5% fazem exercícios em volume ideal (30 minutos de atividade por dia). No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano de doenças associadas diretamente à inatividade física. No mundo, esse número chega a 5,3 milhões de mortes por ano.  

De acordo com estudo do Ministério do Esporte, estima-se que o percentual de brasileiros envolvidos com esportes ou atividades físicas é de apenas 55% (Diesporte, 2015). No conjunto das capitais brasileiras, a frequência da prática de atividade física é de 41,6% entre homens, com percentual ainda mais baixo entre as mulheres, de 30,4% (Vigitel, 2014).  

“Hoje, nos deparamos com uma epidemia de inatividade física, no Brasil e no mundo. A população fisicamente ativa vem decaindo ano após ano. Precisamos acabar com esse ciclo. Uma das formas de tornar o Brasil mais ativo é incorporar o movimento ao dia a dia dos brasileiros, de forma criativa e prazerosa. Com isso, não melhoramos somente a capacidade física da população, mas também suas habilidades intelectuais, sociais e emocionais”, afirma Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema das Nações Unidas e representante-residente do PNUD no Brasil.  

O PNUD vem trabalhando para promover e reconhecer o esporte e a atividade física como fatores de desenvolvimento humano no Brasil, atuando junto a diferentes setores para fomentar ações nesse âmbito na agenda nacional. Nesse sentido, o Prêmio foi lançado com o intuito de valorizar iniciativas que promovam experiências positivas para crianças desde cedo e/ou integrem a atividade física no dia a dia das pessoas em todas as faixas etárias.  

“Quanto mais cedo começarem as experiências positivas com atividade física, melhores e mais positivos serão os resultados. Uma criança ativa tem mais chances de se tornar um adulto ativo. Além disso, a atividade física contribui para praticamente todos os aspectos da vida”, diz Fabiancic.  

Os vencedores  

“Erê Lab” é um negócio social que buscou transformar os parquinhos tradicionais, que replicam os equipamentos utilizados desde a década de 70, em espaços inovadores e lúdicos para a atividade física.

O “Erê Lab” trabalha a partir de quatro princípios: o desenvolvimento da criança através do brincar ativo; o convívio diário com a cidade, que fortalece o senso de pertencimento; o uso de matérias-primas certificadas ou peças reaproveitadas; a inspiração em elementos da cultura brasileira. Até hoje, cerca de 9 mil crianças já puderam experimentar esses espaços, instalados em áreas públicas e em variados contextos sociais. O “Erê Lab” é um dos vencedores do Prêmio porque promove a atividade física e o desenvolvimento humano através do resgate do brincar na vida das crianças.

“Geração Movimento” tem o objetivo de tornar a cultura corporal presente no dia-a-dia da escola. Por meio da capacitação de professores, encontros presenciais e atividades virtuais, o programa dissemina uma metodologia lúdica e criativa, que convida toda a comunidade escolar a ser mais fisicamente ativa. Mais de 200 professores e 18 mil alunos do ensino fundamental tiveram a oportunidade de vivenciar essa iniciativa, uma parceria entre o Instituto Coca-Cola, a Fundação Roberto Marinho, e as Secretarias de Educação de Sumaré e Joinville.

O “Geração Movimento” é um dos vencedores do Prêmio porque promove, de forma inovadora, a valorização da atividade física no contexto escolar e a reconhece como um instrumento educacional e de desenvolvimento integral.  

 “Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde (UBS)” tem o objetivo de aumentar o nível de atividade física e melhorar a qualidade de vida da população das cidades de Rio Claro e Muzambinho. A iniciativa oferece atividades físicas regulares em 18 UBSs, onde as pessoas, ao buscarem tratamento, encontram alternativas de saúde preventiva.

O programa é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e as Secretarias de saúde municipais das duas cidades.

O programa “Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde” é um dos vencedores do Prêmio porque encontrou uma forma de tornar o uso desses espaços públicos, normalmente procurados para o tratamento de doenças, em centros comunitários de prática de atividade física. Os vencedores do Prêmio Mais Movimento receberam troféus do PNUD, atestando a relevância das iniciativas, além de certificado, kit de divulgação, book de fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa.

“Queremos disseminar informações sobre a importância da prática de atividade física, alertar a sociedade sobre a gravidade da inatividade física e, principalmente, incentivar organizações de todos os setores a criar projetos inovadores que promovam a atividade física e experiências positivas com o esporte”, afirma Fabiancic.  

Os ganhadores foram selecionados por um júri independente, composto por representantes do PNUD, de outras agências internacionais, do governo, de organizações da sociedade civil e do setor privado. Os critérios de avaliação incluíram inovação, originalidade, impacto qualitativo, acesso universal, trabalho em rede, escala e potencial de multiplicação da ação. A entrega do Prêmio Mais Movimento encerrou a IV Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social, uma iniciativa da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).  

PNUD – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento executa diversos projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritárias, o PNUD Brasil tem a constante missão de buscar alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado. Os projetos são realizados em parceria com o governo brasileiro, instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil.  

Mais informações:   Luciano Milhomem – Coordenador de Comunicação do PNUD BRASIL e-mail: luciano.milhomem@undp.org telefone: +55 (61) 3038-9117 / 98324-9725  

FONTE com fotos e links: https://nacoesunidas.org/pnud-anuncia-vencedores-do-premio-mais-movimento/  

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.