Cevnautas,

Uma notícia boa e outra ruim.

A boa: Direito e condicões para que os policiais tenham atividade física.

A ruim: A relatora do projeto -   que já está em fase final de tramitação nas Comissões -  Dep. Gorete Pereira, modificou o projeto original do Dep. Otávio Leite, para que fisioterapeutas supervisionem as atividades.

Quando criamos o CONFEF - sob o comando do Prof Jorge Steinhilber  http://cev.org.br/qq/jorge-steinhilber/  - tínhamos notícia de colegas da EF mandados pra delegacia pelo Conselho de Fisioterapia, por exercício ilegal da profissão nas academias de ginástica: exercícios de fisioterapia (sic).

As caravelas estão voltando? Vamos marchar?

Laercio

........

Comissão aprova atividade física obrigatória para policiais  -  11/03/2015 - 13h37

Gorete Pereira modificou o texto original para permitir que um fisioterapeuta supervisione os exercícios  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (11) substitutivo da deputada Gorete Pereira (PR-CE) ao Projeto de Lei 735/11, que obriga o poder público a oferecer atividades físicas e desportivas a policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis, militares e bombeiros. As atividades poderão ser feitas na própria corporação ou em academias ou clubes, por meio de parcerias.  

“É exigida prova física para o ingresso nessas carreiras, mas o que tem ocorrido é que, uma vez aprovados, os agentes não se mantêm com as mesmas condições de preparo. Prova disso é que tem sido divulgado que diversas corporações têm boa parte de seus membros em condições de saúde e forma física incompatíveis com o desempenho de suas atribuições. Uma dessas instituições inclusive chegou a divulgar que seus membros pretendem perder juntos mil quilos, no período de um mês”, explica Gorete Pereira.  

A mudança feita por ela ao projeto original, de autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), permite que um fisioterapeuta supervisione as atividades. Pela proposta de Leite, apenas um profissional de Educação Física poderia conduzir os exercícios.  

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Íntegra da proposta:   PL-735/2011  http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=494909  

FONTE com fotos e links: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SEGURANCA/483218-COMISSAO-APROVA-ATIVIDADE-FISICA-OBRIGATORIA-PARA-POLICIAIS.html

Comentários

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 13 de Março de 2015 às 18:26.

Em Minas Gerais, a Polícia Militar conta com um amplo espaço para a atividade física. Além de ser obrigatória (ao menos uma vez na semana,) apenas profissionais das Educação Física prescrevem e coordenam a educação física dos militares. A PMMG além de ser referência em disciplina, organização e efetividade, é também na área ligada à saúde e bem estar físico e mental. 

O fisioterapeuta prescreve exercícios a fim de obter a reabilitação do paciente e/ou manutenção de algum desequilibro adivindo de alguma patologia. Possui caráter preventivo e curativo. Já a prescrição de exercícios para fins de ganho de massa muscular, perda de peso, condicionamento físico e /ou performance (objetivo e justificativa da PLL), deve ser feito por profissionais da educação física.

Por Vitor Daniel Tessutti
em 14 de Março de 2015 às 15:20.

Vejam porque esta atitude da relatora do projeto: 

http://www.camara.gov.br/internet/deputado/dep_Detalhe.asp?id=5830366

Ela é fisioterapeuta...

Corporativismo indo além do que é certo e moral. 

Por Vitor Daniel Tessutti
em 14 de Março de 2015 às 16:02.

Já mandei um email para ela. 

 

Por Thayane da Silva Campideli
em 17 de Março de 2015 às 20:59.

Existe limites entre a o profissional de Educação Física e o Profissional de Fisioterapia o mesmo se fosse ao contrário seria considerado uma absurdo pela sociedade,  em uma nota de esclarecimento lançada pelo CREF em relação á Ginástica Laboral em um parágrafo sana uma dúvida decorrente do exercício ilegal de outra profissão, o mesmo se encontra no link http://www.crefpr.org.br/?p=1150

"... A Justiça em relação aos fisioterapeutas já decidiu que o fato de determinada pessoa ser profissional graduado e habilitado para o exercício de certa atividade não exclui a possibilidade de essa pessoa vir a exercer irregularmente outra profissão."

"...O Conselho Regional de Educação Física tem total autonomia e Direito para fiscalizar os fisioterapeutas que invadam a área de atuação profissional privativa de seus registrados."

O conselho pode estar intervindo diante da defesa da nossa profissão como foi feito em outras oportunidades.

Por Vitor Daniel Tessutti
em 19 de Março de 2015 às 14:31.

Boa tarde à todos, 

 

Vejam abaixo a resposta do email da Dep Gorete Pereira, relatora do projeto de lei mencionado: 

"Prezado Vitor,

Em momento algum houve qualquer proteção ou privilégio para o profissional da fisioterapia.

Atualmente, em diversas academias de ginástica, tanto o profissional da área de educação física como o profissional da área de fisioterapia são habilitados para instruir os frequentadores e clientes dos estabelecimentos supracitados.  

Na oportunidade, informo que existem especializações em diversas áreas que envolvem exercícios físicos tanto para profissionais da Educação Física quanto para da área de Fisioterapia.

A minha preocupação, bem como dos parlamentares da Comissão de Trabalho, foi prevenir e garantir a qualidade da execução do exercício.

Entendo que as carreiras profissionais estão se atualizando e trabalhando de forma multidisciplinar. O papel do fisioterapeuta, como forma preventiva neste caso é atuar para impedir lesões e afastamentos temporários dos policais que não praticam nenhum tipo de atividade e venham a incorrer em exageros ou posições inadequadas para o exercício.

Portanto, de forma equivocada está sua interpretação, o profissional de fisioterapeuta atuará de forma preventiva, garantindo a segurança da atividade e não para tratar lesões proporcionadas pela atividade física.

No Brasil, as políticas públicas devem mudar o foco passando de repressivas/resolutivas para preventivas. O dinheiro público agradeceria tendo em vista que muitos problemas sociais são causados pela atuação tardia do poder público. Luto nesta Casa para mudar um pouco essa visão. Agradeço a oportunidade para esclarecer.  

Atenciosamente,

Gorete Pereira

Deputada Federal"

É isso mesmo que está acontecendo? a situação já está assim nas academias? Será que estão tão fechado que não vi o trabalho dos fisioterapeutas nas academias? 

Ela deu a entender que somente os fisioterapeutas é que tem competência para "prevenir e garantir a qualidade dos exercícios"? 

Foi isso mesmo que entendi ou estpu vendo coisas além do que deveria? 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.