Cevnautas, já pinguei o meu(zinho) desse ano. Todos os de espirito cevnauta já doaram? Laercio

Por em 20.12.2011 as 18:34 RSS RSS Feeds

A maioria dos empreendedores quando cria uma empresa tem como maior propósito obter lucro com ela e melhorar a sua vida. Mas a Wikipedia, um dos sites mais acessados do mundo, não. Hoje não existe um internauta no mundo que desconheça a Wikipedia e atualmente não deve haver um estudante que não tenha usado a enciclopédia livre como fonte de trabalhos escolares.

Ela tem versões em 282 idiomas e serve páginas a dezenas de milhões de pessoas todos os dias. Segundo o Alexa a Wikipedia é o sexto site mais acessado do mundo (17º do Brasil) e quase dois milhões de sites na internet tem links apontando para a enciclopédia online.

Você usa a Wikipedia?

  • Uma vez por semana ou mais
  • Cerca de duas vezes por mês
  • Ao menos uma vez por mês
  • Menos de uma vez por mês ou nunca uso

Ver resultado

Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, afirma que publicidade não é malévola, mas não faz parte da Wikipedia. Ano passado fiz uma pequena doação e fiquei me perguntando porque a Wikipedia não deveria exibir publicidade. Depois de algum tempo esqueci e agora eles estão arrecadando fundos novamente, repetindo que a Wikipedia não é lugar de exibir propaganda.

Mas por qual motivo este homem insano não coloca publicidade no site? Porque apenas um dos dez sites mais acessados do mundo não visa lucro? Um único e simples banner do programa de afiliados do Google, por exemplo, poderia render para a Wikipedia centenas de milhares, talvez milhões de dólares em um único dia. Mas o gigante vive, em realidade, de doações e para todo o ano de 2012 os gastos estão estimados em USD 28,3 milhões, um valor pífio perto do que a empresa poderia arrecadar com publicidade pensando no tráfego que possui hoje.

E este ano eu entendi a resistência de colocar propagandas na Wikipedia: porque a sobrevivência da maior enciclopédia do mundo depende disso.

Temos que entender que a Wikipedia foi criada em 2001 como uma organização filantrópica sem fins lucrativos. E é justamente pelo fato de não obter lucro com suas atividades que ela possui um exército de colaboradores que não ganham sequer um tostão para criar seu conteúdo.

Mas alguém pode argumentar que com a receita gerada por publicidade a Wikipedia poderia contratar pessoas que escrevam seus artigos, assim como uma enciclopédia costuma fazer. Neste caso outros problemas indesejados podem surgir: pressões de anunciantes por forçar certo conteúdo aqui, remover algo que não atenda a seus interesses ali, tirar a imparcialidade de alguns artigos acolá… Os redatores, agora funcionários e não voluntários, poderiam pular algumas etapas para maximizar sua produtividade reduzindo a qualidade do conteúdo.

Qualquer editor de TV, jornal, revista ou internet passa por estes problemas com frequência e todos eles adorariam poder viver sem este ‘encosto’ chamado lucro. Jimmy Wales está vivendo o sonho dos editores: colocar no ar conteúdo sem pressões comerciais. E para isto ele só precisa ficar algumas semanas pedindo doações em um dos sites mais acessados do mundo.

Eu uso a Wikipedia semanalmente e doei novamente este ano. Se você também usa, considere doar também.

Comentários

Por András Vörös
em 22 de Dezembro de 2011 às 13:25.

Caro Laércio :

pouco uso o Wiki, pois há muitas informações errôneas nele.

Há tempos atrás constava que o soldado grego que percorreu a primeira distância de Maratona , chamava-se " Filpides".....

Hoje já está corrigido.  FILÍPIDES

Se vc buscar o verbete Colégio Militar de Curitiba, verás que o texto é truncado, bem como não reporta a veracidade completa dos fatos.

Durante mais de 2 anos tentamos (os que lutaram na justiça pela reabertura) corrigir os erros, mas parece que a censura oficial é mais forte !!!!

Então, assim sendo a tal Enciclopédia peca e feio no que há nela !!!!!

Para mim parece mais uma lenda urbana  !!!!!

Nem de graça uso , ou usarei, então pagar .......!!!!  nem pensar !!!!!

boa Sorte a quem gosta !!!!

PS: alguém já encontrou outras incorreções ?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.