Apesar de vivermos em um país tropical, com regiões privilegiadas pelo sol e o bom tempo na maior do ano, esse potencial ainda é pouco explorado pelos profissionais de educação física. Esse ambiente se apresenta como uma grande oportunidade para ações empreendedoras na nossa área, principalemnte por que reune aspectos interessantes para se viabilizar um negócio e levar saúde e bem-estar às pessoas. Entre estes, estão: 1) presença do público-alvo concentrado no local e arredores 2) trabalho ao ar livre, sem necessidade de investimento em salas ou prédios 3) trabalho dispensa o uso de aparelhos específicos, permitindo mais liberdade de movimento aos praticantes, além de um custo menor para o professor 4) permite um contato mais próximo com a natureza e o trabalho em grupo, o que, por si é um fator de melhoras significativas no comportamento e convivência no dia-a-dia. Por isso, acho que vale a pena voltarmos mais a atenção para essas possibilidades e para soluções que atendam essa demanda com serviços de qualidade.

Abraço a todos.

Comentários

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 19 de Março de 2013 às 13:58.

Olá Márcio. Eu também sou a favor das práticas orientadas ao ar livre. Acho que este tipo de atividade deveria ganhar mais destaque e deveria ter mais importância na sociedade. Pois para muitas pessoas, a prática de exercícios físicos é bem mais prazerosa ao ar livre do que dentro das academias, onde o ambiente muitas vezes torna-se extressante. Além de ser saudável tanto para os praticantes quanto para os professores, é um meio que se tem para relaxar e também de reunir pessoas de todos os níveis sociais.

Por André Gonzaga Batista
em 22 de Março de 2013 às 23:54.

Acho que as práticas de atividades orientadas realizadas ao ar livre,embora sejam benéficas para a saúde,bem estar físico e mental,esbarram em estruturas que não são adeguadas para o uso. Praças e parques por exemplo,seriam lugares otímos para atividades ao ar livre, mas infelizmente na maioria das vezes estão abandonados pelos orgãos públicos.Depredações,desrespeito,má conservação,vandalismo fazem com que esses lugares sejam utilizados sim por marginais,usuários de drogas e até mesmo para roubo.Talvez esse seja um dos muitos motivos para que haja tão poucas opções.Devemos sim procurar reverter essa situação.

Por Pablo Coelho Marzano
em 26 de Março de 2013 às 16:15.

Concordo, em número gênero e grau com o sr. Andre Batista, contudo, os locais estão dessa forma, porque não há vontade politica de ocupação com reposnsabilidade social, deixando os logradouro públicos abandonados,sujeitos aos diverso tipos de vandalismo, drogas,e delitos, temos que conclamar a população a cobrar dos governantes estas posturas de melhoria do ambiente, para desacanço, pratica de atividade física e de lazer, uma melhor qualidade de vida está associada a essa mudança.

Por Danielle Costa de Sousa Santos
em 27 de Março de 2013 às 09:41.

Com certeza, concordo com todos, cada vez mais se investe menos em práticas esportivas ao ar livre. Mas também estamos nos acovardando diante de tanta violência e falta de segurança, fazendo com que deixemos nossas praças e parques entregues á marginais. Os órgãos públicos são responsáveis sim, mas se todos nós passarmos à frequentar mais estes espaços, propormos projetos para que estes parques e praças possam ser melhores frequentados quem sabe poderíamos reverter este quadro? Como profissionais e futuros profissionais do lazer, não só podemos como devemos mudar esta realidade.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.