Cevnautas,

Matéria no Jornal O Globo de hoje. Não se trata só de Educação Física. Laercio

RIO — Cooperação, aprendizado em conjunto, criação, Humanidade, alegria de viver. Palavras e expressões como estas apareceram ao longo da palestra do educador português António Nóvoa, professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, como direções para os novos rumos da educação. Em sua conferência no Educação 360, o sociólogo também disse que a escola deve oferecer uma visão ampla de mundo, o que não se consegue reduzindo a importância de artes, filosofia, sociologia e educação física no currículo.

Na quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma Medida Provisória que reforma o ensino médio. Entre outras propostas, como a flexibilização do currículo da etapa, favorecendo o aprofundamento do estudante em áreas de conhecimento, o que foi elogiado por especialistas, o texto deixa aberta uma brecha para que as disciplinas citadas pelo educador percam a obrigatoriedade na grade curricular.

Nóvoa criticou propostas de currículos “cortados em fatias”. Ele defende que é necessário que a grade de conteúdos tenha capacidade de interligar o mundo em torno de grandes temas e grandes problemas:

— Precisamos de um currículo que abranja toda a Humanidade. No momento em que diminuímos as filosofias, as artes, a sociologia ou a educação física perdemos uma parte da humanidade e não conseguiremos educar visando a uma inteligência que nos permita interligar o todo e não currículos espacializados.

O educador frisou a necessidade de a escola formar uma comunidade, na qual o professor é uma figura chave para estimular o aluno a desenvolver uma visão sobre a “condição humana” e a “identidade terrena”.

— Só uma escola com caminhos, cooperação, comunicação e criação é capaz de resolver a seguinte provocação: é preciso substituir o aborrecimento do viver, de jogar, pela alegria de trabalhar, de pensar. O professor tem que ensinar duas grandes coisas: a condição humana, tudo o que nos faz estar em paz com o outro, e a identidade terrena. Precisamos de um currículo de inteligência do mundo.

Nóvoa ainda defende que é preciso ter liberdade para os professores nas escolas. Segundo ele, argumenta-se que as escolas brasileiras não estão preparadas e que professores são malformados. Mas isto, disse o sociólogo, não é justificativa válida.

— Então que se formem melhor os professores e se reforcem as escolas — afirmou.

O educador criticou “projetos que se proliferam no ano de 2016 e que tentam fechar as crianças” em seus meios sociais, como família, religião, cultura ou comunidade. De acordo com Nóvoa, o enraizamento é importante, mas é preciso apresentar o mundo para uma educação libertadora:

— É claro que a comunidade, a família e a religião têm direito e obrigação de educar. Mas a educação escolar é de um outro tipo. A escola não é apenas um serviço, é uma instituição. É aquilo que nos institui como seres humanos e na vida em democracia.

António Nóvoa defendeu ainda que os professores devem assumir a formação uns dos outros, em trocas de conhecimento. Segundo ele, os rumos das políticas públicas de educação não podem ficar apenas nas mãos de políticos.

— Nós temos que decidir sobre a educação, não apenas os políticos. A educação existe num espaço público de liberdade, onde educadores e pais são envolvidos, não como clientes do serviço, mas como cidadãos com direito a falar sobre a instituição — afirmou Nóvoa, para mais uma vez defender o trabalho em conjunto. — Não há atividade mais forte na pedagogia do que a cooperação. Devemos formar mutuamente uns aos outros. Já sabemos que os alunos aprendem mais entre si, o que não diminui em nada o nosso trabalho e a nossa responsabilidade, mas faz com que nos organizemos de uma maneira diferente.

O esforço, segundo o educador português, é parte fundamental do processo de aprendizado. Para Nóvoa, “a aprendizagem só acontece quando nos descobrimos e nos recriamos juntos”. Ele também afirmou que a ausência de esforço nos tira uma parte da humanidade, “daquilo que nos permite ver”.

— Este é um trabalho de autoconhecimento, mas também de interconhecimento. O meu maior pesadelo é a indiferença. Ele estava adormecido há alguns anos, mas renasceu muito forte para a preparação dessa palestra. Eu me lembro de uma citação brutal: “A Primeira Guerra Mundial não aconteceu porque, sobretudo, havia o mal e criminosos. Aconteceu como uma consequência da indiferença de quase todos nós”. Na escola, não podemos cultivar a indiferença ou um conhecimento que não tenha humanidade. Nada substitui o bom professor — encerrou António Nóvoa.

Fonte com foto e links: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/precisamos-de-um-curriculo-de-inteligencia-do-mundo-diz-novoa-20175399

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Setembro de 2016 às 08:53.

Laércio e demais colegas,

A propósito da magnífica notícia, construímos um decálogo buscando maior interação com o professorado brasileiro. Não sem dizer também que estamos levando nossas propostas de um currículo inteligente – e consistente – ao mundo. Inclusive a Portugal.

Precisamos de Um Currículo de Inteligência do Mundo

- por António Nóvoa

O enraizamento é importante, mas é preciso apresentar o mundo para uma educação libertadora.

Palavras-chave: Cooperação - Aprendizado Compartilhado - Criação, Humanidade - Alegria de Viver

Destaques:

  1. Oferecer uma visão ampla de mundo; a grade de conteúdos interligue o mundo, um currículo que abranja a humanidade e não especializado.
  2. Comunidades em que o professor é figura chave para estimular o aluno a desenvolver uma visão sobre a condição humana e a identidade terrena.
  3. Substituir o aborrecimento do viver, de jogar, pela alegria de trabalhar, de pensar.
  4. Construir caminhos de cooperação, comunicação, criação.
  5. Cabe ensinar: a condição humana, tudo o que nos faz estar em paz com o outro, e a identidade terrena.
  6. Escolas brasileiras despreparadas e professores malformados? Que se formem então melhor os professores e se reforcem as escolas.
  7. A escola não é apenas um serviço, é uma instituição. É aquilo que nos institui como seres humanos e na vida em democracia.
  8. Professores devem compartilhar conhecimentos; aprendizagem só acontece quando nos descobrimos e nos recriamos juntos.
  9. Este é um trabalho de autoconhecimento, mas também de interconhecimento.
  10. Nada substitui o BOM PROFESSOR. O mal maior é a indiferença.

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Leia mais: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/precisamos-de-um-curriculo-de-inteligencia-do-mundo-diz-novoa-20175399/

 

Vejam a seguir resumo de nosso contributo à causa...

Desenvolvendo Habilidades Especiais

Educar para a Vida Estudos sugerem impactos acentuados das atividades físicas na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades especiais aplicáveis à vida dos indivíduos. Destaque para a teoria mielínica da novel ciência neural –– uma revolução no ensino, aproximando e integrando disciplinas e práticas esportivas.

Educar uma criança para a vida pressupõe a necessária formação profissional do professor desde os estágios iniciais da carreira. Como premissa, preconizamos intervenções desportivas que assegurem despertar e manter o interesse das crianças, traduzidas em um Aprender Brincando e Jogando.

A partir de cursos práticos iniciados em 1974, formulamos as premissas de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, um contributo perene ao professorado em escolas. Nova metodologia e singular praxia são destaques entre temas alinhados em alentado Manual de Engenharia Pedagógica a ser oferecido (e-book, em construção).

TODOS são convidados a participar. Afinal, somos vencedores e talentosos!

  • O segredo é praticar de forma CORRETA!  
  • Surge então a pergunta que ainda não foi respondida: COMO FAZER?

Boas leituras!

Roberto A. Pimentel

Niterói (RJ), setembro/2016

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Visite:  www.procrie.com.br/Muito Mais do que Aprender um Simples Jogo/

 

Manual de Engenharia Pedagógica

T E M Á T I C A

                                   

PARTE I               Antecedentes e Diagnósticos

                                     Estudo e Pesquisa

                                    Por que é Revolucionário? idade

 

                                    Como Melhorar a Educaçã

PARTE II              Desenvolvimento e Matur o?

                                    O Futuro da Educação

                                    Proposta Curricular séc. XXI

PARTE III             Formação Profissional Continuada

                                    Educação Física e Esporte

                                    Prática de Ensino, Base para Boa Formação

PARTE IV             Prototipagem: Centro de Estudos

                                    Design Thinking Potencializando Inovações

                                    Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas

                                    Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books

PARTE V              Didática, Praxia (em construção)

                                    Residência Pedagógica

                                    Estágio Supervisionado, Praxia

 
   

Nota  bibliográfica: A obra resulta de experiências e métodos criativos produzidos pelo Autor  (autodidata, 1974) e identificado na contribuição de variados precursores. Entre eles... 1) Freire, Paulo – Pedagogia da Autonomia, práticas pedagógicas;  2) Le Boulch, J. Psicocinética – vários; 3) Kamii, Constance e De Vries, RhetaImplicações da Teoria de Piaget; 4) Coyle, Daniel O código do talento, treinamento profundo, a teoria mielínica; 5) Brown, TimDesign thinking, metodologia para o fim de velhas ideias; 6) Vigotski, L. S. – Psicologia Pedadógica; 7) Wood, David Como as crianças pensam e aprendem; 8) Freinet, CelestinProposta pedagógica; 9) Montessori, MariaMétodo montessori; 10) Piaget, Jean – Educação: uma nova teoria.

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Divulgação...

Niterói (RJ), 5 de setembro de 2016

À

Presidência do Comitê Olímpico Brasileiro

Carlos Arthur Nuzman

                     VOCÊ fez a História... Foi além, resgatou o orgulho de sermos brasileiros!

Nova oportunidade de o Brasil desenvolver a Educação com base no Esporte. Fundações e Instituições brasileiras aguardam o aval do COB.

Enviarei à comunidade internacional: COI, Vaticano (espanhol), FIVB, universidades de Harvard e Stanford (inglês).

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ESPORTE a SERVIÇO da HUMANIDADE

 

O Papa Francisco lançará em outubro – 5 a 7 – uma ação mundial a serviço da Educação. Convidados o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do COI, Thomas Bach.

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                                           COB & COI, kickoff para uma nova parceria mundial?

 

PEÇO SEU APOIO na execução do Programa:

Talvez sob a tutela da Academia Olímpica Brasileira.

Acrescido de remessa ao COI, um contributo ao programa papal.

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ANEXO:

Sinopse expositiva do Manual de Engenharia Pedagógica para gestores, professores, treinadores. Se aprovado, remeterei ao COI (versão inglesa).

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Enquanto isto, no Peru... Uma rede de escolas planejada por empresa de design

Na Innova Schools, no Peru, desde a formação de professores até infraestrutura foram definidos pela norte-americana Ideo.

Leia mais: http://porvir.org/uma-rede-de-escolas-planejada-por-empresa-de-design/


 

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Setembro de 2016 às 08:32.

Peço desculpas pela minha incapacidade no manuseio desse programa/sistema (?), que me obriga a esforços muitas vezes inalcansáveis. Mas como apregoa antigo provêrbio alemão, "A cada erro tornamo-nos mais inteligentes". 

Sendo assim, e em respeito aos possíveis leitores, reproduzo a parte inicial (I e II)da "temática"), corrigindo assim meus erros.

T E M Á T I C A

 

PARTE I               Antecedentes e Diagnósticos

                                    Estudo e Pesquisa

                                    Por que é Revolucionário? 

PARTE II              Desenvolvimento e Maturidade

                                    Como Melhorar a Educação?

                                    O Futuro da Educação

                                    Proposta Curricular séc. XXI

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Setembro de 2016 às 09:38.

Sobre as discussões que estão na pauta, e a propósito dos ensinamentos de António Nóvoa em seu livro Formação de professores e profissão docente...

"Em 1971, um dos mais importantes protagonistas da Educação em Portugal – Fraústo da Silva – não deixou de marcar territórios a respeito da discussão que ora se produz no Brasil. Parafraseando von Calusewitz:

  • Não pertenço realmente ao grupo daqueles que acham que os problemas da educação são demasiado importantes para serem deixados aos professores; espero, no entanto, que entre a audiência não estejam também muitos partidários da ideia de que os problemas educacionais são demasiado importantes para serem deixados aos técnicos de planejamento...”

 


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