"DOCÊNCIA VIRTUAL - UM NOVO CONTEXTO PARA DESCOBRIR NOVAS COMPETÊNCIAS"
de 15 a 25 de janeiro - Evento online
Inscrições de 15 de dezembro a 15 de janeiro

APRESENTAÇÃO

Prezado professor,

Atravessamos um momento ímpar da docência virtual no Brasil. Primeiro pelo que representa a educação a distância enquanto novo contexto de dúvidas e desafios para a grande maioria dos professores da comunidade docente. São várias as situações de desconforto, de medo, mas também de alívio pela descoberta da capacidade cognitiva estimulada pelos novos meios e mídias educativas, que impulsionam o desenvolvimento de novas competências.

Segundo, pela vontade do professor em se tornar um educador consciente da possibilidade da “autonomia do educando“, preocupado com a “educação reprodutora da ação dominante da sala de aula”, pela vontade de mudar a ação pedagógica cujo objeto se traduz na capacidade do “ensinar aprendendo e o aprender ensinando“ sugerida por Paulo Freire, 1996. Pela vontade de transformar a Universidade brasileira em universidade do povo, rejeitando e questionando a “relação entre  a dominação e o saber “ como sugere Maurício Tragtemberg em sua obra “Delinquência Acadêmica“, 1978.

Do ponto de vista da profissionalização docente o professor tornou-se o centro das atenções: a urgente necessidade de mudança de atitude, a carência de destreza tecnológica da grande maioria para a docência virtual, a falta de plano de carreira para a profissionalização do professor na EaD. Sem contar o surgimento de novas mídias e tecnologias que muitas das vezes o coloca diante de suas fragilidades e incertezas frente ao dever de sobrepor os desafios da educação aberta, flexível e a distância. Até o final deste ano a previsão é de um milhão de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, segundo estatística apresentadas pelo MEC.

Vivemos um contexto de vários cenários educacionais, com vários sujeitos e várias possibilidades de estabelecer novas conexões com o mundo virtual, bem como uma nova forma de ensinar e reaprender, apoiados na complexidade e perplexidade da configuração tecnológico-virtual que se apresenta na mediação da aprendizagem a distância.

Noutro viés, a complexa proposta do sistema educacional brasileiro, que muitas das vezes se comporta de forma injusta e perversa para muitos desses brasileiros, chamados a superar barreiras, a provocar mudanças, a refletir de forma crítica sobre o conhecimento moral, ético, científico, pedagógico e tecnológico, embora não estejam preparados adequadamente para o exercício pleno da docência na virtualidade.

Nesse contexto e conscientes da importância da ação transformadora e multiplicadora do educador brasileiro, a WR3 EaD  Consultoria e a Wemídia Tecnologia Educacional oferecem esta oportunidade de debater acerca dos principais elementos desse cenário complexo em que a docência da educação a distância brasileira se submerge e se fortalece.

SEJA BEM-VINDO (A)!

Prof. Enilton Ferreira Rocha

http://www.enped.com.br

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