Pessoal, o cevnauta (adm da Comunidade Educação Física em Pernambuco e cumpanhero aqui da Comunidade Educação Física e Esportes) Aldemir Telles (Dema)é o novo Secretário Executivo da Secretaria Especial de Esportes de Pernambuco. VIVA! Laercio

Secretária de Esportes anuncia nome técnico para função de secretário executivo da pasta
POSTADO ÀS 18:06 EM 10 DE Janeiro DE 2011
Da Secretaria

O professor da Escola Superior de Educação Física (Esef), da Universidade de Pernambuco (UPE), Aldemir José Ferreira Teles, ou simplesmente “Professor Dema”, passa a compor o quadro da Secretaria de Esportes. Dema aceitou o convite para ser o secretário executivo da recém-empossada secretária, Ana Cavalcanti, que justificou a escolha do nome para garantir um “olhar mais técnico” à gestão. “A escolha se deu pelo notório saber dele na área esportiva, por ser um catedrático e uma referência na área em nosso estado”,afirmou Ana Cavalcanti.

O convite a Dema foi realizado pela secretária, na última sexta-feira (7), após ela ter acesso à proposta de política pública de esporte em Pernambuco, elaborada pelo professor.  Nesta segunda-feira (10), Dema aceitou a convocação, que qualifica como sendo “o desafio mais importante” da vida profissional dele. “Até porque, além de técnico, vou ter que exercitar um perfil político”, afirma o professor, que pela primeira vez assume uma função pública.

Ressaltando a sensibilidade da secretária Ana Cavalcanti em apostar num perfil mais técnico que político para a função, Dema já participou da primeira reunião com os demais membros da equipe, na qual elaborou uma pauta emergencial de ações, concentrada na revitalização do Conselho e Encontro Estadual de Esporte, na revisão dos critérios de concessão da Bolsa-Atleta e na reestruturação física do Santos Dumont. Uma “força-tarefa”, composta pelos novos gestores da Secretaria, foi criada para dar celeridade no desenvolvimento de soluções para os problemas encontra dos no Centro Esportivo.

Aos 57 anos, Dema é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e possui especialização em Fisiologia do Esporte na Alemanha, mestrado e doutorado em Neurociências pela UFPE, aliando uma densa produção acadêmica com uma intensa atividade prática. Em 2010, durante 12 semanas consecutivas, ele se reuniu com vários setores da sociedade, da academia e do meio desportivo de Pernambuco para ouvir propostas e elaborar o documento apresentado à secretária, que servirá de roteiro para as ações da Secretaria.

MUDANÇA DE STATUS – Neste segundo mandato do Governo Eduardo Campos, a Secretaria de Esportes muda de status, deixando de ser Especial, não mais vinculada à Casa Civil, garantindo maior autonomia na execução das políticas públicas de esporte e lazer do Estado. Dema será o primeiro nome a ocupar o cargo de secretário executivo da pasta.

Políticas públicas // Hora de tirar os planos do papel

Edição de terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quando o professor da Escola Superior de Educação Física, da UPE, Aldemir Teles, entregou em agosto o projeto de políticas públicas para o esporte de Pernambuco, elaborado por ele, ao governador Eduardo Campos, perguntou: ´Vamos dar uma chance ao esporte?`. A resposta ao questionamento foi dado em 2011 e parece ter sido positivo. É que ontem o docente, mais conhecido como ´Dema`, foi nomeado secretário executivo da Secretaria Estadual de Esportes.

O convite surgiu na última sexta-feira, quando Aldemir foi conversar com a recém-empossada secretária, Ana Cavalcanti, sobre o seu projeto e a situação do esporte em Pernambuco. Ontem, durante reunião da Associação das Federações Esportivas Amadoras de Pernambuco, na Faculdade Maurício de Nassau, Dema se apresentou como secretário executivo, e deixou logo claro que continuará sendo o mesmo. ´Quero tranquilizar as federações que irei co ntinuar a defendê-las, por que elas são parte fundamental de uma política pública do esporte`, comentou. ´Vale lembrar que não somosa favor do assistencialismo. Queremos, sim, ajudar as federações para que elas dêem uma alavancada. Queremos apoiá-las, mas depois elas têm que caminhar com as próprias pernas`, falou.

Esta é a primeira vez que Dema assume um cargo público. Será a primeira vez que vai estar do outro lado. É a chance de tirar os planos do papel. E ele diz que seu maior desafio será mostrar a todos que o esporte tem um papel fundamental na economia, na cultura, na saúde, enfim, na sociedade. ´Sei que houve muitas críticas em relação à nova secretaria, mas acho que esta é a oportunidade que temos de dar uma virada de página. Temos que ser mais confiantes e otimistas. O governador ficou encantado com o projeto. E isso fez o governo incluir 11 milhões de reais no esporte em 2011`, comentou.

Dema fala que o projeto elabo rado por ele servirá de guia para esta nova gestão. Entre as prioridades, estará a tão ´falada` reforma do Santos Dumont, que Dema prefere não estipular prazo no momento. Entre as novidades anunciadas por ele na reunião estará a convocação de um Conselho de Esporte e Lazer, que terá a função de propor e fiscalizar como as políticas públicas estão sendo conduzidas; ajuste do bolsa atleta; criação de assessoria de marketing e gerência de esportes que irá fazer uma articulação dos projetos junto ao Governo Federal.

Outra novidade está na estruturação da própria Secretaria, que mudará de status. Antes Secretaria Especial, vinculada à Casa Civil, passará a ser Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, o que, para Dema, é muito positivo, pois dará mais autonomia, visibilidade e maior dimensão na busca da execução de políticas públicas do esporte. http://www.diario depernambuco.com.br/2011/01/11/esportes5_0.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.