Pessoal, estamos em busca de criar a comunidade Neurociências e Educação Física. Certamente tem gente da EF em volta do Prof Nicolelis. Alguém tem interesse? Quem pode ajudar? Laercio

Nicolelis recebe nova distinção dos NIH
1/10/2010

Agência FAPESP – O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, nos Estados Unidos, foi distinguido novamente pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH).

Nicolelis foi anunciado nesta quinta-feira (30/9) como um dos escolhidos para receber o NIH Director’s Transformative R01 Award em 2010, que concederá cerca de US$ 4 milhões para aplicação no desenvolvimento de uma nova terapia para o mal de Parkinson.

Segundo o NIH, a pesquisa, que vem sendo conduzida há alguns anos, é “arrojada, criativa e de alto impacto”. Há apenas dois meses, Nicolelis foi um dos contemplados do Director’s Pioneer Award, outro programa de apoio a pesquisas dos NIH. O auxílio consiste em US$ 2,5 milhões para investir em estudos com interface cérebro-máquina, área em que o cientista é um dos maiores expoentes no mundo.

Nicolelis é o primeiro cientista a receber no mesmo ano o Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award.

O novo apoio permitirá que Nicolelis continue seu trabalho inovador no desenvolvimento de um novo método de estimulação, que se constitui a primeira terapia potencial que tem como alvo a medula espinhal, e não o cérebro, podendo resultar em abordagem eficiente e menos invasiva para o tratamento de Parkinson.

O cientista pretende usar os recursos para viabilizar o desenvolvimento de próteses para melhorar as habilidades motoras debilitadas em estágios avançados da doença.

O objetivo é que os dispositivos estimulem eletricamente a medula. O grupo de Nicolelis obteve sucesso ao devolver movimentos normais em camundongos com capacidade motora interrompida poucos segundos após o dispositivo ser ligado.

“As opções de tratamento atuais para a doença de Parkinson estão frequentemente associadas com efeitos colaterais, costumam perder a eficácia com o tempo ou são invasivas e usadas como última opção. O estímulo da espinha dorsal é fácil de ser feito, significativamente menos invasivo e tem o potencial de uso generalizado em conjunto com medicamentos tipicamente usados no tratamento de Parkinson”, disse Nicolelis.

O pesquisador estuda há mais de 20 anos os princípios neurofisiológicos básicos que permitem que circuitos neurais no cérebro de mamíferos produzam comportamentos sensoriais, motores e cognitivos. Tem desenvolvido abordagens experimentais e inovadoras que combinam enfoques computacionais, genéticos, eletrofisiológicos, farmacológicos e comportamentais.

O conhecimento resultante tem possibilitado a evolução da tecnologia cérebro-máquina, um campo revolucionário no qual Nicolelis é pioneiro, em uma ampla variedade de terapias clínicas.

Por meio da tecnologia cérebro-máquina, o grupo do brasileiro tem demonstrado que humanos e outros primatas podem usar efetivamente a atividade elétrica derivada de seus cérebros para controlar diretamente o movimento de dispositivos artificiais e complexos, como próteses e ferramentas computacionais.

Nicolelis graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (1984), onde fez o doutorado em ciências-fisiologia geral (1989), com Bolsa da FAPESP. É também professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).

Mais informações: www.natalneuro.org.br

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 19 de Outubro de 2010 às 22:54.

Laércio, são provocações essenciais. "Cadê os Neurocientistas da Educação Física?" E a criação da comunidade relacionada ao tema. Pois é, tenho pesquisado sobre a cognição no futebol, você sabe, foi tema do mestrado e, agora, do doutorado. Publiquei recentemente no Diário de Pernambuco http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/07/20/opiniao.asp e aqui no CEV o artigo "O esporte e as funções intelectuais". Amigo, bem que gostaria de mergulhar nesse desafio, mas peço a sua compreensão e a dos cevnautas interessados, pelo fato, nada despresível, de ter que me dedicar à conclusão do doutorado, sob pena de levar uns "cascudos" do amigo e orientador Everton Botelho. Especialmente agora que o programa de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento obteve avalição 5 da CAPES, e estamos todos compromissados.

Bem gostaria de sugerir, para alimentar o tema, o Progrma da GloboNews Espaço Aberto, Ciência e Tecnologia, exibido ontem, que homenageia os 70 anos de Pelé "O "Rei do Futebol completa 70 anos de vida." O programa analisa, entre outros aspectos, a genialidade de Pelé, com a participação de Miguel Nicolelis e um belo depoimento. http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1625060-17665-310,00.html

Abraço

  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.