Cevnautas,

   Vamos acompanhar o projeto e postar comentários aqui? Laércio

Projeto exige licenciatura para professor de educação física
25/01/2011 - 00:10:00 -
      
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não faz essa exigência.

A Câmara analisa o Projeto de Lei, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que torna obrigatório o curso de licenciatura de Educação Física para os professores de educação básica.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não faz essa exigência.

A educação física demanda, segundo o parlamentar, conteúdos e metodologias especializados por ser disciplina obrigatória.

A construção e apreensão desse campo de estudo "não cabem no tempo e espaço planejados para a formação multidisciplinar dos docentes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental", afirmou Dr. Ubiali.

FONTE: http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=28688&busca=&pagina=&oquelista=

O PROJETO NA CÂMARA:

Tramitação
O projeto tramita apensado Tramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. ao PL 4398/08, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que tem o mesmo teor. As propostas têm caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e serão analisadas pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE 2: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/192117-PROJETO-EXIGE-LICENCIATURA-PARA-PROFESSOR-DE-EDUCACAO-FISICA.html

Comentários

Por Leandro Batista de Sousa
em 26 de Janeiro de 2011 às 15:30.

Como poderíamos apoiar, cobrar ou precionar a votação deste projeto, nos locais onde não há professor habilitado (professor específico de Ed. Física, com licenciatura), para a disciplina o máximo que os alunos vivenciam é alguns momentos de recreação, mesmo na rede Sesi no estado de SP, onde as professoras Peb I, tem material de referência, e um planejamento das atividades de forma organizada, estas aulas são muito menos contextualizadas, do que quando é realizada por professor licenciado, e compromissado com crescimento de sua profissão, aqui em minha cidade na prefeitura, nos temos inclusive um referêncial específico da Educação Física, o que qualifica e muito nossa atuação...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.