Cevnautas,

Certamente o profissional de Educação Física (CREF 082046-G/SP ) Marcio Attala é hoje uma referência nacional. Melhor: tem sido um divulgador das ciências do esporte, sempre procurando sustentar seus argumentos e recomendações com dados de pesquisa. Nessa entrevista a diligente jornalista Luciana Castro dá um panorama das expectativas da mídia e da população com relação aos conhecimentos exigidos de um profissional. Algum professor de faculdade bem que poderia pedir como tarefa a inclusão de hiperlinks com referências de trabalhos científicos (na biblioteca do CEV tem 33.585 hoje) no texto da entrevista. Quem fizer ganha publicação, com crédito para o Lattes, no CEV. Laércio.

Professor de Educação Física Márcio Atalla garante mudança de vida em três meses. Famoso por ter feito Ronaldo emagrecer, preparador físico defende a adoção de hábitos de vida saudáveis, mas sem privações  

LUCIANA CASTRO | lcpereira@redegazeta.com.br    

Viver mais e melhor. Esse é o desejo da maioria das pessoas que querem adquirir hábitos mais saudáveis de vida. Começar uma atividade física e reeducar a alimentação é tudo o que quem está com este pensamento procura. Se começar não é tão difícil, manter-se numa rotina saudável não é nada fácil. Mas três meses podem fazer a diferença para quem almeja continuidade.    

Nessa tentativa de conscientizar as pessoas de que elas podem ir além das primeiras semanas de atividades físicas, o professor de Educação Física Márcio Atalla tornou-se referência no assunto “vida saudável”. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o preparador físico ficou conhecido ao comandar o quadro Medida Certa, do programa Fantástico, da TV Globo. Nele, ajudou Ronaldo Fenômeno a implantar uma rotina mais saudável em sua vida, até então bastante desregrada. O ex-jogador perdeu 17 quilos (começou com 118kg e terminou com 101kg) em três meses e bateu sua meta inicial.  

Um trimestre é o tempo suficiente que a pessoa precisa para se acostumar à nova rotina, segundo Márcio Atalla. “Não é possível convencer apenas no discurso. A pessoa que quer mudar de vida tem que se propor a fazer atividade física religiosamente, cinco vezes na semana, por pelo menos três meses. Esse tempo é fundamental para pegar o gosto e descobrir o prazer. E não parar mais”, reforçou o professor.    

O preparador físico prega que o primeiro passo deve ser dado de forma consciente. Não adianta sair pegando pesado na malhação ou achando que vai virar um maratonista da noite para o dia. Senão o corpo não aguenta e as chances de desistência são bem maiores. “É preciso começar devagar e fazer uma adaptação. Evoluir aos poucos e manter a regularidade acima de tudo”, frisou Atalla, entre outras dicas dadas nesta entrevista.    

O Brasil é visto no exterior como um país de “culto ao corpo” - vide imagens de mulheres nas praias, etc. É por aí mesmo ou na verdade somos um “país sedentário”?    

MÁRCIO ATALLA – Somos um país sedentário. Apenas 8% da população brasileira é considerada fisicamente ativa. Já somos um país com 50% da população de obesos ou com sobrepeso.    

Que tipo de problemas o sedentarismo acarreta?    

A inatividade física não representa apenas um risco de desenvolvimento de doenças crônicas, mas também acarreta um custo econômico para o indivíduo, para a família e para a sociedade. Segundo dados do Center For Disease Control and Prevention (CDCP), só nos Estados Unidos, em 2000, o sedentarismo foi responsável pelo gasto de 76 bilhões de dólares com custos médicos. Isso mostra que seu combate merece prioridade na agenda de saúde pública.    

Mas como convencer as pessoas a saírem da inércia e se exercitarem?

Não é possível convencer apenas no discurso. A pessoa que quer mudar de vida tem que se propor a fazer atividade física religiosamente, cinco vezes na semana, por pelo menos três meses. Esse é o tempo fundamental para pegar o “gosto” e descobrir o prazer no exercício. E não parar mais.  

As novas tecnologias estão afastando as pessoas de uma vida saudável?    

Com certeza o meio em que as pessoas vivem, com tantas facilidades tecnológicas, é um dos principais motivos do sedentarismo hoje. Se compararmos apenas com 30 anos atrás, as pessoas eram bem mais ativas do que hoje.    

Como tornar a prática de exercícios uma rotina, sem correr o risco de abandoná-la e voltar à estaca zero?    

Começar devagar e fazer uma adaptação. Evoluir aos poucos e manter a regularidade, acima de tudo.    

Há ainda a concorrência desleal dos fast foods, churrascarias, docerias, além do conforto do lar, como obstáculo para as pessoas praticarem uma atividade física. Como lidar com isso?    

As pessoas precisam descobrir o prazer de fazer atividade física e viver bem, de ter uma boa refeição, que seja equilibrada entre saudável e nutritiva.    

Você fala no seu site que é preciso ter uma alimentação inteligente, equilibrada e sem privações. O que seria este “sem privações”?

Devemos comer as coisas de que gostamos e nos dão prazer, sim. Mas, no dia a dia, o hábito deve prevalecer de boas escolhas. Deslizar eventualmente faz parte da vida. Quando fiz o “Medida Certa” com a Renata Ceribelli e o Zeca Camargo (apresentadores do Fantástico, da TV Globo) pude perceber essa diferença entre os dois. O Zeca entendeu a proposta e de vez em quando dava uma escorregadinha. Já a Renata, não. Não comia nada que estivesse fora da dieta.    

Então, as pessoas podem ter o chamado “dia do lixo” (quando comem de tudo, sem preocupação)?    

As pessoas podem e devem deslizar da alimentação do dia a dia, de vez em quando. Mas essa mentalidade de que temos que comer tudo, aqui e agora, é muito ruim. Temos que comer coisas especiais, que gostamos muito em situações especiais.    

Mas atividade física, sem reeducação alimentar, funciona para a pessoa perder peso?    

Sim, principalmente para pessoas sedentárias. Mas o mais importante é ser e estar saudável e, para isso, a alimentação é fundamental.    

A consciência - e a barriga - não vão pesar depois?    

Deslizar eventualmente faz parte da vida. Muitas pessoas não entendem que podemos comer carboidrato. Não é necessário restringir a alimentação. É só fazer melhores escolhas, fazer várias refeições por dia. Não adianta fazer um grande sacrifício para se obter um resultado rápido porque aí causa o efeito sanfona (emagrece/engorda).    

Para entrar em forma é preciso conciliar academia com exercícios ao ar livre ou só um deles basta?    

Acho importante conciliar os dois, porque assim a prática torna-se até mesmo mais agradável, sendo também mais eficaz.    

Hoje, assistimos a uma febre de “novos corredores”. Que tipo de alerta você faria aos atletas novatos?    

Meu conselho seria: tenham cuidado e respeitem os seus limites.    

Caminhada também ajuda no condicionamento físico ou é preciso virar um corredor para obter resultados?    

A caminhada é um excelente exercício e pode oferecer aos praticantes os mesmos benefícios da corrida, mesmo sem a mesma intensidade.    

E quanto à experiência com Ronaldo Fenômeno? Você ainda faz algum tipo de acompanhamento?

Ele conseguiu manter o peso?    

Não, apenas manteve, mas reduziu ainda mais. Nós continuamos jogando tênis, mas não faço mais o acompanhamento que fiz durante o Medida Certa.    

Você também propôs o desafio dos três meses para o Adriano (ex-atacante do Flamengo e da Seleção Brasileira) recuperar a forma física? Ainda acredita nele?    

Não propus desafio, apenas disse que ele, se quisesse, poderia voltar à boa forma bem rápido. E, com certeza, pode. O Adriano é muito forte, só precisa de força de vontade para voltar a jogar. Com um mês, qualquer preparador físico põe o Adriano em condições de jogo.    

Dicas de Atalla    

Nunca malhar em jejum

Diminui o rendimento, pode causar mal-estar, hipoglicemia e até desmaio. Sem falar que não emagrece mais. Quando se fica grandes horas em jejum ou comendo errado, o corpo passa a metabolizar massa magra, ou seja, perder músculo. O ideal é seguir uma alimentação balanceada, que contenha todos os grupos de alimentos.    

Ouvir música durante o exercício ajuda a emagrecer

Na prática, quem gasta cerca de 550 calorias em uma hora de corrida passaria a correr 69 minutos e queimar 82,5 calorias a mais. Com esse acréscimo, é possível reduzir um quilo na balança em menos de três meses sem fazer dieta.    

Queijo cottage é uma boa para a alimentação saudável

Além de sua baixa caloria, o cottage contém em sua fórmula whey protein, que é uma proteína rica do aminoácido BCAA. De fácil absorção, esse aminoácido ajuda a reduzir a gordura e evitar a perda muscular. O queijo torna-se assim uma excelente opção para quem precisa controlar o colesterol alto.    

Os benefícios dos abdominais

Exercícios abdominais proporcionam equilíbrio postural, melhora na respiração e proteção às áreas sujeitas a hérnias.    

Investir nas gorduras “do bem”

Gorduras do bem são as não saturadas, ou insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite de oliva e de amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, coco, açaí, chocolate amargo, abacate, além de ômega 3 e 6. A ingestão delas ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a imunidade.    

Para se reidratar e não engordar: água de coco

Rica em sais minerais, tais como sódio e potássio, a água de coco é diurética, antifebril, estimulante do apetite, anti-helmíntica (combate os vermes intestinais), anti-inflamatória, antiartrítica e levemente calmante. E ainda serve como isotônico. Após a atividade física, hidrata o organismo e fornece apenas 19 calorias por 100 ml.    

Fonte (com fotos e ilustrações): A Gazeta http://glo.bo/171PgGT

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.