Cevnautas, alguém tem mais informação para documentarmos aqui? A Prefeitura de Recife participa. Como será a integração com a Educação Física nas escolas? Laércio

Recife (PE) recebe nova reunião do Cidades da Copa e Formação de Professores, ambos do IEE

O primeiro tem o objetivo de avaliar o plano de ação apresentado para a cidade e avaliar os impactos gerados. Já o curso irá capacitar 40 professores
 
Depois de apresentar o plano de ação Esporte para Todos para Recife, que integra o projeto Cidades da Copa, o Instituto Esporte & Educação volta para a capital pernambucana. Na quinta-feira (11), a partir das 14h, na Prefeitura, a entidade se reunirá com o secretário de Esporte da cidade e com instituições parceiras para avaliação do desenvolvimento do projeto apresentado.

O Cidades da Copa propõe deixar para as cidades-sede um legado pós Copa de 2014, a partir da diversificação e a democratização das atividades esportivas por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito ao esporte a todos.

O encontro terá a presença George Braga, secretário de Esportes de Recife, e Danilo Moreira, secretário-executivo da Copa do Mundo, além de representantes do Unicef, Atletas pelo Brasil e do Rems (Rede Esporte pela Mudança Social), todos apoiadores do projeto.

"Após a elaboração de planos de ação em todas as cidades, queremos dialogar com os parceiros locais sobre a percepção que tiveram a respeito do projeto, sobre os objetivos propostos, sobre a exequibilidade de quaisquer ações descritas no plano e, principalmente, avaliar se esta metodologia de articulação e construção favoreceu a reflexão sobre o esporte como direito de todos", afirma Ana Moser, presidente do IEE.

Cidades da Copa - O projeto, desenvolvido pelo Instituto Esporte & Educação, passou por todas as cidades-sede da Copa do Mundo 2014, avaliando a situação dos municípios em relação a temas como estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor.

A partir desta avaliação, foi elaborado um plano de ação para todos, no intuito de colaborar com a administração pública para a garantia do direito universal ao esporte, que consiste nas diretrizes da próxima fase.

Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, o Projeto Cidades da Copa conta, em Recife, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, REMS, UNICEF, SESC e Atletas pelo Brasil. Tem o patrocínio do BTG Pactual e Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Formação de Professores - Na quinta (11) e sexta-feira (12), será realizado o encerramento do Ano I do Projeto de Formação de Professores na capital pernambucana. O evento será no Centro Paulo Freire, com o objetivo de celebrar as conquistas do ano e já planejar 2015. O programa é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, e conta com o patrocínio da Mondelez, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Participarão do seminário de encerramento 40 professores de educação física que atuam na rede pública, nos diferentes ciclos, desde a educação infantil até o ensino médio.

"Na quinta pela manhã, faremos a última revisão dos projetos que serão apresentados no dia seguinte no seminário. À tarde, retomaremos o plano de ação de 2013 para validar ou inserir ações consideradas importantes, a partir do que avançamos ou ainda não pode ser realizado em 2014", conta Caio Martins, coordenador do IEE.

Na cerimônia de sexta-feira, serão apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos durante o ano nas escolas e a proposta de trabalho para 2015. Os professores também receberão seus certificados de participação.

A formação continuada de professores é realizada em cinco encontros presenciais, que, intercalados com tarefas à distância, totalizam 100 horas de formação com temas voltadas ao esporte educacional, planejamento pedagógico e realização de eventos. Está presente em dez polos de atendimento, nos estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Pernambuco.

Serviço
Reunião de retorno Cidades da Copa - Recife (PE)
Dia: Quinta-feira (11)
Horário: 14h
Local: Prefeitura de Recife (avenida Cais do Apolo, nº 925, 11º andar - Bairro do Recife)

Encerramento Ano I Formação de Professores - Recife (PE)
Dias: quinta (11) e sexta-feira (12)
Horário: 14h30
Local: Centro Paulo Freire (rua Real da Torre, 226 - Madalena)

Saiba mais sobre o Cidades da Copa em Recife: http://esporteeducacao.org.br/?q=node/5607

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 2,5 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408

FONTE: http://bit.ly/cev_3250

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 13 de Dezembro de 2014 às 11:07.

Laércio, não tive conhecimento da ação do IEE e Prefeitura da Cidade do Recife. Visitei o site da PCR (www2.recife.pe.gov.br) e não encontrei nada sobre o evento. Vi apenas duas notícias sobre o esporte: o encontro nacional de Le Parkour, hoje e amanhã (13 e 14/12/14) e as finais do campeonato municipal de futebol, também neste final de semana. Acho que deve ter ocorrido adiamento ou a informação se refere a um encontro realizado em 2013, em que estive presente. De qualquer forma, vou buscar mais informações.

Sei que foi realizado um diagnóstico, em 2013, das cidades sedes da Copa 2014, sobre vários aspectos, por exemplo, infraestrutura. Daí, seria produzida a proposta para o esporte e os legados para as cidades. Até hoje, desconheço qualquer documento contendo informações sobre o disgnóstico realizado ou propostas.

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.