Cevnautas,

Mais de 6 milhões. Vamoa apresentar projetos de Educação Física? Laercio

Apoio a pesquisas em desenvolvimento infantil
20/10/2010

Agência FAPESP – Representantes da FAPESP e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) assinaram nesta terça-feira (19/10) acordo de cooperação científica e tecnológica que visa a desenvolver e apoiar projetos de pesquisa na área de desenvolvimento infantil.

Os projetos cooperativos serão conduzidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e da FMCSV.

O acordo destinará R$ 2,6 milhões – sendo R$ 1,3 milhão da FAPESP e igual quantia da FMCSV – para apoiar propostas selecionadas nas chamadas publicadas pelo Comitê Gestor da Cooperação entre as instituições.

“Esse acordo entre FAPESP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é muito importante para que o Estado de São Paulo e o Brasil possam desenvolver pesquisas em um tema tão fundamental como o desenvolvimento infantil”, disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.

“Temos dois motivos de orgulho, a valorização da Fundação Vidigal por celebrar essa cooperação com a FAPESP e a certeza de que com ela os resultados dos nossos trabalhos serão ampliados”, disse Regina Vidigal Guarita, presidente do conselho da FMCSV.

Poderão se candidatar às chamadas no acordo projetos de pesquisas nas seguintes áreas de interesse: 1) Promoção de melhorias no sistema de atenção à primeira infância / Avaliação de programas e políticas que têm impacto no desenvolvimento infantil (zero a 3 anos); 2) Saúde, assistência social, educação e desenvolvimento; 3) Parcerias com pais e comunidades.

Familiar e sem fins lucrativos, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em 1965 para atuar em pesquisa em hemoterapia. Durante quase 40 anos, os trabalhos foram dirigidos exclusivamente a pesquisas e atendimento a leucêmicos.

Nos anos 2000, as atividades foram expandidas para a área de geração de conhecimento. Atualmente, a missão da fundação, que é mantida por um fundo patrimonial, é gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança de zero a 3 anos.

Participaram também da assinatura do acordo, realizada na sede da FAPESP, Marcos Kisil (diretor-superintendente da FMCSV), Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor científico da FAPESP), Joaquim José de Camargo Engler (diretor administrativo da FAPESP), Sedi Hirano, conselheiro da FAPESP, e outros representantes das duas fundações.

Acordo FAPESP-FMCSV: www.fapesp.br/acordos/vidigal

Texto integral do acordo

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.