Cevnautas,

Como digitador mor do CEV já lamentei aqui a praga dos trenzinhos de autoria dos artigos de revistaas e trabalhos de congressos que a gente vai publicando na biblioteca (46.687 obras cadastradas - 9h37). Para fazer a ligação da página do quem -é-quem estruturamos cada um dos autores. Quase desanima os trenzinhos de autores, que acabam voltando com outros trabalhos (fatias) da mesma pesquisa no que se convencionou chamar de pesquisa salaminho. Cada vez mais dois dígitos de autores. Daí a nossa atenção aos artigos sobre redação científica do Marcelo Sabbatini, especialmente esses sobre referências bibliográficas. Se os digitadores pudéssemos substituir os trocentos autores por et al seria o máximo. Vamos conhecer as regras. Laércio

Não se perca com o et al.
2 de setembro de 2015 By Marcelo Sabbatini

Reza a lenda que uma pessoa foi ao posto de gasolina fazer a troca de óleo do motor e pediu por uma marca específica do lubrificante: “701”. Ora, não havia tal marca, nem qualquer frentista jamais havia ouvido falar dela. Mas o cliente insistia, dizendo que somente utilizava aquele óleo, que era o melhor para seu carro, etc. Depois de muitas idas e vindas, finalmente se descobriu a causa do equívoco. Estampado, no fundo da lata, estava a palavra OIL, óleo em inglês.

Esta estorinha, muito utilizada em cursos de Comunicação, coloca em evidência o caráter simbólico da linguagem, destacando como a subjetividade é fundamental para a interpretação correta (ou não) de uma mensagem. Felizmente, toda linguagem possui suas convenções; tivessem utilizado uma fonte com serifas (aquelas pontinhas nas extremidades dos caracteres) e “cortado” o algarismo sete, a ambiguidade seria reduzida e não haveria tal confusão.

A linguagem acadêmica não é diferente e possui toda uma série de convenções que podem parecer enigmáticas aos não iniciados. Uma delas, o “apud”, não é o nome de um autor turco, mas sim a forma de proporcionar os devidos créditos de autoria, numa citação da citação. E outra convenção, também utilizada numa chamada de referência bibliográfica é a expressão “et al.”

Continue lendo: http://bit.ly/MSabbatini3915

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.