Caríssimos

Alguns colegas de profissão tem comentado que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física não farão o ENAD deste ano pois este é destinado a área da saúde. As licenciaturas serão da área de humanas e os "bacharelados" da saúde? A Educação Física está "rachada" em duas?

abraços

Comentários

Por Douglas Roque Andrade
em 9 de Setembro de 2010 às 22:44.

O fato é que este ano somente os estudandes do curso de bacharelado irão fazer o ENADE. os alunos que estão na licenciatura farão a prova em conjunto com as outras licenciaturas. O fato da prova em separado não significa que esteja rachada, mas há outros indicadores que refletem isso... Um deles no meu entendimento é que muitos cursos não são nenhuma uma coisa nem outra. 

Por Francisco Castro Nunes
em 9 de Setembro de 2010 às 22:47.

Não pode acontecer isto, essa divisão entre bacharelado e licienciatura em relação a Educação Física, pois sabemos que é da área da saúde com interrelação com todas as ÁREAS.

Não podemos permitir essa separação.

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 9 de Setembro de 2010 às 23:09.

Caro Marco, peço licença para incluir também nesta lista o meu comentário no CEVCafé sobre o tema.

A divisão foi iniciada desde o início dos anos oitenta. E hoje o resultado está aí... Tudo começou com a crítica ao biologismo na educação física. Os críticos diziam (e dizem) que o homem é um ser integral, argumento que ninguém tem dúvida, visto que é também um ser social, por exemplo. Entretanto, eles expõem uma contradição inquietante: quando negam o biológico. E por aí vai...

Os fatos de hoje nos remete à história do CBCE e tudo o que ocorreu durante e após o Congresso de Brasília, nos anos 80. Aos mais jovens que não tiveram a oportunidade de vivenciar aquele momento sugiro que procurem informações com alguns dos principais personagens naquele momento, como Lino Castellani, Cely Taffarel, Go Tani, Laércio, Adroaldo Gaya, Valter Bracht e outros que podem contribuir com seus depoimentos.

Penso que aquele momento, assim como alguns outros eventos, movimentos e teorias surgidas daquele período, guardam relação com vários fatos atuais como: a decadência da educação física, a decadência da cultura esportiva e a famigerada divisão do Curso. Talvez alguns possam criticar o presente argumento achando que as ilações apresentadas sejam um tanto descabidas. Mas entendo que é pela revisão da história que temos que começar a entender o presente.

Quanto à divisão do curso, e para não me alongar, quero repetir o que tenho afirmado desde o início desse processo de divisão: enquanto as fronteiras entre as várias ciências se tornam cada vez menos visíveis, a Educação Física (que nem ciência é) cria fronteiras dentro dela própria. Parece que, no final das contas, temos dificuladades de lidar com a complexidade ao dividir o curso. Ou o interesse maior é pela reserva de mercado? Ou a questão é essencialmente ideológica? Seja como for, considero uma estupidez difícil de ser explicada.

ABRAÇO A TODOS

Por Marco Machado
em 10 de Setembro de 2010 às 09:41.

Perguntas:

A licenciatura em Biologia é da área de Humanas ou Ciências Biológicas?

A licenciatura em Matemática é de Humanas ou Exatas?

???

Por Eduardo Rodrigues
em 9 de Novembro de 2011 às 02:22.

Marco Machado, realmente faz sentido essa sua posição perante este tema, o que tenho mais visto no meu curso de Educação Física é essa divisão, alunos de licenciatura que argumentam: pra que fisiologia se vou dar aula (entende-se que ele dara aula para pedras); e alunos de bacharel: pra que aprender dimensões de ensino se vou não vou dar aula (entende-se que ele não tera nenhum plano de aula para academia ou qualquer “escolinha” gênero). Acho que o tem ocorrido é que o proprio ENADE da essa visão para os graduandos, separando estes dois campos da educação física. Acho que o que tem acontecido é um vago esquecimento apenas da AREA em que irão atuar, como já sabemos: o licenciado no âmbito escolar e o bacharelado na área de pesquisa ou academias. E realmente concordo com a pergunta do Marcos: a licenciatura em biologia é de humanas ou ciências biológicas? Então deixo aqui minha visão de que essa separação que esta acontecendo é advinda do próprio ENADE onde separa a área de Saúde da Escolar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.