Cevnautas, hora de preencher os formulários. Laercio

Conheça as oportunidades e faça parte do time Rio 2016™! Para se candidatar, cadastre o seu currículo para a vaga pretendida. Caso o seu perfil não se enquadre em nenhuma das posições abaixo, aguarde a divulgação de novas vagas ou clique:  http://www.vagas.com/rio2016 para se cadastrar em nosso banco de dados. Todas as oportunidades são divulgadas apenas no site www.rio2016.com, e os candidatos deverão passar por um processo seletivo conduzido pelo Rio 2016™.

Como posso ser um voluntário?

O processo de cadastramento de voluntários ainda não está aberto. No período dos Jogos, serão necessários mais de 70 mil voluntários. Para tanto, será realizado um recrutamento de voluntários no momento apropriado. O recrutamento de voluntários será amplamente divulgado por diversos canais de comunicação. Fique atento!

Vaga Código Localização Aberta em
Líderes de Competições Esportivas 504705 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 30/01/2012
  Introdução

O Rio 2016™ elaborou a Seleção de Líderes de Competições Esportivas para escolha de profissionais qualificados a atuar de forma eventual no planejamento e operação dos requisitos técnicos dos esportes/disciplinas incluídas no Programa Esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

Os Jogos Rio 2016™ tem como um de seus pilares a transformação através do esporte, e considerando isso, um dos objetivos desse processo é o de capacitar o mercado brasileiro na gestão de competições esportivas. Dessa forma, o processo seletivo tem abrangência nacional e visa identificar um total de 52 (cinquenta e dois) profissionais de acordo com as seguintes premissas:

  • a) Cada esporte terá um profissional correspondente.
  • b) Cada esporte Olímpico, com uma versão equivalente no Paralímpico, e que seja disputado no mesmo local de competição terá apenas um profissional correspondente. Exemplo: Tiro Esportivo.
  • c) Ao total serão 33 profissionais designados para esportes, conforme demonstrado na tabela abaixo:
Esporte Vaga
Atletismo (Olímpico e Paralímpico) 1
Badminton 1
Basquetebol e Basquetebol em cadeira de rodas 1
Bocha 1
Boxe 1
Canoagem e Paracanoagem 1
Ciclismo (Olímpico e Paralímpico) 1
Desportos Aquáticos (incluindo Natação Paralímpica) 1
Esgrima (Olímpico e Paralímpico) 1
Futebol 1
Futebol de 5 1
Futebol de 7 1
Ginástica 1
Goalball 1
Golfe 1
Handebol 1
Hipismo (Olímpico e Paralímpico) 1
Hóquei sobre Grama 1
Judô (Olímpico e Paralímpico) 1
Levantamento de Peso e Halterofilismo 1
Lutas 1
Pentatlo Moderno 1
Remo (Olímpico e Paralímpico) 1
Rúgbi 1
Rúgbi em cadeira de rodas 1
Taekwondo 1
Tênis e Tênis em cadeira de rodas 1
Tênis de Mesa (Olímpico e Paralímpico) 1
Tiro com Arco (Olímpico e Paralímpico) 1
Tiro Esportivo (Olímpico e Paralímpico) 1
Triatlo (Olímpico e Paralímpico) 1
Vela (Olímpico e Paralímpico) 1
Voleibol e Voleibol Sentado 1
  • d) Adicionalmente, os esportes que se desdobram em mais de uma disciplina, a serem disputadas em locais de competição diferentes, terão um profissional por cada disciplina. Exemplo: Ciclismo- BMX, Estrada, Pista, e Mountain Bike.
  • e) Serão ao todo mais 19 (dezenove) profissionais designados para diferentes disciplinas, conforme demonstrado na tabela abaixo:
Esporte Disciplinas Vaga
Atletismo (Olímpico e Paralímpico) Pista e Campo 1
Provas de Rua (Marcha Atlética e Maratona) 1
Canoagem e Paracanoagem Slalom 1
Velocidade 1
Ciclismo (Olímpico e Paralímpico) Mountain Bike 1
Pista 1
Estrada 1
BMX 1
Desportos Aquáticos Natação (incluindo Maratona Aquática e Natação Paralímpica) 1
Polo Aquático 1
Saltos Ornamentais 1
Nado Sincronizado 1
Futebol (um para cada cidade onde as competições de futebol serão realizadas) Brasília 1
Belo Horizonte 1
Salvador 1
São Paulo 1
Hipismo (Olímpico e Paralímpico) CCE 1
Saltos e Adestramento 1
Voleibol Vôlei de Praia 1
Cronograma

O cronograma do processo seletivo que deverá ser seguido pelos candidatos está descrito na tabela abaixo:

Fase Atividade Início Término
1 Preenchimento de cadastro, finalização da prova de inglês online e envio de currículo 30 de janeiro de 2012 16 de março de 2012
2 Entrevista em inglês (via Skype) segunda quinzena de fevereiro de 2012 segunda quinzena de março de 2012
3 Entrevista técnica e comportamental primeira quinzena de março de 2012 segunda quinzena de abril de 2012
4 Entrevista com a Diretoria de Esportes segunda quinzena de março de 2012 segunda quinzena de abril de 2012
5 Comunicação aos candidatos selecionados A partir da primeira quinzena de abril de 2012

Ao final de cada fase, o Rio 2016™ enviará um comunicado a cada um dos candidatos com um feedback sobre a avaliação.

As entrevistas técnicas e comportamentais com os profissionais que residam fora da cidade do Rio de Janeiro serão conduzidas via Skype. Os candidatos selecionados para a fase de entrevistas com a Diretoria de Esportes do Rio 2016™, que mantenham residência fora do Rio de Janeiro, terão direito a passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, emitida pelo Comitê Organizador Rio 2016™, seguindo as práticas administrativas do mesmo. Não será admitida qualquer forma de reembolso.

As passagens serão emitidas para o mesmo dia da entrevista. Caso o candidato opte por pernoitar no Rio de Janeiro, os custos de hospedagem serão de sua responsabilidade. Da mesma forma, todos os custos relacionados ao transporte local, alimentação, deslocamento aeroporto-sede do Rio 2016™-aeroporto, dentre outros, serão de responsabilidade do candidato.

Seleção

Os profissionais selecionados firmarão um contrato de prestação de serviços com o Rio 2016™, prevendo as condições financeiras e atividades a serem desempenhadas durante a vigência do mesmo. Os profissionais serão compensados financeiramente em forma de per diem por sua participação, além de ter seus custos relacionados (passagem, acomodação, alimentação, etc) pagos pelo Rio 2016™.

O contrato de prestação de serviços a ser celebrado com o Rio 2016™ terá sua vigência iniciada no mês de junho de 2012, e prevê atividades tais como: observação de competições de nível nacional e internacional, interação com as Federações Internacionais dos esportes Olímpicos e Paralímpicos, reuniões na sede do Rio 2016™, participação em discussões relacionadas ao planejamento geral dos Jogos Rio 2016™, dentre outras atividades. As convocações, definição de ações e o acompanhamento das atividades ficarão a cargo do Rio 2016™.

Durante o período de vigência do contrato de prestação de serviços, o profissional poderá manter seu atual vínculo empregatício, se houver, desde que tenha disponibilidade para participar das atividades específicas propostas pelo Rio 2016™, em períodos não superiores a 14 (quatorze) dias corridos.

Após o término da vigência do contrato de prestação de serviços a ser celebrado com o Rio 2016™, os profissionais poderão, eventualmente, ser considerados pela Entidade para integrarem seu quadro de colaboradores, a partir de 2013. A eventual contratação futura de um desses profissionais será avaliada e decidida exclusivamente pelo Rio 2016™.

Nesse caso, os profissionais que mantenham residência fora do Rio de Janeiro deverião se transferir para a cidade, aonde está localizada a sede do Rio 2016™. A eventual contratação pelo Rio 2016™ implicará na necessidade de encerramento imediato de todo e qualquer vínculo empregatício anterior do profissional. No caso de funcionário público ou que exerça função pública, o mesmo deverá tomar as medidas legais necessárias para seu afastamento, seguindo as disposições legais previstas na legislação.

Os profissionais selecionados no processo em questão serão convidados pelo Rio 2016™ a participar de um Seminário, a ser realizado no mês de Junho de 2012, em local ainda a ser definido, aonde serão esclarecidas as principais atividades a serem prestadas, o formato da contratação a ser celebrada com o Rio 2016™, dentre outros temas.

Conhecimentos requeridos

Os candidatos deverão demonstrar, durante o processo de seleção, conhecimento e experiência suficientes para exercer as seguintes atividades referentes ao seu esporte/disciplina:

  • Projetar necessidades e elaborar uma listagem de equipamentos necessários para as atividades relacionadas aos treinamentos e competições esportivas;
  • Relacionar-se de forma estreita e direta com os Delegados Técnicos das Federações Internacionais Olímpicas e Paralímpicas, com o objetivo de compartilhar informações sobre questões relacionadas à preparação da competição;
  • Fornecer informações específicas do esporte/ disciplina em que atuar, para as respectivas áreas funcionais do Rio 2016™, a fim de garantir o correto planejamento e operação das instalações de competição e treinamento;
  • Relacionar-se de forma estreita com as diversas áreas funcionais do Rio 2016™, com o objetivo de planejar, organizar e conduzir o Evento Teste do esporte/disciplina em que atuar, bem como assegurar a prestação coordenada de serviços de apoio, tais como credenciamento, segurança, transporte, assistência médica, imprensa, voluntários, entre outros;
  • Participar no desenvolvimento de políticas e procedimentos para o esporte/ disciplina em que atuar, em conjunto com a área de política e operações do esporte;
  • Relacionar-se com as FIs/ FISPs durante os Congressos e/ ou Campeonatos Mundiais;
  • Manter atualizado o planejamento do esporte/ disciplina em que atuar para avaliação da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), durante suas visitas a cidade do Rio de Janeiro, assim como durante os eventos de Revisão de Projeto do COI e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), bem como para os Departamentos de Esporte do COI e IPC, sempre que solicitado;
  • Desenvolver conteúdo técnico de publicações (como por exemplo, o Manual Técnico) do esporte/ disciplina em que atuar e monitorar o desenvolvimento de outras publicações (como por exemplo, formulários específicos) relacionadas ao esporte/disciplina em que atuar, com o objetivo de garantir a qualidade das mesmas;
  • Acompanhar as atualizações do calendário de competição do esporte/disciplina em que atuar;
  • Planejar a programação técnica das visitas das Federações Internacionais Olímpicas e Paralímpicas, principalmente no que se refere às visitas aos locais de treinamento e de competição, bem como elaborar a relação de questões a serem discutidas com as diversas áreas funcionais do Rio 2016™, com o objetivo de atender às demandas das Federações Internacionais Olímpicas e Paralímpicas;
  • Atuar como ponto focal para todo e qualquer assunto de ordem técnica que possa vir a afetar os treinamentos e as competições do esporte/disciplina em que atuar;
  • Planejar, elaborar e validar junto às Federações Internacionais Olímpicas e Paralímpicas o programa de treinamento do esporte/disciplina em que atuar durante os Jogos;
  • Garantir que as informações referentes ao planejamento da classificação funcional aplicável aos esportes/ disciplinas paralímpicas em que atuar, sejam devidamente coletadas e registradas, de forma a manter informações precisas e atualizadas;
  • Participar e contribuir na elaboração dos processos de planejamento, definição da estrutura, contratação, treinamento e nas principais demandas com relação a todo o pessoal/equipe que estará envolvido no Evento Teste do esporte/disciplina em que atuar, e durante os Jogos.
  • Relacionar-se com as Confederações Brasileiras, a fim de contribuir para a seleção e formação dos Oficiais Técnicos Nacionais;
  • Planejar e desenvolver o cronograma (minuto-a-minuto) de cada competição, considerando os dias destinados à preparação e montagem da instalação, os dias de competição e o período de desmontagem e/ou transição de um esporte para o outro, zelando pela excelência das ações em termos de prazos, custos e qualidade;
  • Manter relacionamento estreito com a equipe de Gerenciamento das Instalações, com o objetivo de colaborar na montagem dos planos operacionais da instalação esportiva onde atuará, garantindo que todos os requerimentos técnicos sejam atendidos.
Experiência desejável

Experiência em planejamento, organização, operação e gestão de eventos de nível internacional do esporte / disciplina pelo qual será responsável.

Formação acadêmica
  • Ensino superior completo.
  • Área de formação desejável: Educação Física, Gestão Esportiva, Gestão de Negócios ou áreas correlatas.
  • Desejável pós-graduação em assuntos relacionados à gestão esportiva.
Conhecimentos
  • Pacote MS Office
  • Internet
  • Inglês fluente
  • Espanhol desejável
  • Francês desejável
  • Organização de eventos esportivos
Habilidades e atitudes
  • Comunicação
  • Visão sistêmica
  • Gestão de conflitos
  • Proatividade
  • Liderança
  • Dinamismo
  • Organização
  • Iniciativa
  • Disciplina
  • Capacidade de planejamento
CANDIDATE-SE À VAGA
Analista de Audiovisual Pleno 504481 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 27/01/2012
Especialista em Licenciamento 503865 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 26/01/2012
Analista de Segurança da Informação Senior 503887 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 26/01/2012
Desenhista 503456 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 25/01/2012
Arquiteto de Instalações Júnior 503469 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 25/01/2012
Especialista em Transportes 503502 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 25/01/2012
Analista de Programa de Tecnologia Senior 503100 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 24/01/2012
Analista de Suprimentos Administrativo Pleno 500925 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 19/01/2012
Especialista em Logística 500058 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 18/01/2012
Especialista em Suprimentos 499396 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 17/01/2012
Analista de Treinamento Sênior 499413 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 17/01/2012
Analista de Desenvolvimento Sênior 499537 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 17/01/2012
Analista de Monitoramento e Controle Sênior 499050 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 16/01/2012
Gerente de Venda de Patrocínios 485639 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 13/01/2012
Analista de Pessoal Pleno 498518 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 13/01/2012
Especialista em Remuneração e Benefícios 496812 Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil 11/01/2012

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.