Cevnautas, a notícia de que sobram vagas de Educação Física para transferência na Educação Física da USP é surpreendente e preocupante. O que estará acontecendo? Fiquei sabendo da notícia inquietante pelo Blog do Douglas no CEV. Vamos discutir aqui e lá? http://blog.cev.org.br/douglasandrade/

Comentários

Por Douglas Roque Andrade
em 29 de Novembro de 2011 às 13:34.

João, Compreendo e sei desse processo... a minha experiência em SP nos cursos de EF oferecidos em instituições particulares... a pós graduação e a avaliaçao da CAPES não passava nem perto, era algo, muitas vezes até desconhecido por professores e alunos e ainda assim o número de candidatos tem diminuido e a instabilidade dos professores universitários e deplorável somados a necessidade de trabalahrem em mais de uma instituição... É claro que em um contexto geral isso soma-se ao seu comentário que somado a formação inadequada,  projeto político pedagógico (bonito no papel) pouco contato com gente nos estágios supervisionados, principalmente dos cursos noturnos completam o cenário do pântano que vamos chafurdear... Abraços! 

Por Douglas Roque Andrade
em 28 de Novembro de 2011 às 13:23.

As informações estão disponíveis no site da FUVEST http://www.fuvest.br/index.html Procurem pelo link estatísticas tanto para transferências como para FUVEST de 2012... As vagas que me referi são para o curso de Ciências da Atividade Física (CAF)... Há tranferência interna e externa... o fato é que o curso de CAF ainda é pouco conhecido e um dos motivos é que quem procura pela área de educação física, não esbarra em CAF.... Vejam também o comentário do Prof. Alex Antônio Florindo, atual coordenador, sobre as diferenças entre os cursos:

http://www5.usp.br/parece-mas-nao-e-saiba-diferencas-entre-carreiras-da-usp-confundidas/

Abs,
Douglas

Por João Batista Freire
em 28 de Novembro de 2011 às 16:32.

Pode também ser um outro problema Douglas: há alguns anos começou o desmonte da Educação Física no Brasil. Para isso muito têm contribuído os cursos de pós-graduação. Nossos bravos professores, coordenadores e avaliadores da Capes fazem um belo trabalho: de um lado entregam-se servilmente aos estapafúrdios métodos de avaliação da Capes; de outro lado, entregam de bandeja os cursos de Educação Física para os pesquisadores das chamadas áreas nobres, os que entendem de números e de anatomia. Jovens que declaram ser da pedagogia comprometem suas carreiras universitárias. Nesse ritmo, afundaremos todos, como estão afundando nossos modelos europeu e norte-americano. Chafurdaremos na mediocridade.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.