Cevnautas,
Tenho matutado sobre o porquê de alguns de nós da Educação Física terem enxergado a oportunidade - duramente conquistada - de os médicos indicarem atividade física como uma
ameaça, em vez de comemorar a oportunidade. Acho que tem a ver com a nossa educação do século passado, que era baseada no ensino coletivo, decoreba e trabalhos individuais. Fosse o centro da escola e da vida a aprendizagem e o trabalho em grupo preconizado pelo Lauro de Oliveira Lima http://pt.wikipedia.org/wiki/Lauro_de_Oliveira_Lima desde antigamente e estaríamos em situação diferente. Não fomos treinados para trabalhar & aprender em grupos. Passamos a formação "assistindo" aulas "ministradas"(sic)- muitas vezes longas e modorrentas apresentações de declamação de eslaides, ou exercícios de show de televisão por professores que não passaram por esse tipo de preparação e que provavelmente nunca souberam das teorias de aprendizagem. Resultado: temos desconfiança do trabalho coletivo e qualquer coisa nessa direção parece uma ameaça. Tenho me empenhado em divulgar o vídeo da TV Futura com a reportagem sobre a educação em Xangai, http://www.futura.org.br/blog/2011/09/28/nova-serie-investiga-desempenho-dos-paises-lideres-em-educacao/ campeões em tudo no PISA e que acham que é pouco. Avançaram 300 anos em 30 baseados na educação e, o que mais se ouve dos entrevistados na reportagem é "trabalho em grupo" e "discussão"... Deu no que deu.

   Abaixo uma reportagem da G1 - lembrando: milhões de espectadores & aprendizes, divulgando a importância da atividade física proposta pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Boa ampliação de campo de trabalho essa parceria. Há quem veja como ameaça dos cardiologistas de camiseta descendo dos seus carrões importados com a pranchetinha(sim, eletrônica) na mão e lutando pelo salarinho da catiguria desorganizada(cadê as APEFs?) e semi-ágrafa (as bibliotecas estão sumindo; o Ministério do Esporte, com o seu poderoso efeito-demonstração, nem tem uma) prescrevendo exercícios e tomando o nosso "mercado de trabalho". Duvido. Laércio

13/10/2012 13h15 -
Faça o teste e veja como está a sua saúde antes de iniciar atividade física
Saiba quais são os sintomas que exigem um exame no coração antes de decidir jogar futebol com os amigos ou começar a correr.

Viviane Possato Belo Horizonte, MG

Feriado, fim de semana e muita gente que é sedentária aproveita para fazer exercícios, mas isto pode ser perigoso. Saiba quais são sintomas que exigem um exame no coração antes de você decidir jogar futebol com os amigos ou começar a correr por aí.

O coração bateu mais acelerado e o engenheiro de produção Leonardo Ribeiro de Almeida foi ao cardiologista fazer vários exames. “Acordei e simplesmente eu senti um batimento diferente no caso do meu coração”.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Pelos resultados, o médico apresentou o diagnóstico e prescreveu como Leonardo deve se exercitar. “Pode realizar as atividades competitivas como, por exemplo, o futebol ou menos a corrida. O ideal é que você trabalhe em torno de uma frequência cardíaca em torno de 162 batimentos por minuto”, diz o cardiologista Marcos Bolívar.

Exercícios físicos prescritos da mesma forma que remédios. É a orientação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a partir de agora. O paciente deve sair do consultório sabendo o objetivo da atividade física quantas vezes por semana ela precisa ser realizada e com qual intensidade.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, mas se você já sentiu dores no peito durante a atividade física, tonturas, é fumante, está com mais de dez quilos acima do peso ou tem colesterol alto, atenção: a reposta sim a dois dos sintomas e um alerta para que você faça um exame antes de começar a se exercitar. Quem tem pressão alta também deve tomar cuidado.

“O exercício físico não deve ser iniciado quando a pressão está acima de 16 por 10.5. O melhor exercício para a hipertensão e o exercício aeróbico. O exercício de musculação, numa pessoa que já tem uma pressão muito alta, pode sim elevar subitamente a pressão e trazer risco”, orienta o cardiologista.

Por isso o empresário Edison Gonçalves Sales nada e anda na bicicleta antes de fazer musculação. A pressão baixou, ele diminuiu os remédios e emagreceu cinco quilos. “Estou muito feliz com a situação com o meu metabolismo, com a minha atividade, com a minha disposição principalmente. Me renovei 10 anos”.

Teste 1 - pessoas com menos de 30 anos

Responda sim ou não para as questões abaixo:

1. Seu médico já disse que você possui um problema cardíaco e recomendou atividades físicas apenas sob supervisão médica?
2. Você tem dor no peito provocada por atividades físicas?
3. Você sentiu dor no peito no último mês?
4. Você já perdeu a consciência em alguma ocasião ou sofreu alguma queda em virtude de tontura?
5. Você tem algum problema ósseo ou articular que poderia agravar-se com a prática de atividades físicas?
6. Algum médico já lhe prescreveu medicamento para pressão arterial ou para o coração?
7. Você tem conhecimento, por informação médica ou pela própria experiência, de algum motivo que poderia impedí-lo de participar de atividades físicas sem supervisão médica?

Resultado
Caso você responda "sim" a alguma das questões, não inicie a atividade sem antes consultar um médico.

Teste 2 - pessoas com mais de 30 anos: fatores de risco para doença coronariana

Responda sim ou não para as questões abaixo:

1. Idade: homem acima de 45 anos ou mulher acima de 55 anos?
2. Colesterol - acima de 240 mg/dl ou desconhecida (não sabe)?
3. Pressão arterial - acima de 140/90 mmhg, desconhecida ou usa medicamento para a pressão?
4. Tabagismo - fuma?
5. Diabetes - tem diabetes de qualquer tipo?
6. História familiar de ataque cardíaco - pai ou irmão antes de 55 anos ou mãe ou irmã antes dos 65 anos?
7. Sedentarismo - atividade profissional sedentária e menos de 30 minutos de atividade física pelo menos três vezes por semana?
8. Obesidade - mais de 10 kg de excesso de peso?

Resultado
Duas respostas positivas ou mais são a senha para você consultar um médico antes de iniciar seus exercícios.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/10/faca-o-teste-e-veja-como-esta-sua-saude-antes-de-iniciar-atividade-fisica.html

Comentários

Por András Vörös
em 16 de Outubro de 2012 às 11:15.

As pessoas que militam em áreas estanques estão sempre preocupadas em manter seu território sob controle.

Esquecem que a união faz a força (eita coisa antiga) , portanto a verdadeira educação e atividade multidisciplinar deve passar pela conjugação de esforços !

Com o advento da Internet não há mais o que se esconder, e as ilhas de reserva de mercado estão sendo acessadas por pontes (ou links) abrindo muitas possibilidades.

Vamos ligar o ventilador !!!!

Abraços


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.