Pessoal, a reportagem não dá muita informação sobre os docentes e io tipo de trabalho realizado. Vamos bisbilhotecar? Laercio

Dia 29/12/2009
Escola Voltaire Pinto vence o Prêmio Sesi Construindo a Nação 2009-2010

Com o projeto Cidadania através da Cultura, a Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro venceu o Prêmio Construindo a Nação 2009-2010, categoria Educação de Jovens e Adultos – EJA, promovido pelo Serviço Social da Indústria – SESI.

O projeto realizado pela Voltaire Pinto envolveu 400 alunos do 3° segmento da EJA. Criado para estimular as aulas da disciplina de Educação Física, o projeto é desenvolvido desde o início do ano letivo de 2009 e busca facilitar e divulgar o acesso a cultura.

Por meio de uma pesquisa feita com os alunos, verificou-se o interesse por atividades culturais, a partir daí, foram desenvolvidas todas as atividades do projeto. Os alunos escolhem um tema de seu interesse para realizar pesquisas e um trabalho referente ao assunto. O resultado final é apresentado em eventos na escola, com a participação de toda a comunidade.

“O projeto contribui para a implementação da cultura na proposta político pedagógica da escola, mediante ações inovadoras. Os alunos ficaram motivados e como conseqüência, temos a melhoria da aprendizagem e ensino”, disse Tereza Gonçalvez Vieira, gestora da escola.

Os alunos apresentaram ao longo do ano diversos trabalhos com temas variados entre eles, canto coral, desfile de profissões, teatro, dança, artesanato e pintura. As atividades continuam e o encerramento do projeto está previsto para o fim do mês de janeiro de 2010.

Prêmio Construindo a Nação 2009-2010 - o objetivo da premiação é estimular escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, em prol da comunidade.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. O prêmio é realizado em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil.

Premiação
Serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias: Ensino Fundamental; Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os prêmios serão: um troféu às escolas vencedoras e uma placa de reconhecimento aos segundos e terceiros classificados em cada categoria. Todas as escolas que enviaram seus projetos e se enquadraram no regulamento receberão um certificado de participação.

A entrega da premiação está prevista para ser realiza entre os meses de março e abril de 2010 em local a ser definido pela coordenação.

http://www.bvnews.com.br/cotidiano5219.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.