psi - achei o artigo (Physical Education Class Injuries Treated in Emergency Departments in the US in 1997-2007) que deu origem à reportagem - Laercio

A importância de uma boa educação física

O número de crianças machucadas durante a prática de exercício físico nas escolas aumentou, nos EUA, em até 150% no período de 1997 a 2007, diz novo estudo do Nationwide Children’s Hospital. Mas o acompanhamento por parte dos professores de educação física pode diminuir esses danos à saúde. O estudo alerta para o aumento dos números de alunos supervisionados por apenas um professor e a falta de outros profissionais de saúde, como enfermeiras, nas dependências escolares.

Crianças correndo sem equipamento apropriado ou se machucando em estruturas nas quadras ou mesmo no contato com outras crianças podem apresentar febres (devido a problemas diversos), desmaios ou palpitação cardíaca. Os garotos tendem a ter mais ossos quebrados e as meninas sofrem mais com os estiramentos musculares. Os professores devem ser capacitados e ficar atentos a esses problemas durante as aulas, diz Ana McKensie e Cheryl Richardson, pesquisadoras envolvidas no estudo.

O estudo analisou dados colhidos nos setores de Emergência de hospitais públicos. A estimativa (incluindo hospitais públicos e privados no país) é a de que os números muitas vezes ultrapassaram as 60 mil ocorrências em 2007 (contra uma média de 30 mil em 1997). É importante salientar que a educação física é importante para garantir atividades saudáveis entre os alunos e combater a obesidade, diz McKenzie, mas é necessário pedir ao governo atenção para a qualificação dos professores que acompanham as crianças, pois a ausência de cuidados se reflete em mais custos para o sistema de saúde.

da Redação
com informações do Nationwide Children’s Hospital

http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/01/02/a-importancia-de-uma-boa-educacao-fisica/

Comentários

Por Daniel Andrade Meireles
em 16 de Novembro de 2011 às 03:56.

O papel do professor ao realizar uma prática física com seus alunos é tomar cuidados para com eles. Já que o mesmo é responsavel pela integridade física e moral dos mesmos. Esse aumento significativo no número de lesões provocadas nas aulas, devem ser avaliadas. Se são o ambiente, as pessoas ou/e os métodos utilizadas para tal. Pois, todo Educador Físico escolar deve criar as condições afim de minimizar acidentes. Lembrando que machucados como escoriações por “pancada”  e arranhões são comuns, pois, a prática de atividade física gera contato físico entre os alunos.

  As medidas que podem ser adotadas por ele é por exemplo, caso ainda não realize é: a prática do alongamento e aquecimento. O profissional da área, é apto a realizar já que o mesmo passa na sua graduação por disciplinas que abrangem a anatomia, fisiologia do corpo, cinesiologia, ou seja, conhecedor do funcionamento da máquinaria humana. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.