Cevnautas,

   Acabo de receber uma excelente notícia do Administrador da CEVCapoeira http://cev.org.br/comunidade/capoeira , Dr. Sérgio Luiz de Souza Vieira http://cev.org.br/qq/profsergiovieira . A UNESCO vai declarar a Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A tese de doutoramento do Dtr. Sérgio foi importante para a conquista. Está na biblioteca: http://cev.org.br/biblioteca/da-capoeira-como-patrimonio-cultural/

VIVA! Laercio

.....

de: Prof. Sergio Vieira para: Laercio Elias Pereira , data: 24 de novembro de 2014 10:28  

Bom dia Laércio.  

Tudo bem?   Solicito saber se você poderia divulgar esta excelente notícia para todos os grupos do CEV:  

Em 2004, sob a orientação da Profa. Dra. Josildeth Gomes Consorte, defendi a Tese de Doutorado em Ciências Sociais, na área da Antropologia, denominada: Da Capoeira: Como Patrimônio Cultural. Uma semana antes da defesa a mesma foi requisitada à PUC/SP pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e uma semana depois a mesma foi requisitada pela Presidência da Republica e pelo Ministério da Cultura.   

Tal tese serviu como fundamentação acadêmica para a abertura do processo de registro da Capoeira como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro, o que se deu em 2008. Entretanto, teve desdobramentos internacionais e no próximo dia 26, em Paris, a Capoeira será declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.   

Creio que é uma excelente notícia para o Brasil, e para a Educação Física, e não somente para a Capoeira.  

Com os meus agradecimentos,  

Sergio Luiz de Souza Vieira

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.