Cevnautas,

A crítica recorrente é que os cursos de Educação Física costumam encarar o aprendizado e prática nos cursos como se estivessem em Marte ou na Finlândia. Nada a ver, na maioria dos casos, com o bairro ou cidade que a Universidade habita. Talvez esse trabalho em  da Universidade de Mato Grosso seja uma excessão que justifica a regra. Laercio

Estudo inédito vai orientar políticas públicas de fomento ao esporte
Cuiabá / Várzea Grande, 13/12/2011 - 17:56.

Pela primeira vez o Governo do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão realizar um diagnóstico das condições da prática do futebol e outras modalidades esportivas no Estado. A Faculdade de Educação Física vai fazer o levantamento em 21 municípios e o estudo ficará pronto em seis meses.

O convênio foi assinado nesta terça-feira (13.12) pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva) e Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa). Publicado no Diário Oficial do dia 09 de dezembro, o objeto do convênio prevê diagnosticar a realidade de infraestrutura material e organizacional do esporte e do futebol.

O estudo vai possibilitar que o Estado tenha diretrizes na elaboração de políticas públicas e o esporte terá condições de se desenvolver com profissionalismo e de forma sustentável, o que é um legado muito importante”, disse o secretário Eder Moraes.

O secretário considera este diagnóstico um diferencial e, além de se tornar um documento público, será entregue a todos os dirigentes de clubes e entidades deste segmento. “Temos a certeza de que o produto final servirá como balizador para diversas iniciativas”, disse Moraes.

O assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha Filho, explicou que o estudo é uma forma de apresentar à Fifa a preocupação do Estado com esse setor. “Apesar de não termos expressão nacional no futebol, por exemplo, temos que entrar no âmago da questão e identificar quais são as variáveis que não nos deixam avançar”, destacou Bonilha.

O reitor em exercício da UFMT, Francisco José Dutra Souto, disse que a participação da universidade envolve a utilização de todo o conhecimento e expertise da Academia, uma contribuição efetiva para a organização da Copa e para o futuro dos esportes em Mato Grosso. No total, os estudos envolverão 75 pessoas, sendo 15 professores e 60 acadêmicos no projeto coordenado pelo professor Evando Carlos Moreira da Faculdade de Educação Física.

De acordo com a Constituição Federal “é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um”. O reitor destacou ainda a importância de diagnosticar as condições de oferta da prática esportiva, fazer um mapeamento claro, objetivo e real sobre a situação em que se encontram os espaços, os materiais e a organização para o desenvolvimento do esporte. “Espera-se ao final do estudo apresentar um mapeamento geral sobre as condições e oportunizar reflexões que permitam uma mudança positiva na área”, destacou o reitor em exercício.

Os municípios visitados serão: Alta Floresta; Alto Araguaia; Barra do Garças; Cáceres; Campo Novo do Parecis; Campo Verde; Chapada dos Guimarães; Cuiabá; Jaciara; Lucas do Rio Verde; Nova Ubiratã; Nova Xavanatina; Poconé; Primavera do Leste; Rondonópolis; Santo Antônio do Leverger; Sinop; Sorriso; Tangará da Serra; Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

FONTE: http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=379513

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.