Olá, O Diário de Pernambuco publicou hoje ampla reportagem sobre o Projeto para a Política Pública de Esporte em Pernambuco:

Se desprestígio tivesse algum sinônimo específico na esfera política de Pernambuco, talvez a palavra mais adequada fosse esporte. Durante a última campanha eleitoral, foram cerca de oito horas de debates na televisão entre os postulantes ao governo do estado. Mais de 500 minutos. Dedicados ao tema política pública de esporte, nenhum sequer. Nenhuma referência nas propostas apresentadas. Nenhum alento. Nem mesmo promessas. Outra vez fora das prioridades. Apesar da influência direta sobre o trio de ferro comum em qualquer palanque (educação, saúde e segurança), o esporte caminha na contramão da locomotiva do desenvolvimento econômico estadual. Quase inerte. Sem direito a carona. O cenário atual em Pernambuco beira o caos. Os principais atletas migraram. As modalidades olímpicas, com exceção do futebol, sobrevivem em meio ao descaso. O esporte comunitário, de cunho social, praticamente inexiste. Perdeu-se no tempo até mesmo o antigo glamour dos jogos escolares.

A proximidade da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, porém, desde já exige o mínimo de atenção. No próximo mandato, o governador reeleito EduardoCampos tem a chance de mudar a situação. No último mês de agosto, ele recebeu em mãos um projeto inovador elaborado pela Universidade de Pernambuco (UPE),encabeçado pelo professor da Escola Superior de Educação Física, Ademir José Ferreira Teles, o Dema.

A intenção do material é auxiliar o governo neste processo detransformação. Estudos internacionais indicam que a cada dólar investido no esporte são economizados U$ 3,20 no setor de saúde. Geração de empregos, redução de violência e avanços no sistema educacional também são conseqüências que levam países de primeiro mundo a priorizar o setor.

Reportagem completa em http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/10/10/esportes5_0.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.