Cevnautas, tomo a liberdade de colar aqui a nota do blog em que conto um pouco a história da criação do CEV e tento mostrar o portal em 1996. No original tem os links:

http://blog.cev.org.br/laercio/2014/cev-18-anos-visita-ao-portal-em-1996/

CEV 18 anos. Visita ao portal em 1996.

Como sabemos todos, a ideia do CEV surgiu em janeiro de 1996, durante o curso de verão do Núcleo Informática de Biomédica da Unicamp, ministrado pelo Prof Renato Sabbatini . Com razão, o Mestre Sabbatini, criador do Hospital Virtual e meu-co-orientador, ostenta, com toda razão, o título de avô do CEV.   O CEV foi uma tese de doutorado na FEF Unicamp defendida em junho de 1998. Centro Esportivo Virtual: Um recurso de Informação em Educação Física na Internet.  

Com o apoio inicial do Ministério Extraordinário dos Esportes – registro agradecimentos à Maristela Gonçalves e Ricardo Penna Machado – o CEV se incorporou aos 8 projetos do NIB, e começamos a tratar a comunicação com a primeira lista de discussão que foi pelos ares em 30 de julho de 1996, contando com os estudantes de pós-graduação em Jornalismo Esportivo do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp- aqui agradeço ao meu orientador João Tojal, ao criador do Labjor (Jornalismo Esportivo foi o primeiro curso de especialização do LABJOR!)  , Carlos Vogt  e ao meu companheiro da dupla que tocou o curso, Juca Kfouri.  

A primeira versão do portal, criada pela coordenadora do sistema de emeio da Unicamp, Sandra Shibuya, tinha na capa um desenho de um Centro Esportivo como mapa clicável. Bonito, mas muito pesado para os acessos via telefone da época.  

Com a chegada do Alexandre Moreno Castellani , ainda em 1996, e que está até hoje, a capa ficou mais leve e ganhou a novidade de movimentação do logo criado pelo Elmano Pinheiro   Nessa visita dá pra navegar na primeira capa que está como “ambiente gráfico”   Sugiro um roteiro para a visita:

1. CEV em 1996 http://web.archive.org/web/19970102131454/http:/www.cev.org.br/

2. No ambiente gráfico, como é um mapa clicável tem como entrar na página do Amir Klink clicando no barquinho. Na boia tem a SOBRASA.

3. Visitando as Escolas de Educação Física do Mundo: Click em “links” No mapa-mundi – sob o nosso ponto de vista, sul em cima –  visite primeiros os continentes deixando o Brasil pro fim. Clique em Brasil e São Paulo. Comemoramos aqui um antecessor do Google map feita com cartolina, as bolinhas remetendo às escolas. Hoje temos parceria com o google-map http://atlas.cev.org.br

  Bom passeio. Aguardo sugestões de navegação e perguntas por aqui.    

Laércio

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.