Cevnautas,

      Tomo a liberdade - e presunção - de colar aqui a nota do blog, pedindo desculpas aos dois ou três leitores que estão encarando a duplicação. Já recebi emeio de amigos dizendo que vão usar o texto do Prof Thomaz Wood pra discussão em classe.  Laércio  

Mamíferos em extinção: micos, lobos, baleias e estudantes

Ao exercer meu jus esperneandi sobre a diferença entre alunos e estudantes, preocupação irrelevante esnobada por meus amigos pedagogos da EF numa nota anterior   http://blog.cev.org.br/laercio/2014/o-aluno-moarreu-que-venham-os-estudantes/ ,  não consegui ser tão contundente quando o professor da FGV, e colunista da Carta Capital, que eu sempre cito aqui, Thomaz Wood Jr.,  na edição que está nas bancas. Garimpo algumas frases e passo o endereço do texto integral:  

Procuram-se estudantes
Além do mico-leão-dourado e do lobo-guará, outro mamífero tropical parece caminhar para a extinção

… Aluno é aquele que atende regularmente a um curso, de qualquer nível, duração ou especialidade, com a suposta finalidade de adquirir conhecimento ou ter direito a um título. Já o estudante é um ser autônomo, que busca uma nova competência e pretende exercê-la, para o seu benefício e da sociedade. O aluno recebe. O estudante busca…

… Especialistas de índole crítica advogam que os estudantes estão em extinção porque a própria escola tornou-se anacrônica, tentando ainda domesticar um público do século XXI com métodos e conteúdos do século XIX. Múltiplos grupos de interesse, em ação na educação e cercanias, garantem a fossilização, resistindo a mudanças, por ideologia de outra era ou pura preguiça. Aqui e acolá, disfarçam o conservadorismo com aulas-shows, tablets e pedagogia pop. Mudam para que tudo fique como está...

O texto completo – e imperdível – está em: http://www.cartacapital.com.br/revista/794/procuram-se-estudantes-7060.html
 

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Abril de 2014 às 08:54.

Liberdade para Ensinar e Criar

Em 13/jan./14, Arlindo Lopes Corrêa postou mais um dos seus excelentes artigos sobre a Educação no país. Tenho sua permissão para divulgar seus ensinamentos também no Procrie, uma vez que alguns assuntos são pertinentes quanto à sequência que estou imprimindo relativa à Aprender a Ensinar. Valho-me de nossa comunhão de propósitos para anunciar sua experiência e cultura no tema.

Fica a sugestão para que os leitores enveredem pelo Blog do Arlindo  (http://arlindolopesc.blogspot.com.br/) e ali se ilustrem com um dos maiores especialistas brasileiro. Dessa forma perceberão a importância da “liberdade de ensinar”, livrando-nos das amarras das receitas técnicas (de bolo) e, principalmente, contribuindo para um crescimento do alunato muito além do imaginável. Em suma: livres para criar!

Palavras-chave: Aprender a Ensinar, Autodidatismo, Autonomia, Criar um Blog, Educação 

LEIAM MAIS... http://www.procrie.com.br/2014/03/21/autonomia-para-o-autodidatismo-23805/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.