Cevnautaas da EF-Militar,

Precissamos mesmo trabalhar sob o comando de fisioterapeutas?

Laercio

...

... novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/policiais-poderao-ter-educacao-fisica-sob-o-comando-fisioterapeutas/

Policiais Poderão Ter Educação Física. Sob o Comando de Fisioterapeutas?

Cevnautas,

Uma notícia boa e outra ruim.

A boa: Direito e condicões para que os policiais tenham atividade física.

A ruim: A relatora do projeto -   que já está em fase final de tramitação nas Comissões -  Dep. Gorete Pereira, modificou o projeto original do Dep. Otávio Leite, para que fisioterapeutas supervisionem as atividades.

Quando criamos o CONFEF - sob o comando do Prof Jorge Steinhilber  http://cev.org.br/qq/jorge-steinhilber/  - tínhamos notícia de colegas da EF mandados pra delegacia pelo Conselho de Fisioterapia, por exercício ilegal da profissão nas academias de ginástica: exercícios de fisioterapia (sic).

As caravelas estão voltando? Vamos marchar?

Laercio

........

Comissão aprova atividade física obrigatória para policiais  -  11/03/2015 - 13h37

Gorete Pereira modificou o texto original para permitir que um fisioterapeuta supervisione os exercícios  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (11) substitutivo da deputada Gorete Pereira (PR-CE) ao Projeto de Lei 735/11, que obriga o poder público a oferecer atividades físicas e desportivas a policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis, militares e bombeiros. As atividades poderão ser feitas na própria corporação ou em academias ou clubes, por meio de parcerias.  

“É exigida prova física para o ingresso nessas carreiras, mas o que tem ocorrido é que, uma vez aprovados, os agentes não se mantêm com as mesmas condições de preparo. Prova disso é que tem sido divulgado que diversas corporações têm boa parte de seus membros em condições de saúde e forma física incompatíveis com o desempenho de suas atribuições. Uma dessas instituições inclusive chegou a divulgar que seus membros pretendem perder juntos mil quilos, no período de um mês”, explica Gorete Pereira.  

A mudança feita por ela ao projeto original, de autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), permite que um fisioterapeuta supervisione as atividades. Pela proposta de Leite, apenas um profissional de Educação Física poderia conduzir os exercícios.  

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  

Íntegra da proposta:   PL-735/2011  http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=494909  

FONTE com fotos e links: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/SEGURANCA/483218-COMISSAO-APROVA-ATIVIDADE-FISICA-OBRIGATORIA-PARA-POLICIAIS.html

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Por Antônio Sérgio Maritan Junior
em 13 de Março de 2015 às 14:17.

Boa tarde a todos os colegas de profissão, precisamos tomar algumas medidas para que essa lei não entre em vigor.

Acredito que o projeto com algumas alterações ficará muito bom mas, dessa forma que está não podemos aceitar.

Os policias tem todo direito a atividade física mas com orientação de um profissional formado em EDUCAÇÃO FÍSICA.

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 13 de Março de 2015 às 18:25.

Em Minas Gerais, a Polícia Militar conta com um amplo espaço para a atividade física. Além de ser obrigatória (ao menos uma vez na semana,) apenas profissionais das Educação Física prescrevem e coordenam a educação física dos militares. A PMMG além de ser referência em disciplina, organização e efetividade, é também na área ligada à saúde e bem estar físico e mental. 

O fisioterapeuta prescreve exercícios a fim de obter a reabilitação do paciente e/ou manutenção de algum desequilibro adivindo de alguma patologia. Possui caráter preventivo e curativo. Já a prescrição de exercícios para fins de ganho de massa muscular, perda de peso, condicionamento físico e /ou performance (objetivo e justificativa da PLL), deve ser feito por profissionais da educação física.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.