Cevnautas do Esporte Escolar, segue notócia de Luanda. Laercio

Defendida criação de Associação Nacional do Desporto Escolar

12 Agosto de 2014 | 11h11 - Actualizado em 12 Agosto de 2014 | 11h11

Luanda - O director nacional para a política desportiva, António Gomes, afirmou nesta terça-feira à Angop, em Luanda, haver necessidade de criação de uma Associação Nacional do Desporto Escolar, embora reconheça que se trata de uma questão sob alçada do Ministério da Educação.

Falando a propósito do binómio desporto escolar e jogos da CPLP reservado a jovens com até 16 anos de idade, disse ter chegado o momento de Angola dar passos no sentido de alavancar o desporto escolar e que a criação de uma associação afim seria o caminho.

Lembrou da existência de parceria entre o Ministério dos Desportos e da Educação: “O Ministério da Educação assumiu sempre este papel, mas nós pensamos que temos de dar um salto no sentido de que o desporto escolar tem de estar organizado e estruturado de outra forma”.

 António Gomes explicou que uma vez criada a Associação Nacional do Desporto Escolar, a instituição será liderada pelo Ministério da Educação do ponto de vista da execução, mas que passaria a ter o apoio metodológico e financeiro por parte do Ministério da Juventude e Desportos.

“Vamos trabalhar em parceria para que nestes escalões e porque a maior parte dos nossos jovens estão na escola, eles possam fazer a transição para o desporto formal melhor preparados”, frisou o antigo futebolista.

 Neste quesito, disse que o Ministério de que faz parte ajudará na formação específica dos professores de educação física nas diversas modalidades, para que o desporto escolar seja um complemento muito forte na disciplina de educação física, virada já para a área do treino com alguma intensidade.  

  Considerando exitosa a recém terminada edição dos jogos da CPLP que Angola albergou de 23 de Julho a dois deste mês, disse existir a ideia de que até a edição de 2016, em Cabo Verde, os jogos possam contar com selecções vindas das escolas, a semelhança do que já faz o Brasil.

 “Trata-se de um tema que temos vindo a aprofundar nas reuniões técnicas com os vários países membros. Até aos próximos jogos vamos ter outras reuniões, mas acho que cada país fará a sua opção, porque se nós tivermos um desporto escolar estruturado, competitivo e eficiente é claro que podemos partir para a efectivação deste pensamento”, frisou.

 O responsável ressalvou, entretanto, que em Angola já existem modalidades integradas nas escolas e citou como exemplo o xadrez, mas disse haver ainda a necessidade de melhoria dos modelos competitivos, promoção e aumento das competições escolares a nível provincial e nacional.

FONTE: http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/desporto/2014/7/33/Defendida-criacao-Associacao-Nacional-Desporto-Escolar,f7da1368-86fc-4561-ad8d-7d291c8261b8.html
 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Agosto de 2014 às 09:14.

Laércio,

Uma vez mais, obrigado! A informação coicide com o meu trabalho e, inclusive, temos razoável quantidade de usuários ao Procrie em Luanda.

Não perdi tempo e me pronunciei ofertando-lhes meu trabalho em prol de seus professores. Parece que teremos acolhida pelo que se depreende da correspondência abaixo:

 "O seu projecto é interessante e estamos interessados na sua divulgação em Angola. Para qualquer informação adicional entre em contacto com o editor de Sociedade Gaspar Francisco através do mail gfrancisco@angop.ao ".

Vamos aguardar e incrementar o intercâmbio.

Abraço.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.