Cevnautas do Esporte Escolar,

Deve ter educação no SNE? Laercio

Educação está fora do GT que criará o Sistema Nacional do Esporte

José Cruz

27/04/2015 12:19
 

O ministro do Esporte, George Hilton, instituiu um Grupo de Trabalho para “elaborar Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte”. E o que é isso?     

A Lei Pelé (nº 9.615/1998) fala em “Sistema Nacional” e “Sistema Brasileiro”, mas não são sinônimos, como alerta o advogado Luiz César Cunha Lima” no seu livro, Direito Desportivo.

“O trecho referente a sistemas do desporto é um dos mais confusos da legislação desportiva pátria”, resumiu, logo no início desse capítulo.

Conforme a Lei Pelé: o Sistema Brasileiro “garante a prática desportiva regular e melhorar-lhe o padrão de qualidade”. Já o Sistema Nacional “promove e aprimora as práticas desportivas de rendimento”.  

Sem exageros, querem nos enlouquecer

Ausência

A Portaria nº 105 do Ministério do Esporte, onde estão nomeados os integrantes do Grupo de Trabalho, fixa o prazo de 90 dias para elaborar o documento. Então, teremos em três meses o que faltou nos últimos 17 anos? E sem representante do Ministério da Educação no Grupo de Trabalho?

Para que não fique a ilusão de que vivemos novos tempos, lembro que o PCdoB realizou três “Conferências Nacionais do Esporte”. A discussão foi ampla, as conclusões variadas, e só. Nunca implementadas!  Saem os comunistas entram os bispos e fieis que mudam o rumo da discussão. Nada de “conferências”, o negócio é “grupo de trabalho”.  Aleluia!

E daí?

Mas o que quer, de fato, o governo federal com o esporte? Não sabemos nada sobre isso. Em 12 anos de PT a prioridade foi o alto rendimento, contrariando a Constituição Federal, que determina investimentos prioritários no desporto Escolar.  Nosso problema crônico da falta de estrutura e relações institucionais e de definições de competências não se resolvem em três meses e com os mesmos de sempre, já viciados no “sistema''.

Mais uma vez é ação emergencial. Agem de acordo com o megaevento de ocasião ou o ministro de plantão. Fingem que estão buscando solução para um problema crônico, quando apenas escancaram o labirinto do esporte com voltas na mesmice

O Congresso Nacional quer fazer reforma política com os políticos que lá estão, como se fossem cortar os seus privilégios. Assim é no esporte. Teremos um “sistema'' a partir do debate entre os que  já são do “sistema'' e, muitos, beneficiados por verbas que daí saem?

A portaria ministerial com os nomes do GT:http://cev.org.br/biblioteca/portaria--105-16-abril-2015/

Fonte com fotos e links: http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2015/04/educacao-esta-fora-do-gt-que-criara-o-sistema-nacional-do-esporte/

 

Comentários

Por Erik ávila
em 28 de Abril de 2015 às 10:47.

Infelizmente a máxima de que o Brasil é o "País da piada pronta" sobresalta aos olhos.

Reluto muito em escrever "criticas" referente a esse ou a outro partido ou sistema(s) de governo(s), pois parto da primissa de que todos, quando chegam ao poder, de alguma maneira, mesmo que pequena, pensam em "algum" benefício para o povo. Sim, ainda sou um "otimista".

Sei que muitos lerão.. "alguns em benefício próprio", mas não é a tônica do meu pensamento.

Choro, me entristeço de verdade a cada dia em que vejo os desmandos de nossos governantes, todos no mesmo "balaio de gato", ai sim, legislando em causa propria.

Nada mudou, nada mudará, o povo não aprendeu a votar, o povo não aprendeu a atuar politicamente, pois nos foi ensinado que a política "é suja".

Suja são as pessoas e o sistema que hoje se apresenta.

Nada mais a declarar. Desabafo.

[]´s

Erik Ávila


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.