Cevnautas,

Esses cursos também estão no ar? Alguém daqui está no projeto para nos informar & atualizar? Laércio

Secretaria Educação e Ministério do Esporte promovem curso de Esporte da Escola

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Ministério do Esporte, promoverá, nos dias 21 e 22 (turma 1) e 23 e 24 (turma 2) deste mês, das 8h às 17h, na cidade de Patos, oCurso de Extensão Esporte da Escola para todos os professores e monitores do Programa Mais Educação vinculados à atividade esportiva na rede estadual de ensino pertencentes às seguintes Gerências Regionais de Educação (GRE): 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª, perfazendo 107 municípios da região do Sertão.

O curso tem como objetivo integrar e qualificar a política esportiva educacional com a política de educação e saúde na atuação dos professores de educação física e monitores do Programa Mais Educação, incentivando a prática esportiva nas escolas, por meio da inserção da atividade Esporte na Escola do Programa.

Durante o evento, serão discutidas questões teóricas e práticas sobre o esporte de invasão (Frisbee), esporte de rede, de marca, lutas, atividades circenses, dança, ginástica, entre outros temas.

FONTE:  http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150718202304&cat=paraiba&keys=-secretaria-educacao-ministerio-esporte-promovem-curso-esporte-escola

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Julho de 2015 às 09:17.

Laércio,

Nada sei ainda sobre este projeto governamental. Enquanto aguardamos com relativa cautela o que está programado para acontecer,  esclarecemos que temos projeto da natureza já tendo feito contatos com a Fundação Roberto Marinho e Instituto Ayrton Senna (este, durante participação no I International Symposium on Science Education, 5-6 de jul/2015, no Rio).

As premissas estão disponibilizadas no blogue Procrie - www.procrie.com.br/ - e se houver mais interessados a compartilhar o assunto, estamos abertos à contribuições. Além disso, já demos iinício à disponibilização para palestras em universidades, prejudicadas pelas greves (como sempre). Vamos encaminhar o projeto para outras instituições que tratam da educação especialme no Ensino Fundamental.

Internacionalmente, estaremos oferecendo idêntico contributo ao governo português, envolvido com questões de saúde da população: obesidade infantil alarmante. É certo que a Ed. Física escolar não atende também ao que se deveria esperar de uma escola. 

Novo Currículo para a Ed. Física Escolar, uma Ponte entre Cientistas e Professores.

Ressalte-se a importância de uma reciclagem com o professorado, pois muitas contribuiões são novidades não contempladas nos bancos universitários, especialmente relativas à Psicologia Pedagógica e Cognitiva, Neurociência e pensamento corporativo (Design Instrucional).

De nossa participação no Simpósio, relatamos ao organizador Dr. Roberto Lent (neurocientista, UFRJ) nossas impressões primeiras sobre o que ali foi tratado e, de parte do professorado ali presente, nossa disposição em colaborar com vivências e projetos experimentais. Acentuamos, então, para todos os participantes - maioria de professores e diretoras - que já disponibilizamos um projeto na área da Educação Física e Esportes para as escolas. Ousamos, inclusive, em realizar palestra no próprio evento, o que teria despertado maior interesse pelos professores presentes, conforme comentários gerais. Os palestrantes não atingiram o que os professores aspiravam ouvir.  

Esperamos que seja séria a participação da UFRJ e se concretizem futuros contatos com o professorado. O tempo dirá! Enquanto isto, estaremos contactando, além das citadas, a Fundação Banco do Brasil, Victor Civita, Fundação.Darcy Ribeiro, Lemenn... E a quem possa se manifestar pelo Procrie ou neste CEV.   

Abraço.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.