Cevnautas, vamos debater? Laercio

de: Luciano Cabral presidencia@cbdu.org.br

05/09/2012 às 17h03 - Aldo Rebelo e governador do DF debatem candidatura de Brasília à Universíade 2019   

O ministro do esporte, Aldo Rebelo, reuniu-se nesta quarta-feira (05.09) com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e com o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral. O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de candidatura de Brasília como sede da Universíade de Verão, em 2019. O evento é o maior esportivo acadêmico do mundo. Também acompanharam a reunião os secretários nacionais de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, e de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, além do secretário de Esporte do Distrito Federal, Célio René.

“Depois de realizarmos a Copa do Mundo e as Olimpíadas precisamos continuar a receber os grandes eventos. A Universíade é a terceira maior competição mundial e está nesse patamar”, ressaltou Luciano Cabral.

A proposta é que, além das 17 modalidades obrigatórias, a edição brasiliense tenha futebol de areia, futsal, triatlo, vela e vôlei de praia. A formalização da intenção de candidatura das cidades deve ser apresentada à Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU, na sigla em inglês) em março do próximo ano.

“A Universíade também será um empurrão para o esporte escolar no Brasil. Alguns dos jovens que estão em fase escolar hoje, daqui a seis anos estarão na universidade e terão esse tempo para se preparar para 2019. Será importante para o Brasil, que precisa criar essa cultura de esporte nas escolas”, afirmou o secretário Afonso Barbosa.

O ministro Aldo Rebelo apresentará a proposta à presidenta Dilma Rousseff.

Jogos Mundiais Universitários
Realizada a cada dois anos, a Universíade reúne modalidades olímpicas direcionadas a atletas universitários. A única vez que um país da America Latina recebeu a competição foi em 1963, quando Porto Alegre sediou os jogos. Nas Américas, a competição foi realizada somente três vezes: no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos.

A capital federal se candidatou para receber a Universíade de Verão de 2017, mas perdeu o pleito para a cidade de Taipei, em Taiwan.

A próxima Universíade de Verão será realizada em Cazã, na Rússia, em 2013. Dois anos depois, a cidade-sede será Gwangju, na Coreia do Sul. As edições de inverno ocorrerão em Maribor, na Eslovênia, e depois em Granada, na Espanha.

Na última edição, realizada no ano passado em Shenzhen, na China, a delegação brasileira somou 18 medalhas – duas de ouro. Os donos da casa venceram, com um total de 145 pódios.

Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Comentários

Por András Vörös
em 6 de Setembro de 2012 às 09:42.

A Universíade é um evento fantástico.

Eu participei da Universíade de 1973 - Moscou, e foi uma experiência muito rica.

Agora passados 39 anos do evento, e analisando os argumentos de como isso viria a alavancar os esporte brasileiro, deixo minhas dúvidas, pois já tivemos 2 Panamericanos em solo pátrio, e o quanto evoluiu o esporte amador?

Pouco ou nada sabemos dos JUB's (que participei por 4 anos) , pois não há qualquer divulgação na grande mídia.

O esporte amador não existe mais, as universidades tampouco apoiam (e não apoiavam muito naquela época) seus atletas.

Receio principalmente pela prestação de contas do evento !!!

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.