Defendemos que o esporte deve fazer parte da formação dos universitário como componente curricular de todos os cursos. A justificativa vai na linha de reconhecer que a elevação do padrão esportivo de uma nação que se quer soberana passa pelas oportunidades em diferentes espaços e tempos pedagogicos para acessar a cultura corporal elaborada. Negar aos universitários durante a sua formação o acesso às práticas corporais é negar conhecimentos, ampliar a ignorância e sustentar a alienação. Uma nação que se quer soberana deve ter um elevado padrão de cultura corporal e esportiva. Cultura Corporal esportiva nos curriculops universitários JÁ.

Comentários

Por Edson Madeira Silva
em 18 de Setembro de 2009 às 12:26.

Perfeito. O desenvolvimento do esporte universitário além de desenvolver as abiliadedes dos alunos, futuros profissionais, proporciona o desenvolvimento das relações sociais, além do intercâmibio entre os vários cursos. Outro fator importante é a promoção da inclusão social, já que através da bolsa de estudo pelo esporte é possível despertar nas classes menos favorecidas a oportunidade de trilhar um caminho pelo desporto. Também se nota o desenvolvimento das funções multidicipinar, já que apesar do desporto ter no todo o maior desenvolvimento do curso de educação física, também está presente nos demais, tais como medicina, fisioterapia, direito (leis esportivas) entre outros.

Edson Madeira  

Por Diego Luiz Leal
em 25 de Novembro de 2009 às 20:12.

Concordo plenamente. As justificativas expostas são poucas perto dos benefícios que esta vivência traria as demais áreas, mas a idéia é sem dúvida pertinente. Esta cultura se realmente transmitida ao maior número de pessoas afetaria em vários aspectos a conciência e seria uma forma de divulgar e melhorar a qualidade de vida em nosso país.

Muito boa observação, grande Abraço.  

Por Edson Madeira Silva
em 25 de Janeiro de 2010 às 15:51.

Vamos continuar o debate, pois segundo os especialistas, está passando um meteoro esportivo pelo Brasil. Abraços à todos.  

Por Rodrigo Barros de Oliveira Ramos
em 27 de Fevereiro de 2011 às 16:26.

Estou lutando para implantar uma Associação Acadêmica dentro da Universidade que estudei, acho de fundamental importância para o crescimento esportivo a nível de que o Brasil tem interesse o investimento neste setor. E como dito anteriormente, os benefícios são inúmeros. Desde a inclusão social, a própria formação e continuidade de atletas, e até mesmo, promover uma melhor qualidade de vida para os estudantes. Cultura Corporal esportiva nos curriculops universitários JÁ [2]

Estou vendo um espaço muito grande para criação de projetos esportivos no âmbito universitário... falta mesmo!

Por Rodrigo Barros de Oliveira Ramos
em 15 de Março de 2011 às 23:32.

OI Deborah, me formei ano passado em Educação Física! Mas ainda tenho esperanças em desenvolver este trabalho na universidade. Enviei o projeto, sei que ja foi para as cabeças da universidade verem as possibilidades. Mas é preciso alguma mobilização sim... siceramente não vejo nenhuma política no Brasil certinha que apoia isso, apenas opiniõe a favor. Mas acredito que com o projeto vai dar pra abrir os olhos da Uni, e minha vontade agora é criar uma proposta com base na lei de incentivo ao esporte, para um projeto de apoio ao esporte direto dentro da universidade, são raros estes projetos no Brasil, acho que só deve ter na USP e UFJF recém aprovados. Mas sozinho... não dá!

Por Deborah Palma
em 15 de Março de 2011 às 22:33.

Rodrigo, qual o seu curso? Precisamos de iniciativas de todos os  jovens e mais do que isso, que o façam sustentados por um bom planejamento estratégico, para que a Atlética perdure. Na minha opinião, o melhor formato é o trabalho conjunto de universidade e alunos. Mas, infelizmente, o buraco é mais embaixo, e a grande maioria das IES não está nem aí. Uma pena........

Por Fernando Prota
em 5 de Dezembro de 2011 às 16:55.

Oi Rodrigo,

o projeto da USP na Lei de Incentivo é para reforma do Centro Esportivo, mas já foi aprovado há um bom tempo e está longe de começar. Além de não ser voltado para os seus estudantes.

O, agora, grande projeto da USP, está ligado a preparação para od Jogos olimpicos de 2016, e mias uma vez os alunos foram deixados de lado. Este projeto visa principalmente a pesquisa para os atletas de elite.

A USP tem as principais atléticas de São Paulo, e do Brasil, e o melhor campeonato interno. Mas tudo isso graças a vontade e esforço dos alunos e atléticas. A Universidade não apoia em quase nada na prática de esporte organizado pelos universitários.

Caso ainda precise, posso ajudar. Fui 3 anos da atlética da inha faculdade e já participei de diversas formas no esporte universitário.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.