Boa tarde.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já pensamos sobre ESCOLA, seja como educadores, na condição de alunos ou de pais de alunos de escolas diversas e suas diversas concepções de ensino/educação - 'Educar' para o trabalho, para o vestibular ou para a vida. Pois bem, vou deixar uma provocação e gostaria muito de saber suas opiniões acerca dela. A provocação é a seguinte:

O mundo será melhor quando a escola, que nos prepara para o mundo, nos ensina ou 'educa', se tornar um lugar melhor ou a escola será melhor quando o mundo, onde ela está inserida, se tornar um lugar melhor ?

Por favor, respondam, expressem, comentem suas opiniões. Grato.

 

Comentários

Por Kethlen Isabela de Oliveira Ribeiro
em 6 de Maio de 2015 às 21:30.

Essa é uma questao difícil de ser respondida uma vez que está tudo relacionado. Ao mesmo tempo que um aluno que não "recebeu educação" de sua família e vive infringindo leis pode ter sua moral e valores melhorados através de uma boa escola, bons professores e etc., pode acontecer também de um "bom filho" ter certos desvios de carater e comportamentos inadequados dentro do ambiente escolar. Acredito que dependa mais da própria pessoa do que do ambiente em que ela esta. É claro que o ambiente pode influenciar, mas vemos muitos casos de otimas pessoas (no quesito moral) que foram criadas em ambientes totalmente desorganizados e dessestruturados, e o inverso também acontece, o que torna esta questão impossivel de ser respondida com total certeza. O que deveria ser realizado, de fato, é uma parceria entre escola e família, uma vez que os dois têm um papel destacado na formação de um ser humano e sua personalidade.

Por Lucas de Almeida Araújo Lisboa
em 19 de Junho de 2016 às 22:20.

É necessário que haja uma melhora de ambas as partes, nao adianta apensas um melhorar, se nao tiver um acompanhamento do outro, caso haja essa melhora, os dois terão a interação que é necessário para o aprendizado melhor dos alunos 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.