China e a Reclamação do Eduardo Teles ? Atletas Olímpicos Maranhenses?  

CHINA E A RECLAMAÇÃO DO EDUARDO TELES – atletas olímpicos maranhenses…

0comentário

Recebo, logo cedo, esta mensagem eletronica do Eduardo, em tom zangado…

Eduardo Telles 03:07 Para: Leopoldo Gil Dulcio Vaz  Essa biografia de china está toda errada o primeiro professor de handebol de china foi Eduardo Telles no santa Teresa para confirmação vou passar o número de china para confirmação

Enviada do meu iPhone

Em 27/09/2015, às 11:09, Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com> escreveu: <PAPER 216 – ATLETAS OLÍMPICOS MARANHENSES.docx> Já publiquei:

PERFIL NO ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO – Leopoldo Gil Dulcio Vaz, SEDEL, 2013; CEV 2013; Blog do Leopoldo Vaz, dentre outros…  HANDEBOL

WINGLINTTON ROCHA BARROS – O CHINA

1974 – Nasceu em 1974, e pertence à nova geração do Handebol maranhense.

1984 – como todo garoto, começou no Futebol, jogando pelo Cruzeiro do Anil. Morador da Travessa da Passagem, onde nasceu, fundou, com os amigos, o Cruzeirinho Esporte Clube, time que durou três anos

– Pratica o Handebol desde os 10 anos de idade, quando começou a estudar no Colégio Santa Teresa, sendo seu primeiro técnico Eduardo Telles.

1987 – Após três anos de aprendizado, foi para a Associação Esportiva Mirante, cujo técnico era o Prof. Pinheiro.

1989/90 – foi bi-campeão dos Jogos Escolares maranhenses – JEM’s.

1991 – estava no Colégio Dom Bosco – ganhou bolsa de estudos, destinada a atletas. Devido à transferência de escola, não pode disputar os JEM’s daquele, devido a dispositivo do Regulamento; mesmo assim, devido às suas qualidades técnicas, foi convocado para disputar os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, disputados em Presidente Prudente – SP, onde foi artilheiro do Brasil, marca ainda não superada (Com esse resultado, o Maranhão passa a ter os dois maiores artilheiros do handebol escolar brasileiro; o primeiro, foi Luís Fernando Figueiredo – biografia mais acima – com 109 gols …). Durante aqueles jogos, estava sendo observado pelo técnico da seleção brasileira de handebol, Prof. Giacomini, e do Clube Sadia, de Chapecó – SC. Foi convocado, com 16 anos, e desde então permanece como titular absoluto da seleção brasileira e já são 12 anos…

1992 – campeão brasileiro, por Chapecó; no ano seguinte, dos Jogos Abertos de Santa cataria; dos Jogos regionais; Jogos Sulamericanos, na categoria Júnior; e vice-campeão pan-americano. Nesse mesmo ano passou a representar a Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul – UFSM -, nos Jogos Aberto de Santa Catarina e, ainda, foi campeão dos Jogos Abertos do Brasil.

1995 – Em 1995, transfere-se para a Metodista (de Piracicaba, São Paulo), participando do Campeonato Mundial Júnior e do primeiro Campeonato Mundial Adulto, na Islândia; no Pan-Americano, na Argentina.

1996 – está de volta à São Luís – casara-se

1997 -disputa o campeonato brasileiro, pelo Moto Clube de São Luís, sagrando-se vice-campeão brasileiro por clubes

1998 – disputa o campeonato brasileiro, pelo Moto Clube de São Luís, sagrando-se campeão brasileiro por clubes

– Nesse mesmo ano, transfere-se para o IMS, de São Paulo, por onde conquistou o vice-campeonato da Liga Mundial de Handebol, tendo participado, ainda, do Mundial da França, pelo Vasco da Gama (Rio de Janeiro), ficando em 17o lugar.

2001 – Em 2001, vai para a Alemanha, onde pretende aperfeiçoar sua técnica, porém após quatro meses está de volta ao Brasil, devido a uma antiga contusão no ombro.

2002 -volta a jogar pelo IMS/São Caetano (SP), lá permanecendo até se recuperar, disputando o Pan-Americano de Clubes e a Liga Nacional, além de outros campeonatos e torneios.

2003 – Aos 29 anos, tornou-se campeão pan-americano, nos jogos disputados em Santo Domingo (2003), na República Dominicana.

Fonte: SANTOS, Luciene. Winglitton Rocha – o China. O ESTADO DO MARANHÃO, São Luís, 24 de agosto de 2003, Domingo, p. 10. Perfil.;

 

O que Eduardo reclama é a biografia de China no livro da Katia Rubio:

 

ATLETAS OLÍMPICOS MARANHENSES[1]

 LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ[2]

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Academia Ludovicense de Letras

           Lançado à cerca de 30 dias, ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS, de Kátia Rubio (São Paulo, SESI-SP, 2015, 648 p.).             Meu exemplar chegou ontem (25/09/205), pela tarde, ao custo de R$ 130,00, mais frete, através da Livraria Cultura (compra pelo sitio da Internet…); como a edição é por demanda – você pede e a editor imprime e remete ao distribuidor -, levou 20 dias para chegar… se pedido diretamente à Editora (SESC-SENAI/SP Editora), sai pelo mesmo valor, mas demora mais…

É obra que traz o reconhecimento e exalta o esforço daqueles que dedicaram toda uma vida ao esporte e conseguiram participar de uma Olimpíada.

HANDEBOL

CHINA Winglitton Rocha Barros nasceu em 22 de junho de 1974, em São Luis (MA). Começou a jogar handebol aos 10 anos, sob a orientação do técnico Zé Pinheiro Silva. Seu desempenho lhe valeu uma bolsa de estudos na Escola Santa Tereza. Em 1991, mudou-se pra Chapecó (SC), a convite do técnico Luis Celso Giacomini. Passou ainda pelas equipes: Caçador, Concórdia, Metodista/São Bernardo, são Caetano, e Vasco da Gama. Chegou à seleção brasileira adulta em 1995, ano em que conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Mar-del-Plata. No ano seguinte, participou dos Jogo Olimpicos e Atlanta. Atuou na Itália por duas temporadas e, no retorno, ao Brasil, jogou pelo Pinheiros. Encerrou a carreira de atleta em 2008. Em 2009, formou-se me Jornalismo e fez pós-graduação em Gestão Pública. Foi secretário-adjunto de projetos especiais da Secretaria de Estado do esporte e Lazer do Maranhão. (RUBIO, 2015, p. 362-363) [1].

 

Para comparação, publiquei junto outros  perfis… verificando a veracidade dos dados publicado- e certamente checados pela Autora – e para facilitar o trabalho; omiti informações sobre a sua destrada participação na politica maranhense, reservandom apenas as de crátr esportivo…

in https://pt.wikipedia.org/wiki/Winglitton_Rocha_Barros

Winglitton Rocha Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Winglitton Rocha Barros, conhecido como China, (São Luís, 22 de junho de 1974) é um jogador de handebol brasileiro.[1]. A origem do apelido é devido a seus traços orientais. Começou a jogar handebol com 11 anos na Escola Santa Teresa, na cidade de São Luís. Em 1991, transferiu-se para o Chapecó, de Santa Catarina. Chega ao São Caetano em 1998 e a partir de 1999 defendeu o Vasco da Gama. Jogou pelo Moto Clube de São Luís, sendo campeão brasileiro da primeira divisão em 1998. Atuou também pela Metodista, do estado de São Paulo. Transferiu-se para o handebol italiano por duas temporadas, ajudou a equipe de GAETA, a cerca de 140 de Roma, a subir da 2ª para a 1ª divisão sendo um dos artilheiros da competição. Em 2006 retornou ao Brasil para atuar pelo Esporte Clube Pinheiros, clube da capital paulista, conquistando todos os títulos dos campeonatos disputados. Aposentou-se da seleção brasileira em 2004, às vésperas de disputar sua segunda olimpíada, a de Atenas, por lesão no ombro direito. Em 2007 aposentou-se das quadras. Formou-se em jornalismo pela Universidade Paulista em 2009. É MBA em Gestão Pública pela FGV de São Paulo. Desde 2001 foi nomeado pela governadora do Maranhão para ser sercretário adjunto de projetos especiais da SEDEL (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer).[1] Idealizou e coordenou o Evento Verão Litorânea, a Estação dos Esportes, evento realizado pela SEDEL em 2001, realizado aos finais de semana do mês de julho na orla de São Luís, capital do Estado maranhense. Coordenou junto com a Federação Maranhense de Handebol o Campeonato Brasileiro de Handebol da primeira divisão realizado em São Luís no mês de setembro de 2011. Formou-se em jornalismo pela Universidade Paulista em 2009. MBA em Gestão Pública pela FGV de São Paulo. Em 2011 foi nomeado pela governadora do Maranhão para ser secretário adjunto de projetos especiais da SEDEL(Secretaria de Estado do Esporte e Lazer). Idealizou e coordenou o Evento Verão Litorânea, a Estação dos Esportes, o maior e melhor evento realizado pela SEDEL em 2011, realizado aos finais de semana do mês de julho na orla de São Luís, capital do Estado maranhense. Coordenou a campanha do deputado estadual mais votado do Maranhão em 2010 e em 2012 auxiliou, exercendo a função de coordenador geral, a eleger a prefeita de Coroatá. Foi convidado em dezembro de 2012 para ser o Secretário Chefe da Casa Civil da cidade de Coroatá.

Artilharia

  • Artilheiro da Seleção brasileira no Pan de 2003
  • Artilheiro da seleção brasileira no Sul-Americano de 2000
  • Artilheiro e melhor jogador da Liga Nacional em 1999, 2000 e 2001
  • Artilheiro e melhor jogador do Campeonato Brasileiro em 1997 e 1998
  • Artilheiro do Campeonato Carioca em 2000 e 2001

Titulos

  • Campeão dos Jogos Pan-Americanos, 2003
  • Vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos, 1995
  • Vice-campeão Pan-Americano junior,1993, pela seleção.
  • Vice-campeão Pan-Americano, 1994, pela seleção.
  • Campeão Sul-Americano, 2000
  • Bicampeão brasileiro, 1992, 1993, por Chapecó.
  • Bicampeão da Copa do Brasil1992, 1993, por Chapecó.
  • Campeão brasileiro,2005, por Metodista.
  • Campeão da Copa do Brasil, 2005, por Metodista.
  • Campeão da Liga Nacional,2003, por São Caetano.
  • Campeão da Copa do Brasil, 2006, por Esporte Clube Pinheiros.
  • Campeão da Liga Nacional, 2007, por Esporte Clube Pinheiros.
  • Pentacampeão Maranhense, jogando pelo Moto Clube.
  • Bicampeão Carioca, jogando pelo Vasco.
  • Bicampeão Catarinense.
  • Campeão Gaúcho.

 

In http://cev.org.br/qq/chinadnae/ Winglitton Rocha Barros – Jornalista – Brasil, São Luís – MA. perfil

Winglitton Rocha Barros, conhecido como China, (São Luís, 22 de junho de 1974) é um jogador de handebol brasileiro.1

A origem do apelido é devido a seus traços orientais. Começou a jogar handebol com 11 anos na Escola Santa Tereza, na cidade de São Luís. Em 1991, transferiu-se para o Chapecó, de Santa Catarina. Chega ao São Caetano em 1998 e a partir de 2000 defendeu o Vasco da Gama. Jogou pelo Moto Clube de São Luís, atuou também pelo Metodista, do estado de São Paulo. Transferiu-se para o handebol italiano por duas temporadas e em 2006 retornou ao Brasil para atuar pelo Esporte Clube Pinheiros, clube da capital paulista.

Formou-se em jornalismo pela Universidade Paulista em 2009. É pós-graduando em Gestão Pública pela FGV de São Paulo. Desde 2001 foi nomeado pela governadora do Maranhão para ser sercretário adjunto de projetos especiais da SEDEL (Secretaria de Estado do Esporte e Lazer).1Idealizou e coordenou o Evento Verão Litorânea, a Estação dos Esportes, evento realizado pela SEDEL em 2001, realizado aos finais de semana do mês de julho na orla de São Luís, capital do Estado maranhense. Coordenou junto com a Federação Maranhense de Handebol o Campeonato Brasileiro de Handebol da primeira divisão realizado em São Luís no mês de setembro de 2011.

Formou-se em jornalismo pela Universidade Paulista em 2009. É pós-graduando em Gestão Pública pela FGV de São Paulo. Desde 2011 foi nomeado pela governadora do Maranhão para ser secretário adjunto de projetos especiais da SEDEL(Secretaria de Estado do Esporte e Lazer).

Idealizou e coordenou o Evento Verão Litorânea, a Estação dos Esportes, o maior e melhor evento realizado pela SEDEL em 2011, realizado aos finais de semana do mês de julho na orla de São Luís, capital do Estado maranhense.

Coordenou a campanha do deputado estadual mais votado do Maranhão em 2010 e em 2012 auxiliou, exercendo a função de coordenador geral, a eleger a prefeita de Coroatá.

Está Secretário Chefe da Casa Civil do Município de Coroatá desde 01 de janeiro de 2013.

[1] RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

[1] Publicado no BLOG DO LEOPOLDO VAZ ATLETAS OLÍMPICOS MARANHENSES Por Leopoldo Vaz • domingo, 27 de setembro de 2015 às 10:22 http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2015/09/27/atletas-olimpicos-maranhenses/

Publicado no CEV. ATLETAS OLÍMPICOS MARANHENSES. Por Leopoldo Vaz • domingo, 27 de setembro de 2015 às 10:22. http://cev.org.br/comunidade/maranhao/debate/atletas-olaimpicos-maranhenses/

[2] Professor de Educação Física. Mestre em Ciência da Informação. Pesquisador-associado do Atlas do Esporte no Brasil – WWW.atlasesportebrasil.org.br, e autor do ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO. São Luis: SEDEL, IHGM, 2013.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.