Cevnautas dos Estudos Olímpicos,

Nem aqui na comunidade repercutiu o Dia Universal Olímpico se ele foi dia 21. Se é hoje, vale a lembrança.

O Portal Escolar trouxe uma nota comemorando 21:

http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-universal-olimpico-olimpiadas-21-de.html

A Wikipedia diz que é dia 21 de junho

http://pt.wikipedia.org/wiki/21_de_junho

O COI comemora no dia 23 e dá o endereço do RJ, onde parece não ter informação sonbre o dia:

http://www.olympic.org/ioc-old?articlenewsgroup=-1&articleid=199903

Vamos organizar alguma coisa postando os nossos conhecimentos e estudos no calendário do ano que vem?

Podemos começar garimpando e comentando aqui outros endereços de comemoração.

Laercio

 

Comentários

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 23 de Junho de 2014 às 11:33.

O Dia Olímpico é hoje!

 

http://www.olympic.org/olympic-day

 

Saudações Olímpicas!

Guilherme

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 23 de Junho de 2014 às 11:52.

Prezados,

 

aproveitando o momento, indico o sítio do projeto Transforma Educação, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016:

http://www.rio2016.com.br/educacao/

 

Informo também sobre palestra do Prof. Lamartine, em 19 de junho pp,  sobre megaeventos esportivos- ver em https://www.facebook.com/lamartine.dacosta

 

Saudações Olímpicas

Guilherme

Por Ricardo de Almeida Castillo
em 23 de Junho de 2014 às 16:19.

Segundo o Forum Olímpico de Portugal (http://www.forumolimpico.org/):

Saludos

Ricardo Castillo

Dia Olímpico  

23 de Junho

O Dia Olímpico foi comemorado pela primeira vez em 1948 a fim de celebrar o nascimento dos Jogos Olímpicos da era moderna a 23 de junho de 1894 na Sorbonne em Paris com o objetivo de promover a prática desportiva em todo o mundo independentemente da condição social, da idade, do género ou da capacidade atlética de cada um.

Porquê 23 de Junho?

Porque o dia 23 de junho é considerado o dia em que, no ano de 1894, foi fundado o Comité Olímpico Internacional.

Todavia, nem sempre foi assim. Na realidade o dia de aniversário do COI começou por ser o de 24 de junho. Pelo menos até 1911.

Estatutos de 1911

Le Comité International Olympique, auquel le Congrès International de Paris a confié la mission de veiller au développement des Jeux Olympiques solennellement rétablis le 24 juin 1894, se propose :

1º d'assurer la célébration régulière des Jeux;

2° de rendre cette célébration de plus en plus parfaite, digne de son glorieux passé et conforme aux idées élevées dont s'inspirèrent ses rénovateurs;

3° de provoquer ou d'organiser toutes les manifestations et, en général, de prendre toutes les mesures propres à orienter l'athlétisme moderne dans les voies désirables.

Estatutos de 1920

Le Comité International Olympique, auquel le Congrès de Paris a confié la mission de veiller au développement des Jeux Olympiques solennellement rétablis le 2 3 juin 1894, se propose:

1º d'assurer la célébration régulière des Jeux;

2º de rendre cette célébration de plus en plus parfaite, digne de son glorieux passé et conforme aux idées élevées dont s'inspirèrent ses rénovateurs;

3° de provoquer ou d'organiser toutes les manifestations et, en général, de prendre toutes les mesures propres à orienter l’athlétisme moderne dans les voies désirables.

Entre 1911 e 1920 não conhecemos estatutos em que nos possamos basear. Não dizemos que não existam.

Entretanto, em 1966 os dirigentes do Comité Olímpico Grego decidiram passar a comemorar o dia Olímpico em 6 de abril. Porque? Porque, justificam eles, foi a 6 de abril que, em 1896, teve início a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Os grego sempre tiveram um problema relativo à realização dos Jogos Olímpicos que data de 1896. A partir de 2004 passaram a ter dois.

Segundo o Comité Olímpico Internacional o Dia Olímpico para além de proporcionar a organização de diversas atividades desportivas por todo o mundo fundamenta-se em três pilares fundamentais:

  • Movimentar;
  • Aprender;
  • Descobrir.

Portanto, trata-se de um evento em que, numa perspetiva desportiva, educativa e cultural, o objetivo é promover um conjunto de atividades desportivas, entre elas as tradicionais corridas, dirigidas às crianças e aos jovens de todos os países do mundo.

Geralmente o Dia Olímpico decorre sob a responsabilidade dos Comités Olímpicos Nacionais a partir dos apoios financeiros do Programa de Solidariedade Olímpica e o suporte técnico das Federações Internacionais e Federações Nacionais.

De notar que alguns países incorporaram as comemorações do dia Olímpico no programa anual das atividades escolares onde os mais diversas projetos no domínio da cultura e da ciência e numa dinâmica interdisciplinar surgem associadas ao desporto.

Entre nós, consultados os jornais, a data passa completamente despercebida.

 GP, 2014-06-23.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.