Caros colegas do CEV Estudos Olímpicos,   Gostaria de propor um debate sobre o congresso olímpicos (ICSEMIS), a ser realizado em Santos/SP do dia 31 de agosto até 4 de setembro de 2016.   Apresentei um trabalho na edição de Glasgow em 2012, na qual fui bolsista do evento, e achei bastante interessante as palestras e projetos apresentados nesse evento.   Maiores informações no website oficial do evento: http://www.icsemis2016.org/   Saudações Olímpicas

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 15 de Dezembro de 2015 às 19:36.

Gabriel, Cevnautas,

Estive ontem no lançamento oficial do ICSEMIS (congresso cientifico pré-olímpico). Foi no auditório da Preitura de Santos. A reunião foi divulgada como um coletiva de imprensa. Estavam presentes a Reitora da UNIFESP, pró-reitores, Prefeito, Secretários e nossos companheiros da Educação Física.

O evento está atradíssimo e é hora de todos colaborarmos para que o maior evento de Ciências do Esporte do mundo, que acontece no Brasil em 2016, seja realizado a contento.

Laércio

PS: Estamos juntando os programas e trabalhos dos Congressos-Pré-olimpicoss / ICSEMIS no banco de eventos e na biblioteca do CEV. Quem topa ajudar?

Já temmos todos os trabalhos de Atenas: http://cev.org.br/biblioteca/especiais/atenas

 

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Dezembro de 2015 às 08:58.

Laércio,

Creio que seria demasiado atrevimento de minha parte apreentar o meu projeto em evento tão importante. Mas deixo uma pontinha de deejo e um raciocínio que talvez possa sensibiliar as pessoas que decidem. Peço seus conselhos e de quantos já tenham participado, como o Gabriel, e de outros que vivem nesse planeta..   

Tudo começa com o primeiro passo!

Tomo como exemplo a maratona, uma das provas olímpicas. Por ser individual, diz-se que ganha quem chega em primeiro lugar. Assim, tudo o que puder ser dito sobre técnicas de treinamento etc., são providências que os indivíduos (profissionais) se propõem a executar para que o atleta alcance êxito nas provas.

Mas o que motiva um indivíduo por-se a correr percursos tão longos (+2h) e sacrifíicante, se bem próximo dali outros talvez não levem 10 segundos para ter o seu momento de glória? Certamente todos saberão responder com conhecimento de causa e "n" razões.

Entretanto, gostaria de levantar uma questão que talvez passe desapercebida a mutos congressistas: Quando deve ter início o treinamento de uma pessoa, em que área de atuação, e principalmente, 'como' treiná-la"? E vou além: "Como interessar alguém para a prática esportiva?

Para mim, tudo  tem início a partir da segunda infância, quando crianças começam a frequentar a escola e tem contato com professores. Estes, mais do outros profissionais, têm a maior influência da vida dos seus alunos. Lembro o que disse Henry B. Adams: "Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência". 

Em outro exemplio, como despertar crianças para o voleibol? Em Leipzg/1972, no Congresso Técnico da FIVB, os técnicos presentes concluíram que o futuro do voleibol estaria no interesse que se poderia despertar em crianças para a sua prática. E o que acham que foi realizado a respeito no mundo? 

Assim, concluo que eventos da natureza pouco ou quase nada dizem, não contribuem para mudanças de atitudes, são estéreis em ideias - posso estar errado -, mas imagino que se presta a "enriquecer currículos acadêmicos. Sempre foi assim e não creio que tenha mudado. Basta ver os comentários (quando o fazem) e a ausência de alguma manifestação escrita, tipo relatório, ou melhor, uma apreciação sobre temas tratados.

Vejam o que poderíamos tratar...

Um projeto adjetivado como REVOLUCIONÁRIO! Para alunos do ensnio fundamental e professoes de Educação Física e Esporte.

---------------------------------------------------

Manual de Engenharia Pedagógica

Proposta Curricular: da Quadra para a Sala

 

S u m á r i o

 
 

 

 

PARTE I...       Antecedentes e Diagnóstico

                                 Estudo e Pesquisa

                                 Por que é Revolucionário? 

PARTE II...      Desenvolvimento e Maturidade

                                 Como Melhorar a Educação no Brasil?

                                 O Futuro da Educação

                                 Proposta Curricular séc. XXI

PARTE III...     Formação Profissional Continuada

                                 Educação Física e Esporte

                                 Prática de Ensino

PARTE IV...     Prototipagem: Centro de Estudos, Prática Didática

                          Design thinking, Potencializando Inovações

                          Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas

                          Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books

É ensinável?

------------------------

Resiliência: conceito definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse - sem entrar em surto.

Acurácia: é o quanto você consegue chegar próximo da sua meta. Aperfeiçoar, apurar, diagnosticar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.