Recentemente participei de uma pesquisa liderada pelos Professores Holger Preuss, Norbert Schütte, Thomas Könecke e Lamartine Pereira DaCosta, acredito que membros desta comunidade também. Esta pesquisa on line se refere ao status do Movimento Olimpico/Jogos Olimpicos em âmbito internacional. Num total de 190 participantes de 46 países, a pesquisa trás dados muito interessantes.

Gostaria de compartilhar um questionamento sobre os quatro valores "top of mind" mensurados neste estudo (Fair Play, Respeito/Tolerância, Excelência, Amizade). Em uma aula com o Professor Otto Schantz, Vitória/ES (Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES), ele comentou do processo de estabelecimento dos três valores gerais do Movimento Olímpico. Que tais valores foram indicados por uma pesquisa do departamento de marketing do COI. Como o presente artigo cita, fora realizada uma pesquisa pela Edgar, Dunn & Company visando  reuniu quatro preposições de valor somando-se o sistema de valores Olímpicos.

Duas questões

1) Foi a partir dessa pesquisa que o COI estabeleceu esse valores "Excelência, Amize e Respeito"? Ou foi uma série de pesquisas?

2) Os valores olímpicos foram estabelecidos por uma manobra de marketing?

3) Interessante que no presente artigo estes valores, após o Fair Play, representam no imaginário dos "Olympic Scholars" como representantes mais claros do Olimpismo. Até onde isso pode ser influência ou não dessa manobra de marketing? 

 

Bons Desafios!!!

Link da pesquisa: http://www.sport.uni-mainz.de/Preuss/Download%20public/Working%20Paper%20Series/Working%20Paper_No_13_Olympic%20values.pdf

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.