Cevnautas dos Estudos Olímpicos,

Desculpem possíveis duplicações.  Laércio

.. um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/os-sem-tocha-mobililzacao-dos-atletas-olimpicos-desprezados-no-revezamernto/

Os Sem-tocha. Mobililzação dos Atletas Olímpicos Desprezados no Revezamernto

Cevnautas,  

Esta é uma chamada para o apoio aos atletas olímpicos que foram "esquecidos"  para dar lugar a políticos, cantores, .. no revezamento da Tocha Olímpica  

A Campanha começou com o José Cruz e o apoio da Dra Kátia Rúbio.

O objetivo é conseguirmos um vídeo de cada estado.   Em breve divulgaremos os líderes de cada iniciativa.  

http://cev.org.br/biblioteca/eu-sou-um-atleta-olimpico/ 

Estão todos convidados a comentar & ampliar lá.  

Colo abaixo o comentário da Dra Kátia no vídeo.

"Katia Rubio · 

Esse video foi feito no dia seguinte à chegada da chama olímpica ao Brasil, dia 04 de maio de 2016. Depois de constatar que vários atletas olímpicos brasileiros estavam fora do revezamento da tocha olímpica no Brasil resolvi criar a campanha #todoatletaolimpicodeveconduziratocha. Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800m em Los Angeles, 1984, depois de correr com a tocha em sua cidade natal, Taguatinga, emprestou sua tocha para que os outros atletas pudessem participar desse video. Depois deles, alguns ja foram chamados a conduzir a tocha em outros estados, mas alguns ainda aguardo por esse chamado."  

Laércio

Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 20 de Julho de 2016 às 16:32.

Eu disse não à tocha. Meu 'olimpismo' tem limites

Identifiquei-me muito com a atitude do Meligeni (ver abaixo) publicado em 18/07/2016. Aliás, penso que não só eu, mas também os mais da metade dos entrevistados no Rio sobre o que pensam das Olimpíadas em sua cidade. (pesquisa publicada na mída recentemente). Leiam o que disse o tenista... 

Fernando Meligeni explica por que não quis saber de carregar a tocha olímpica

Vídeo reslacionado: http://espn.uol.com.br/post/614382_eu-disse-nao-a-tocha-meu-olimpismo-tem-limites

A tocha olímpica passará por São Paulo e muitas pessoas já me perguntam. Você vai carregar a tocha? Você foi convidado?

Ao ver diariamente pessoas correndo, caminhando e se emocionando ao carregar a tocha, pensei com muito carinho se deveria ou não estar nessa festa. Sem julgar ou querer ser diferente das pessoas, tenho minha própria opinião e decisão.

Em primeiro lugar, pensei com o coração. Sinceramente é legal? Acho que sim, mas percebo que é muito mais uma festa, uma chance de botar na mídia social do que um prazer tão grande ou um ideal olímpico. Para mim, o tal 'olímpismo' é lutar pelo seu país, correr em todas as bolas, defender seu esporte, jogar todas as vezes que foi chamado ou simplesmente amar e respeitar sua bandeira. Levar ou não levar a tocha me parece bem mais uma ação do que uma causa. Quantos que levaram e não estão nem aí com seu país ou quantos que ficaram de fora e amam o Brasil e não foram chamados? Por isso, ao me julgar, pense um pouco antes. Querendo ou não, a decisão de levar é pessoal, e não de patriotismo.

Em segundo lugar - e quem sabe o mais importante -, fui chamado depois de um dos chefes ir a um programa de TV e me perguntar se eu iria participar. Meu nome não estava previsto naquele momento. Ele fez uma ligação na minha frente e resolveu o problema ( será que é esse tratamento que eu mereço?) Minha relação com o comitê nunca foi das melhores. Não estaria sendo hipócrita ao aceitar? Nem mesmo fui convidado para a inauguração do Centro Olímpico de Tênis, ou para o evento-teste que ocorreu no Rio. Mesmo sendo o tenista que foi mais longe em uma Olimpíada, nem entrar ao complexo eu entrei. Porque deveria ir a um revezamento que deixou um monte de atleta esquecido. Será que eu sairia de lá 100% feliz com minha atitude? Acho que não.

Por isso não aceitei. Quero deixar claro que agradeço pelo convite. Fico feliz e incentivo às pessoas a aceitarem o convite. Amo as Olimpíadas e vou torcer por cada atleta que entrar para representar nosso país. Mas meu 'olimpismo' tem limites. E, sinceramente, não nasci para ser político ou brincar de fazer de conta.

Posso estar errado. Podem cair milhares de críticas, mas a pior crítica que eu posso receber é a da minha honestidade. E ela me disse para não carregar a tocha.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.