MMA: Qual a ética que existe em um esporte que o objetivo final e destruir seu adversário, sem nenhuma preocupação com a integridade física do outro?

Comentários

Por Gustavo Vilela Crispim
em 10 de Janeiro de 2014 às 13:22.

Assisto à algumas lutas da modalidade e acho o esporte interessante,em partes,concordo que é um esporte violento,mais não acho que é uma apologia a violência relacionado ao esporte credenciado de acordo com as normas das competições.O boxe por sua vez é um esporte que tras mais maleficios aos atletas do que o próprio MMA.

Por Aline Alves Vieira
em 23 de Janeiro de 2014 às 18:47.

Vejo o MMA como esporte. A luta proporciona ao atlteta grandes valores tais como: disciplina, respeito ao corpo do adversário, perseverança e superação. Tudo isso faz parte da realidade das lutas, porém, convivemos com a mídia qe deturpa muito a realidade do MMA. Eles não falam das raízes, apenas mostram os combates, e desta forma etá insentivando a violência para o espectador que assiste, sobretudo as crianças. 

Se enquanto espectadores, nós tivessemos acesso aos princípios, nossa visão quanto a este esporte seria diferenciada.

 

Por Rafael Alves
em 23 de Janeiro de 2014 às 19:25.

Esporte, por mais violento que possa parecer ainda sim é esporte. Por trás do ringue há toda uma preparação, um treinamento, pessoas especializadas, comissão técnica, comissão atlética, médicos. Acredito que em qualquer esporte, seja MMA, karatê, jiu-jitsu, boxe, futebol, basquete, futebol americano, rugby e entre outros. Com toda certeza onde há contato físico há lesões, isso é natural do esporte de contato. 

Por Guilherme de Almeida
em 28 de Janeiro de 2014 às 13:03.

Vejo o MMA como esporte sim. Regras garantem a integridade física do atleta principalmente em relação ao adversário: levemos em conta a proibição da joelhada quando o adverário estiver com três apois no chão, assim como a proibição de golpes na nuca e etc. As contusões parecem ocorrer inclusive mais por conta da carga de treinos, pensando na quantidade de atletas que machucam joelho e etc. Mas por outro lado, parece claro que esse esporte pode influencias as pessoas negativamente, pois nem todos tem a consciencia e o respeito com as artes marciais. É uma relação delicada, onde os professores dessas artes devem pensar cada vez mais em contribuir para a contrução de uma mentalidade esportiva e respeitosa dos alunos.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Julho de 2014 às 23:43.

Mas no mundo das artes marciais não há somente o objetivo da luta, pois em cada estilo há uma filosofia que é transmitida aos praticantes. Essa filosofia pode ser entendida através de suas origens, um praticante que não tiver um mínimo de filosofia na sua prática torna-se um assassino com os punhos. Uma arte que é a arte de lutar tem que ter limites e esses limites são impostos pela Filosofia Marcial. A filosofia marcial trata apenas de questões ligadas à arte e à sua execução, de modo geral organiza a mente do praticante para agir de forma coerentemente ética. 

Por Diana Sobreira
em 13 de Julho de 2014 às 22:35.

Dentro das propostas do esporte, há sim uma preocupação com a integridade física do adversário. Muitos valores morais são proporcionados aos atletas que praticam, não essa modalidade, mas como todas as lutas. Esses valores (respeito, superação, perserverança, determinação, humildade) é que movem o esporte, por isso não vejo o MMA como apologia à violência. 

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 22 de Dezembro de 2014 às 15:54.

Assunto extremamente polêmico. Sem dúvida há um conflito entre as éticas e valores educacionais das artes marciais e do MMA.

Recomendo as seguintes leituras que buscam mostrar essa questão ética no Kung-Fu (ou Wushu) e vocês mesmos podem comparar.

http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/28/25

http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/30/27

http://www.listasconfef.org.br/arquivos/teses_e_dissertacoes/MOCARZEL.pdf

Por Nicole Leon Bordest
em 30 de Novembro de 2015 às 10:39.

De maneira alguma o MMA sozinho oferece apologia à violência. Além disso, a ética na minha opinião deve fazer parte da vida de todos os seres humanos, independente da situação ou local que a pessoa se encontre.

Portanto, para mim, é claro que no esporte não seria diferente! Existe vários estudos, reportagens, já saiu inumeras vezes na mídia, mostrando como as Lutas influenciam de maneira positiva a vida daqueles que praticam e se dedicam ao esporte.

Atletas sérios e profissionais comprometidos com a saúde, bem estar e integridade de maneira geral do atleta possuem bons resultados não só dentro do Ringue de luta mas principalmente, no crescimento pessoal. Por mais contraditório que possa parecer, isso é possível sim e temos vários exemplos. 

Por Ramon Dias Lourenço
em 25 de Janeiro de 2016 às 15:50.

Como todas as competições  objetivo e ter um vencedor e o mma não e diferente, mas todos os altetas são bem treinandos  em diversas artes marcias sendo que todas as artes  tem como essencia  uma filosofia de vida  onde o respeito o equilibrio são alicerce de seus praticantes  mas si o mma  insita a violência , o que diriamos dos desenhos animados onde em horariro nobre  a violência e explicida onde nossas crianças reproduz inocentimente  essas guerras entre mutantes e mostros 

Por Jeffrey Gerard Fernandes
em 1 de Fevereiro de 2016 às 10:17.

Vejo o MMA como um esporte sim. É um esporte onde tem contato e o objetivo é vencer o adversário, assim como qualquer outro esperte que o objetivo é também vencer o adversário. Muitos olham o MMA como uma apologia a violência por ser uma luta, mas mesmo sendo luta tem regras e valores; não é apenas colocar dois lutadores em uma arena e deixar a carnificina rolar, para lutar, tem que ter treeino, responsabilidade e diciplina.

Por Lucas de Almeida Araújo Lisboa
em 30 de Maio de 2016 às 23:09.

O MMA é um esporte como qualquer outro de luta, porém com um pouco mais de agressividade, mas não foge muito do que é o boxe não, mas atualmente se tornou viral, e deixou de lado qualquer outro esporte de luta. A criação do tuf no Brasil é um prova disso. Em relação a qual ética tem no MMA que o objetivo é "destruir" seu adversário, é a mesma que no futebol , vôlei, tênis que você precisa vencer seus adversários, e não  acho justo falar que um lutador de MMA não é um atleta, e acho q ele também não gostaria de não ser considerado como tal

Por Júlia Batalha Gomes Costa
em 27 de Junho de 2016 às 21:37.

Vejo o MMA como esporte sim, até porque todo o aparato que corre por tras da luta de fato, tem todas as características de um esporte. Os atletas são pagos, alguns muito bem pagos, existe confederação, treinamento específico, aparatos médicos, e aparelhos para a proteção do atleta. É um esporte realmente mais agressivo, porém segue principios eticos, como a disciplina, o respeito ao adversário e outros preceitos presentes em todos os esportes de luta. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.