''Constantemente ouvíamos “marombeiros” falando: “não alongue pois atrapalha o ganho de massa muscular!”,”alongamento não serve para nada!”. O legado desta teoria infundada é o grande número de malhadores com a musculatura encurtada, vemos freqüentemente bíceps que não estendem totalmente, ombros projetados à frente, escápulas elevadas…'' ( trecho retirado do site usado como referência http://treinamentoesportivo.com/index.php/treinamento-forca/treinamento-forca-alongamento-e-hipertrofia/ )
Discutir sobre alongar ou não, pré ou pós atividade física é um tema que gera muita dúvida e discordância entre os profissionais e estudantes da área de educação física, são diversas opiniões como por exemplo '' alongar para treinamento de força é desnecessário'' ou '' alongar é coisa de iniciante,não serve para nada'', enfim,as opiniões se divergem, mas sabemos que alongar pode favorecer o anabolismo de duas formas como: aumento do espaço físico dentro da fibra muscular e liberação de hormônios anabólicos. Gostaria de saber o que vocês sabem e acham sobre tal assunto.
Att.

Comentários

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 12 de Janeiro de 2016 às 18:36.

    O alongamento nada mais é do que um exercício que visa dar elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular. Portanto, ao se alongar, você força o músculo a esticar suas fibras e a se adaptar a esta condição. Mas essa ação causa stress no músculo, portanto ao combinar o alongamento com a atividade do seu treino, seja aeróbico ou hipertrofia, você está intensificando ainda mais o stress muscular, que pode levar à lesões. O alongamento então, seja antes ou depois do treino, não contribui em nada para prevenir lesões. A melhor forma de se preparar para começar o treino é realizando um aquecimento, o alongamento não é proibido, mas deve ser leve. O alongamento não é prejudicial, ele traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento certo. As seções de alongamentos devem ser programadas para serem realizadas em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. Nestes casos, o alongamento pode contribuir para a prevenção de lesões.

Por Paulo Azevedo
em 14 de Janeiro de 2016 às 15:44.

Prezada Larissa,

podemos iniciar o debate com as referencias que demonstram, através de evidências científicas, suas afirmações: "mas sabemos que alongar pode favorecer o anabolismo de duas formas como: aumento do espaço físico dentro da fibra muscular e liberação de hormônios anabólicos"?

Caro Leandro, o que escreveu está mais para horóscopo (vai acontecer algo, mas pode ser que não aconteça...) do que Ciência aplicada ao treinamento resistido. Quais as evidências científicas para todas suas afirmações?

Att.,

Paulo Azevedo

Por Larissa Vitalina de Medeiros Pires
em 21 de Janeiro de 2016 às 09:31.

Endlich et. al. (2009) descrevem que sessões de alongamentos estáticos efetuados antes de atividades que envolvam força dinâmica possuem a capacidade de alterar negativamente o desempenho dessa qualidade física, acarretando pior rendimento em longos períodos de alongamento. Costa et. al. (2009), em estudo feito com 20 lutadores de jiu""

Por Paulo Azevedo
em 22 de Janeiro de 2016 às 12:55.

Larissa, mas e quanto sua afirmação:  "... sabemos que alongar pode favorecer o anabolismo de duas formas como: aumento do espaço físico dentro da fibra muscular e liberação de hormônios anabólicos"?

Att.,

Paulo Azevedo

Por Larissa Vitalina de Medeiros Pires
em 25 de Janeiro de 2016 às 10:54.

Prezado Paulo, no trecho em que me basei e que se encontra no texto em que o link está no post inicial do debate digo que alongar pode favorecer o anabolismo,meu principal objetivo ao criar o debate foi trocar informaçoes e conhecimentos, talvez o  trecho a seguir possa completar nosso debate:   ``Alguns autores acreditam que o alongamento da célula favorece o crescimento da fibra muscular por aumentar o espaço físico (HAUSSINGER, 1990 e 1993; MILLWARD, 1995). Supõe-se que ao “esticarmos” a célula, ocorre a dilatação dos tecidos conjuntivos que as envolvem. Além disso, há uma relação de proporcionalidade direta entre dimensão da célula muscular e sua quantidade de núcleos (ALLEN et al, 1995; MOSS, 1968). Outra suposição é que o contato físico entre as células musculares pode ser um sinal para que as células satélites permaneçam inativas, portanto ao aumentar-se o espaço entre as fibras, tais células ativam-se e formam novos núcleos e/ou novas fibras (BISCHOFF et al, 1990).`` 
Lembrando que nao existe uma verdade exata, o mundo dos exercicios e alongamentos está em constante estudo, e que criei este debate para aprender também,se tiver conhecimento de algum outro estudo feito sobre o tema que deu inicio a este debate, adorarei acarretar mais conhecimento para meu crescimento intelectual na área da educaçao fisica.
Att.,
Larissa Pires


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.