Caros Colegas,

enquanto aguardamos a migração da lista para a comunidade, gostaria de propor um debate, que julgo seja também pertinente a Comunidade de Bioquímica (Alô Marcos!). Como ensinamos Fisiologia/Bioquímica do Exercício?

Essa questão apresenta vários fatores, desde as crenças de que esse ensino deve ser diferenciado entre as diversas carreiras que estudam o tema na graduação (como ed Física e Fisioterapia); crenças de que o mesmo deve (?) ser diferenciado entre os Bacharelados e a Licenciatura; passa pela abundância de recursos tecnológicos e d informática já disponíveis no exterior, que envolvem simulações e a redução douso de animais; a tradição do ensino experimental da Fisiologia Básica; e a disponibilidade de recursos laboratoriais para o ensino.....UFA! Tá dada a partida.....

Comentários

Por Ramon Martins Alves
em 29 de Agosto de 2009 às 20:20.

ola Nelson o que vc pode me dizer sobre micro lesão!!!!!!

obrigado abraço.

Por Nelson Augusto J Brügger
em 15 de Setembro de 2009 às 21:28.

Poderia dizer algumas coisas, mas tentemos manter nosso espaço aqui mais como debate do que como parlatório.....Qual fenômeno te aflije?

Por Nelson Augusto J Brügger
em 15 de Setembro de 2009 às 21:32.

Caros Listeiros, ops, caros membros da comunidade, rsrsrrs,

Tenho feito algumas leituras na Advances in Physiology Education e tomado ciencia de alguns autores (fisiologistas) com obras voltadas para uma nova abordagem da disciplina. Isto envolve várias variáveis. Dentre estas publicações, há algumas da Benjamin Cummings( editora). Alguém conhece, ou já utilisou o livro texto de fisiologia Humana da Dee Silverthorn (publicado pela Manole)? Perceberam alguma diferença real, na abordagem do conteúdo?

Abraços,

Nelson Brügger

Por Marco Machado
em 18 de Setembro de 2009 às 09:20.

 Caros amigos

Acredito que este discussão seja altamente relevante, polêmica e... Interminável (como toda boa discussão). Eu penso que todo profissional de Educação Física independente da área em que irá trabalhar necessita de conhecimentos de Fisiologia do Exercício/Bioquímica. Fiquei alegremente surpreso durante a visita do Prof João Batista Freire aqui na nossa instituição quando facilmente conversou sobre fisiologia e treinamento, principalmente mostrando uma coisa que gosto sempre de “tocar na ferida”: Não existem duas Educações Físicas, mas uma só em que os aspectos sócio-históricos-pedagógicos e biológicos têm que ser do conhecimento dos profissionais. Portanto não vejo que os licenciados e os graduados tenham que ter uma formação básica diferenciada em Fisiologia. Hoje já até ouvi falar em uma anatomia para licenciatura e outra para graduação, queria muito entender esta aberração.

Acho que coloquei bastante lenha na fogueira e vamos tentar manter a discussão.

 Abraços

Marco

PS – Nelson, estou esperando por sua contribuição para o BrJB (www.brjb.com.br) ela seria muito bem vinda

Por Ramon Martins Alves
em 19 de Setembro de 2009 às 18:12.

Ola Marco você tem algum trabalho sobre o treinamento de força

    ou o que é treinamento de força como é feito e de que forma é utiliza?

    a e sobre lesões induzida traves de atividade física ?

Muito  obrigado um abraço.

Por Luciano Ramos
em 11 de Outubro de 2009 às 14:37.

Prezados amigos !Concordo plenamente com o Marco , quando ele diz que o conhecimento deveria  ser passado igualmente  aos bachareis e aos licenciados  , pois tenho visto nas universidades , principalmente aqui no RS essa diferenciação bastante grande  nos conteudos passado pelos professores  aos dois seguimentos da E.F.

Entendo que a enfase aplicada a fisiologia deveria ser tambem muito grande  aos licenciados , pois  estes mesmo trabalhando na escola tem dupla função a de profissional da EF e de transmissor de conhecimento , mesmo que de uma forma bastante  superficial mas este tema deveria ser passado aos alunos  poids tambem faz parte do curriculo, é so olharmos os PCNs.

Abraço.

Por Roberto Aparecido Paz
em 31 de Outubro de 2009 às 09:21.

...concordo contigo, luciano ,afinal sou  aluno de fisioterapia e você tem essa preocupação..legal...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.