Cevnautas da Fisiologia,

Segue uma notícia interessante D´Além mar (sobre o cancro, ora pois) do portal http://boasnoticias.pt/ e o texto original da pesquisa citada. Laércio

Exercício físico ajuda a "encolher" tumores cancerígenos Quinta-feira, 19 de Março de 2015

O exercício pode ser uma arma poderosa contra o cancro. De acordo com um estudo norte-americano, a prática de atividade física aumenta o fluxo de sangue até ao local onde o cancro está alojado, melhorando a oxigenação e contribuindo para "encolher" os tumores e para ampliar, ao mesmo tempo, os benefícios da quimioterapia.

  Um dos "métodos" utilizados pelas células cancerígenas para resistir aos tratamentos é a criação, em torno do tumor, de uma rede de vasos sanguíneos tão apertada que torna quase impossível permitir a entrada do oxigénio e que o protege dos efeitos tóxicos da quimioterapia e da radiação, que atuam com mais eficiência em tecidos melhor oxigenados. 
 

Depois de estudarem várias abordagens para aumentar o fluxo sanguíneo na região dos tumores e incrementar a potência dos tratamentos - a maior parte das quais sem sucesso -, investigadores da Universidade de Duke, nos EUA, descobriram que o exercício pode ser a mais eficaz. 

  De acordo com um estudo publicado, esta semana, na revista científica Journal of the National Cancer Institute, a equipa descobriu que o exercício estimula a melhoria do funcionamento dos vasos sanguíneos em redor dos tumores, aumentando o fluxo de oxigénio. 

Atividade física amplia efeitos da quimioterapia
  Além disso, em combinação com a quimioterapia, a atividade física promove uma redução mais rápida e bem-sucedida destes tumores em modelos animais que praticam exercício do que nos sedentários, concluíram os investigadores através de um estudo com ratinhos com cancro da mama. 
  Os investigadores utilizaram dois modelos de células cancerígenas mamárias e implantaram-nas nestes animais, que foram, depois, distribuídos aleatoriamente por dois grupos - um que foi incitado a fazer exercício (correr numa roda) e o outro que se manteve sedentário. 
  Entre os animais que se exercitaram, o crescimento dos tumores foi significativamente mais lento, observando-se, também, uma melhor circulação do oxigénio até ao tecido cancerígeno.
  Os cientistas analisaram, depois, os efeitos do exercício na fisiologia do tumor, tentando compreender se esta prática aumentava a eficácia de um fármaco usado durante a quimioterapia, a ciclofosfamida. 
  Com efeito, a progressão dos tumores foi mais lenta nos animais nos quais o exercício foi combinado com a quimioterapia do que nos restantes. Tanto nos ratinhos que apenas exercitaram como nos que somente receberam o tratamento com ciclofosfamida, o crescimento tumoral também foi desacelerado, o que sugere que o exercício pode mesmo ter um efeito semelhante ao da quimioterapia. 

Efeitos do exercício vão ser testados em humanos
  "Há cada vez mais estudos que provam que o exercício é uma terapia segura e tolerável e que está associada a melhorias em termos de qualidade de vida e de redução de sintomas como a fadiga em vários tipos de cancro, como é o caso do cancro da mama", realça, em comunicado, Lee Jones, coautor do estudo. 
  Os cientistas dizem-se "maravilhados" com esta descoberta, que acreditam ser "muito encorajadora", e estão agora a "desenhar novos estudos para apurar se o exercício consegue inibir o crescimento de tumores e o risco de recorrência do cancro em humanos". 

FONTE com foto e links: http://boasnoticias.pt/noticias_Exerc%C3%ADcio-f%C3%ADsico-ajuda-a-encolher-tumores-cancer%C3%ADgenos_22847.html

Exercise Affects Tumor Growth and Drug Response in a Mouse Model of Breast Cancer

Abnormal growth of blood vessels in solid tumors creates areas of hypoxia, which, in turn makes the tumors more aggressive and resistant to therapy. Exercise has been shown to improve blood vessel growth and perfusion of normal tissues and may have the same effect in solid tumors, according to a study published March 16 in the JNCI: Journal of the National Cancer Institute.

To investigate the effect of exercise on tumor growth and response in breast cancer, Allison S. Betof, of the Duke Cancer Institute, Duke University Medical Center, Durham, NC, and Department of Internal Medicine, Massachusetts General Hospital, Boston, MA, and colleagues implanted breast cancer cells into mice and randomly assigned them to wheel-running or sedentary groups. They then assessed tumor growth, blood vessel density, maturity, and perfusion, extent of tumor hypoxia, and response to a chemotherapeutic agent.

The researchers found that after 18 days, compared to tumors in the sedentary group, those in the exercise group had slower growth and higher blood vessel density, maturity, and perfusion. Regions of hypoxia were 48.8% of tumor area in the sedentary mice but only 25.5% in the exercised mice. When exercise was combined with the chemotherapy drug cyclophosphamide, tumor growth was slower than in sedentary mice as well as in mice subjected to exercise alone or the drug alone. However, the authors caution that more work is needed to determine the effects of exercise on slower-growing tumors and in combination with drugs or treatments targeting tumor blood vessel growth.

The authors conclude, “…our findings shed new insights into the potential anticancer role of exercise as either adjuvant therapy or a combination therapeutic strategy in patients with solid tumors.”

Contact info:

Mark W. Dewhirst, D.V.M., Ph.D., dewhirst@radonc.duke.edu

 

FONTE: http://jnci.oxfordjournals.org/content/107/5/djv089.full

Comentários

Por Diamantino Silveira dos Santos
em 21 de Março de 2015 às 09:06.

Bom dia, primeiramente quero cumprimentá-lo pela página do CEV  que nos ajuda com vários segmentos tanto de pesquisa  como leituras. Sobre a atividade física eu penso que na ajuda de uma redução do câncer ou com terapia, isto é de grande importância pois vem como uma ajuda a estas pessoas acometidas por enfermidade, lembrando que sempre fica o alerta deve se ser com profissional qualificado de educação física.

Por William Tozei
em 25 de Março de 2015 às 01:03.

Excelente informação! O exercício como sempre promove diversos beneficios a saúde e quando bem adequado e instruido, pode colaborar na melhora das mais variadas situações, ainda mais se a pessoa já for fisicamente ativa.
Outros artigos a respeito:
 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25114017

http://www.cancer.net/navigating-cancer-care/prevention-and-healthy-living/physical-activity/physical-activity-and-cancer-risk

Por Mário Augusto Silva Lemos
em 27 de Março de 2015 às 15:17.

É interessante salientar como a prática de exercício físico promove um bem estar físico e mental. Como no caso descrito acima onde, a prática ajuda no combate a tumores e serve também como terapia para amenizar os efeitos psicológicos causado pela doença. Nos últimos 15 anos, foram publicados estudos demonstrando que, independente da massa corpórea, homens e mulheres fisicamente ativos apresentam menor risco de desenvolver algum tipo dos mais prevalentes tipos de câncer na espécie humana: câncer de mama, próstata e cólon. Mesmo que do ponto de vista científico os dados acerca da eficácia dos exercícios físicos na prevenção de tumores ainda não estão bem esclarecidos, é interessante que portadores e pacientes curados de tumores no corpo, tomem a atividade física como modo de vida e promoção de saúde.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.