Cevnautas da Psicologia, cuidado com o prazo (30 de setembro)! Laercio

Pós-Doutorado em Fisiologia com Bolsa da FAPESP
21 de setembro de 2015

Agência FAPESP – O Laboratório de Neuroanatomia Funcional do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) oferece oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado em Fisiologia. As inscrições encerram em 30 de setembro.

O bolsista integrará o Projeto Temático Bases Neurais do Medo e Agressão, apoiado pela FAPESP e que tem como pesquisador principal Newton Canteras, do Departamento de Anatomia do ICB-USP.

Pouco se sabe a respeito das vias de sinalização celular que medeiam os processos de formação de memória de medo às ameaças predatórias. As cascatas de sinalização dos glicocorticoides e noradrenérgica, bem como a glutamatérgica, parecem particularmente críticas para a indução das alterações plásticas dos neurônios do núcleo lateral da amígdala durante o aprendizado de medo ao predador.

Estudos prévios também destacam um possível o papel da mTOR (do inglês, mammalian target of rapamycin) como importante regulador da síntese proteica envolvido na aquisição da memória de medo ao predador, e da proteína quinase M zeta (PKMzeta), para estabilização dos processos de mnemônicos.

O estudo investigará o grau de mobilização das vias de sinalização relacionadas aos receptores de NMDA, beta-adrenérgicos e de glicocorticoides, bem como da atividade do mTOR e PKMzeta em animais expostos ao predador.

A expectativa é avaliar o grau de contribuição relativo de cada uma dessas vias na aquisição e formação de memória frente a uma ameaça predatória, bem como avaliar um possível envolvimento da mTOR e PKMzeta nos processos de medo contextual ao predador.

Os candidatos devem ter experiência prévia em estudos comportamentais relacionados a medo e ansiedade e experiência em técnicas de dissecção de sítios neurais e análise de vias de sinalização celular.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/879.

Os interessados devem contatar Newton Canteras pelo endereço de e-mail newton@usp.br.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

FONTE com fotos e links:  http://agencia.fapesp.br/posdoutorado_em_fisiologia_com_bolsa_da_fapesp/21901/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.