O texto abaixo também pode ser visto em https://www.facebook.com/fisiologiadoexerciciosimplificada/timeline

Prof. Dr. Guilherme Artioli (EEFE/USP), direto ao ponto - e de forma bem breve.

Aproveitando que a matéria do fantástico levantou novamente a polêmica sobre os supostos malefícios do whey protein sobre a função renal, reafirmo que não existem evidências de que a suplementação de whey protein prejudique a função renal em humanos.

Na verdade, existem trabalhos mostrando exatamente o contrário! Por exemplo, um estudo de 2013 mostrou que 12 semanas de whey protein (20 g após cada sessão de musculação) NÃO afetou a função renal. Detalhe importante: esse estudo foi feito em idosos, uma população mais susceptível a problemas renais prévios. Segue o link:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23317926

Uma questão bem diferente é se dietas hiperproteicas (não confundir com suplementação de whey!) prejudicam os rins. As únicas evidências disponíveis vêm de estudos epidemiológicos, de associação. Nesses estudos, é mais provável que o aumento da incidência de problemas renais tenha sido causada pelo consumo de carne, e não pela proteína propriamente dita. Nos países onde esses estudos são feitos, a carne geralmente é preparada em altas temperaturas, o que pode formar compostos tóxicos chamados aminas heterocíclicas. Esses sim poderiam afetar a função renal.

Mesmo assim, existem muitas críticas a esses estudos, além de evidências que mostram o contrário. Por exemplo, um estudo mostrou que o consumo de até 2,8 g/kg/dia de proteína não prejudica os rins em atletas (segue o link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10722779). Já outro trabalho mostra que a fonte da proteína, e não a quantidade, pode estar relacionada a problemas renais. Nesse caso, as proteínas do leite (whey e caseína) parecem ser seguras. Voltamos ao caso das carnes e, principalmente, seu modo de preparo. Segue o link:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17383270/

Referências:

1. Ramel A et al. Glomerular filtration rate after a 12-wk resistance exercise program with post-exercise protein ingestion in community dwelling elderly. Nutrition 2013.
2. Poortmans JR et al. Do regular high protein diets have potential health risks on kidney function in athletes? Int J Sport Nutr Exerc Metab 2000.
3. Bernestein AM et al. Are high-protein, vegetable-based diets safe for kidney function? A review of the literature. Am J Diet Assoc 2007.

Comentários

Por Thayane da Silva Campideli
em 5 de Novembro de 2014 às 12:49.

Acredito que independente de reportagens, é necessário que o indivíduo tenha um excelente controle nutricional. O profissional habilitado terá ferramentas a analisar como exames de sangue e históricos familiares para antes prescrever qualquer dieta, inclusive a suplementação!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.